O SUL EM CIMA 12 / 2024

O SUL EM CIMA 12_2024


 

Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos apresentar os trabalhos de George Robert Jazz Orchestra & Ivan Lins e Zeca Torres

George Robert Jazz Orchestra & Ivan Lins 
Ivan Lins – cantor, pianista e compositor, canta clássicos do seu repertório acompanhado da big band George Robert Jazz Orchestra, com arranjos do saxofonista e compositor americano Bob Mintzer. O álbum “Abre Alas”,  gravado na Suíça há 15 anos, chega agora nas plataformas de música, pela Mills Records.
Em 1974, ao firmar parceria com o letrista paulista Vitor Martins, o carioca Ivan Lins adensou, solidificou e politizou obra autoral que lhe dera projeção nacional em 1970 com o estouro da gravação do samba-soul Madalena – standard da parceria de Ivan com o primeiro parceiro, Ronaldo Monteiro de Souza – pela cantora Elis Regina. Ciente dessa importância, Ivan celebra os 50 anos da parceria com Vitor Martins em turnê pelo Brasil. Embora tenha sido gerado sem o objetivo de celebrar o cinquentenário da parceria, até porque foi gravado em maio de 2009 na Suíça, o álbum Abre alas pega carona nas comemorações dos 50 anos ao ser editado no Brasil dia 26 de abril desse ano.
 “A música de Ivan tem sido parte da minha vida. Seu lirismo, sua noção única de melodia e harmonia têm me inspirado há muitos anos”, escreveu o saudoso saxofonista suíço George Robert, para explicar o desejo de gravar as músicas de Lins. A faixa-título, um dos clássicos do cancioneiro de Lins, abre os trabalhos, com uma composição de complexidade sonora impressionante.  
“Abre Alas” é um disco da big band George Robert Jazz Orchestra, gravado em maio de 2009 na Suíça, com arranjos do americano Bob Mintzer para sete temas de Ivan Lins, que além de cantar e tocar suas harmonias no piano elétrico Fender Rhodes, levou ainda o guitarrista de sua banda na época, o uruguaio (hoje radicado nos Estados Unidos) Leonardo Amuedo. À música de Ivan, já rica e cheia de nuances por natureza das composições, Bob Mintzer acrescentou coloridíssimos desenhos de sopros, executados com afinco e vibração pelos músicos da orquestra.
Além de “Abre Alas”, do início dos anos 1970, da fase “Modo Livre”, com linguagem bem compatível a uma big band, e do inevitável samba “Madalena”, ainda dos anos 60, cujo arranjo abre espaço para o solo passear por vários músicos e instrumentos – o repertório é uma viagem pela obra de Ivan, sobretudo suas mais complexas e líricas composições.
Músicas: 01 – Abre Alas  – Ivan Lins e Vitor Martins // 02 – Madalena – Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza // 03 – Boa Nova  – Ivan Lins, Beto Betuk e Celso Viáfora // 04 – Passarela no Ar  – Ivan Lins e Abel Silva // 05 – Canción de Amor  – George Robert  
 .
Zeca Torres –  Zeca Torres 50 anos – Parcerias, é o novo álbum do mineiro de BH também conhecido como Torrinho, nascido em 1955 e radicado em Manaus desde 1968. O novo álbum, como o próprio título indica, representa uma síntese de várias parcerias musicais do compositor ao longo de cinco décadas de trajetória artística. 
O álbum “Zeca Torres 50 Anos – Parcerias” é o resultado de um projeto contemplado pelo Edital Thiago de Mello, da Prefeitura de Manaus. É o primeiro trabalho de Zeca totalmente produzido em Manaus, com os músicos amazonenses Claudio Abrantes (flauta e sax), Servio Tulio (contrabaixo), João Paulo Ribeiro (percussão) e Neil Armstrong Jr. nos violões e guitarras. Conta ainda com participações especiais dos cantores Nilson Chaves, Karine Aguiar e Lucilene Castro, além do próprio filho de Zeca, Vitor Bacuri Torres e dos instrumentistas Noemi Mello (harpa) e Danilson Sampaio “Dandan” (acordeon). Os arranjos do álbum “Zeca Torres 50 Anos Parcerias” foram  concebidos pelo próprio compositor em parceria com o músico Neil Armstrong Jr. O álbum inclui a Faixa bônus Porto de Lenha que foi a única música do álbum produzida fora desta cidade. Gravada no Rio de Janeiro, conta com belo arranjo vocal e instrumental de Paulinho Pauleira (MPB4) e com ótima participação do grupo vocal Subversos, do Rio de Janeiro.
Músicas: 01 – Água de Banzeiro  – Leandro Dias e Zeca Torres (Torrinho)  // 02 – Rios – Eliakin Rufino e Zeca Torres – participação: Vitor Bacuri Torres // 03 – Um Concerto –   Mauro Aguiar e Zeca Torres – participação: Lucilene Castro  //  04 – Toda Palavra  – Aníbal Beça e Zeca Torres – participação: Nilson Chaves //  05 –  Jambu de Tacacá  –   Joãozinho Gomes e Zeca Torres – participação: Karine Aguiar  // 06 – Porto de Lenha  –  Aldísio Filgueiras e Zeca Torres – Participação: grupo Subversos  
 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *