Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de BADI ASSAD e LUIZA BRINA
BADI ASSAD – A virtuosa cantora, violonista, compositora, percussionista, autora e atriz Badi Assad emergiu como uma das artistas mais versáteis de sua geração. Tem 20 álbuns lançados em todo o mundo e mais de 40 países visitados. O filme sobre sua vida “Badi” (2018) dirigido por Edu Felistoque, ganhou prêmio de melhor documentário no LABRFF (Los Angeles Brazilian Film Festival). Na imprensa musical norte-americana, Badi foi identificada como a “one woman band” (em tradução livre, banda de uma mulher só), carinhosamente apelidada, devido a seu virtuosismo. Transcendendo suas raízes brasileiras, Badi faz uma mistura que vai desde a MPB, pop e world music, até o jazz e sons étnicos de todo o mundo. O resultado é um gênero de música emocionante que, literalmente, desafia qualquer categorização.
Olho de Peixe (1993) é um disco influente que ainda ecoa no universo pop brasileiro e que projetou Lenine como cantor e compositor há 31 anos, tendo sido gravado e assinado pelo artista pernambucano com o percussionista carioca Marcos Suzano. Tanto que Badi lançou em maio/24, um álbum também intitulado Olho de peixe.
Para gravar o seu álbum, Badi se juntou à Orquestra Mundana Refugi, criada em 2017 por Carlinhos Antunes e que reúne músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo, como Palestina, Cuba, Turquia, Irã, Guiné e Congo. Sua formação inclui desde instrumentos tradicionais, como piano, saxofone, flauta e bateria, até outros incomuns na música brasileira, como bouzouki, kanun árabe, alaúde e rebab. A intenção é reapresentar no álbum, sob outra visão, o repertório do disco de 1993, composto por músicas assinadas por Lenine com diversos parceiros. Além de Badi, de Antunes e do produtor Pedro Ito, quatro integrantes da Orquestra Mundana Refugi – Daniel Muller, Danilo Penteado, Maiara Moraes e Rui Barossi – também assinam os arranjos. Ela diz que o objetivo era amalgamar diferentes visões dentro do novo trabalho.
Tanto Badi quanto Antunes consideram o álbum Olho de Peixe um ‘divisor de águas’ na música brasileira e nas vidas dos artistas pela singularidade da sonoridade acústica, calcada na fricção do violão de Lenine – de forte acento percussivo e toque mais suingado do que melódico – com o arsenal percussivo manuseado por Marcos Suzano de forma artesanal.
Músicas: 01 – Leão do Norte – Lenine, Paulo César Pinheiro // 02 – Caribenha Nação / Tuaregue Nagô – Lenine e Bráulio Tavares // 03 – Acredite ou Não – Lenine e Braúlio Tavares // 04 – O que é Bonito – Lenine e Bráulio Tavares // 05 – O Último Pôr do Sol – Lenine e Lula Queiroga // 06 – Olho de Peixe – Lenine
LUIZA BRINA – Novo álbum de Luiza Brina, “Prece” é um trabalho ambicioso, que representa a concretização de um sonho da artista. “Prece” reúne as ‘orações’ compostas pela artista ao longo de mais de 10 anos – algumas delas já registradas em álbuns como “Tão tá” (2017) e “Tenho saudade mas já passou” (2019). Luiza assina todos os arranjos, tanto das percussões do músico chileno José Izquierdo quanto dos 22 instrumentos de uma orquestra composta por 19 mulheres, integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra Ouro Preto. A direção musical também está em suas mãos e a produção é dividida com Charles Tixier. Músico e produtor de extrema competência, Charles também se encarrega das intervenções eletrônicas, demonstrando uma perfeita sintonia com Luiza e com o conceito do álbum.
Luiza Brina destaca que o que une as ‘orações’ e as distingue em seu repertório são a intenção e a estética. “Tem a ver mesmo com esse lugar do sagrado, de um encontro com a calma. Tem uma oração que é um pedido a uma cobra grande para que proteja o rio. As temáticas variam, mas passam sempre por esse lugar de um pedido por alguma coisa.” Luiza ressalta que sempre quis escrever para orquestra e, com o projeto aprovado pelo programa Natura Musical, pôde realizar esse sonho.
Músicas: 01 – Oração 1 – Luiza Brina // 02 – Oração 2 – Luiza Brina e Júlia Branco – part especial: Silvana Estrada // 03 – Oração 18 (Pra Viver Junto) – Luiza Brina // 04 – Oração 13 (Coração Candongueiro) – Luiz Brina e Sérgio Pererê – part Sérgio Pererê // 05 – Oração 19 (Oração pra Oxum) – Luiza Brina e Iara Rennó – Part Iara Rennó // 06 – Oração 15 (Oração à Cobra Grande) – Luiza Brina e Thiago Amud – part. Maurício Tizumba
Contatos: