O SUL EM CIMA 13 / 2024

O SUL EM CIMA 13_2024_RS MUSICA URGENTE


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos falar sobre o Coletivo RS Música Urgente, iniciativa de um amplo grupo de trabalhadores do setor da Música do RS que criou um Coletivo de enfrentamento de crise, destinando auxílio aos trabalhadores  da música afetados diretamente pelas enchentes do RS
 
TRECHOS DA CARTA ABERTA
DO SETOR DA MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL
“RS MÚSICA URGENTE”
Maio de 2024
 .

O Estado do Rio Grande do Sul foi severamente afetado por uma catástrofe climática ocorrida entre abril e maio de 2024. Diante da situação de calamidade pública em que 93% do Estado se encontra, são imensos os problemas enfrentados pela população e pelas autoridades..
A atividade da Música possui o maior número de CNPJs da Indústria Cultural no RS. Muitos perderam também seus instrumentos, equipamentos, estúdios, escolas de música, locais de shows, veículos e moradias. Em decorrência destes fatos, a maior parte do setor perdeu oportunidades de trabalho e receitas devido ao cancelamento de inúmeros eventos culturais, shows e demais trabalhos. Soma-se a isto as dificuldades de circulação, devido às estradas interrompidas que dificultam o acesso às cidades, a maioria delas sem condições de receber atividades culturais de qualquer tipo. Desta forma, estão suspensas praticamente todas as atividades e eventos culturais do Estado por tempo indeterminado, impossibilitando que milhares de profissionais da cultura exerçam seu trabalho, sem garantia de renda ou perspectivas de retorno.
Diante deste quadro, surgiu a iniciativa de um amplo grupo de trabalhadores do setor da música do Rio Grande do Sul, de criar um coletivo de enfrentamento de crise em âmbito estadual, nacional e internacional, denominado RS Música Urgente. Assim, o coletivo está empenhado em diagnosticar, planejar e elaborar propostas e estratégias de ações, em constante diálogo com o poder público nas instâncias municipais, estaduais e federal, com a sociedade civil, bem como agentes internacionais, embaixadas e consulados com representação no Brasil.

Diante do cenário de um estado devastado pela tragédia ambiental, o grupo agradece ao povo brasileiro e a todas as mobilizações internacionais vindas para nosso Estado, e querem que os partidos, os políticos eleitos e os gestores públicos em todas as esferas comprometam-se fielmente não só em enxergar o nosso setor da cultura como uma área vital à sociedade e à economia, mas também em estabelecer compromissos reais em relação ao meio ambiente, para que tragédias como esta não voltem a ocorrer.
Parar não é uma opção. Confiança e Fé.

 

Apoie a cadeia produtiva da música!!

Contribua pela chave PIX:  emergenciamusicars@gmail.com

Todo o valor arrecadado será destinado aos trabalhadores  da música afetados diretamente pelas enchentes do RS
.
Na programação, estão artistas ligados ao movimento RS Música Urgente: Zé Caradípia, Bibiana Petek, Marisa Rotenberg, Nelson Coelho de Castro, Gelson Oliveira, Carlos Badia, Adriana Deffenti, Arthur de Faria, Marietti Fialho, Maria Lúcia Sampaio, Pedrinho Figueiredo e Paulo Dorfman, Glau Barros, Adriana Sperandir, Márcio Celli e Kleiton & Kledir. 
 
Contatos:
contato@rsmusica.com.br
 
Postagem dessa edição em  13/06/2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *