O SUL EM CIMA 31 / 2024

31_2024_BIAFRA_O SUL EM CIMA (2)


O programa O SUL EM CIMA faz uma homenagem a BIAFRA, relembrando seus grandes sucessos.

 
BIAFRA – O cantor e compositor Maurício Pinheiro Reis, mais conhecido  como Biafra nasceu em Niterói em 15 de outubro de 1957.  Ainda na infância interessou-se pela música, particularmente por percussão. Fez curso de música e flauta, o que impulsionou sua vocação musical. A vontade de cantar o levou ao Coral do Centro Educacional de Niterói, comandado pelo Maestro Hermano Soares de Sá. Logo estaria embarcando com seus colegas de coro para várias apresentações incluindo uma participação internacional no Festival de Aberdeen, na Escócia, para cantar peças de Villa-Lobos. Na metade dos anos 70, a carreira musical já era seu principal projeto de vida. E foi nessa época que nasceu O Circo, banda que teve rápido sucesso em apresentações em Niterói e no interior do Estado do Rio. E foi acompanhado por seus colegas de O Circo que Biafra entrou pela primeira vez no velho estúdio da CBS para gravar seu primeiro álbum. Lançado em 1979, Primeira Nuvem  foi rapidamente adotado pelas rádios de todo o Brasil. Uma das canções, composta pelo próprio Biafra e por Luiz Eduardo Farah, transformou-se em grande sucesso: “Helena”. Poucas semanas depois de introduzida nas rádios, essa faixa ganhou popularidade ainda maior ao ser incluída na trilha sonora  da novela Marron Glacê da Rede Globo. Essa mesma emissora iria, ao longo dos anos, solicitar mais  músicas de Biafra para suas novelas identificando suas canções com vários personagens famosos. Seus maiores sucessos, “Leão Ferido” (incluído no álbum Despertar  de 1981) e “Sonho de Ícaro” (incluído no álbum Existe Uma Ideia de 1984), renderam-lhe dois Discos de Ouro. Como compositor, Biafra registrou sua obra na voz de grandes artistas como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho & Xororó, Chrystian & Ralf, Rosana,  Xuxa, Angélica, KLB, Danilo Caymmi  e muitos outros.  
Em 2018, ao completar 60 anos de idade e 40 anos de carreira, decidiu fazer um mestrado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Sua tese abordou as novas estratégias de interpretação de música de câmara. Em maio de 2022 estreou, no Teatro Rival Refit , o show ‘4.0’, comemorando os 40 anos de carreira . O show havia sofrido diversos adiamentos desde 2020 por conta da pandemia do coronavírus. No decorrer do ano continuou apresentando o show pelo Brasil. 
 .
O niteroiense Maurício Pinheiro Reis não imaginava que o apelido que ganhara dos amigos de infância se tornaria o nome artístico de um cantor que emplacou sucessos e teve destaque com canções em telenovelas. O menino muito magro era chamado de Biafra (em alusão à República de Biafra, que existiu de 1967 a 1970) e, com 45 anos de carreira, se orgulha de ter 16 álbuns lançados, cinco coletâneas e milhões de discos vendidos. Atualmente, Biafra segue realizando vários shows pelo Brasil. 
.

Músicas: 01 – PRIMEIRA NUVEM – Aloysio Reis, Biafra, Bolinha  – álbum Primeira Nuvem 1979  // 02 – HELENA  – Biafra e Luiz Eduardo Farah – álbum Primeira Nuvem 1979    //  03 – LEÃO FERIDO – Biafra, Dalto  //  04 – VINHO ANTIGO – Cláudio Rabello, Dalto    // 05 – QUALQUER ESTRADA – Guilherme Arantes  // 06 – TRÊS PALAVRAS –  Juca Filho, José Renato – Part Boca Livre    – (músicas 03 à 06 do Álbum Despertar 1981) // 07 – SONHO DE ÍCARO – Cláudio Rabello, Piska   – do álbum  Existe Uma Idéia  1984   // 08 – ÁGUA  ARDENTE – Biafra, Paulo Ciranda  – do álbum Existe Uma Idéia – 1984  //  09 – TE AMO – Franco de Vita – versão: Biafra e Aloísio Reis  // 10 – SEU NOME – Pyska, Biafra   // 11 – RUA RAMALHETE – Tavito, Ney Azambuja  – part Roupa Nova

.

Contatos:

https://www.facebook.com/biafraoficial

https://www.instagram.com/biafra_oficial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *