O SUL EM CIMA Especial dessa semana mostra “COM TODAS AS LETRAS”, o novo trabalho de KLEITON & KLEDIR.
O Rio Grande do Sul é conhecido como um celeiro de grandes escritores. Kleiton & Kledir foram em busca dessa riqueza e criaram um projeto original que faz uma aproximação da literatura com a música popular. Autores de prosa de ficção trazendo um novo olhar, uma outra perspectiva poética e temática. Uma contribuição preciosa.
“Com todas as letras” é um projeto que vem sendo acalentado com carinho pelos irmãos Ramil há alguns anos. Tudo começou com a canção “Lixo e Purpurina”, parceria inédita entre eles e o escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996). Desde os anos 70, ainda jovens, eles planejavam compor uma canção. A vida levou-os para lugares diferentes, distantes e só muito mais tarde, se encontraram e puderam realizar esse sonho.
“Lixo e Purpurina” levou 20 anos para ser feita e mais 20 para ser gravada. Foi o ponto de partida desse projeto e serviu de inspiração para todas as novas parcerias que surgiram. São canções inéditas, criadas por Kleiton & Kledir e grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea que nunca haviam escrito uma letra de música: Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar, Letícia Wierzchowski, Daniel Galera, Paulo Scott, Cláudia Tajes, Alcy Cheuiche e Lourenço Cazarré. Cada um com seu estilo pessoal de escrever e trabalhar, o que deixou o resultado final ainda mais diversificado e interessante.
O repertório nascido dessa experiência singular foi registrado em disco produzido por
Christiaan Oyens e vem recheado de participações muito especiais.
Adriana Calcanhotto e
Kleiton & Kledir cantam juntos pela primeira vez – um encontro inédito para gravar a canção que os irmãos fizeram com
Caio Fernando Abreu. E mais, alguns dos autores participaram das gravações de suas faixas:
Luis Fernando Veríssimo entrou em estúdio e fez um belo solo de sax,
Daniel Galera tocou violão e guitarra,
Paulo Scott soltou a voz num texto falado.
|
Caio Fernando Abreu, Fabrício Carpinejar, Adriana Calcanhotto (participação em Lixo e Purpurina), Cláudia Tajes, Alcy Cheiuche, Lourenço Cazarré, Luís Augusto Fischer (curador), Daniel Galera, Letícia Wierzchowski, Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros e Paulo Scott com Kleiton & Kledir |
O disco foi lançado pela gravadora Biscoito Fino, junto com um filme documentário dirigido por Gustavo Fogaça mostrando cenas das gravações, depoimentos e os encontros com os escritores durante o processo de criação. Além do formato CD+DVD, o lançamento teve também uma “edição especial limitada” com LIVRO DE ARTE + LP + CD + DVD documentário, além de um HOT SITE com o registro digital de todo o projeto.
O Livro de Arte traz fotos, depoimentos dos escritores e uma interpretação caligráfica de cada canção, feita por calígrafos de várias partes do mundo sob a orientação do designer gráfico Felipe Taborda.
Um espetáculo inédito de
Kleiton & Kledir será apresentado em turnê por várias cidades e incluirá palestras/bate-papos em universidades com K&K falando sobre o processo de criação das canções do disco. O projeto conta com a curadoria de
Luís Augusto Fischer, escritor, ensaísta e professor do Instituto de Letras da UFRGS.
O trabalho teve patrocínio da empresa
JOSAPAR através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do RS.
Esse programa O Sul Em Cima Especial “Kleiton & Kledir – Com todas as Letras” terá duas edições. Além de mostrar todas as músicas, Kleiton Ramil vai contar muitas estórias deliciosas desse novo trabalho. Imperdível!!!
Divirtam-se e comentem!!!
Ouçam Aqui – Programa 17
PROGRAMA 1
Sabe aquela expressão, "sentir vergonha alheia?", pois bem. Ouvindo o trabalho em questão eu a substituo por "sentir orgulho alheio". Orgulho em ser brasileiro, em estar no RS, em ter uma filha gaúcha, herdeira de toda essa tradição e talento que, me desculpe o resto do país, só se encontra por aqui.O RS é um celeiro de artistas fantásticos, criativos, sensíveis, talentosíssimos. Pena muitas vezes ficarem restritos somente à região Sul, enquanto o país se empanturra com lixo. Enfim, ouvir K&K, por si só, já nos remete a todo esse orgulho e prazer. Ouvir então "Com Todas as Letras", trabalho riquíssimo e de extremo bom gosto, com parcerias extraordinárias e inusitadas, é algo sem definição. Só podemos agradecer esse carinho à nossa alma. Muito Obrigado.