O SUL EM CIMA 38 / 2023

O SUL EM CIMA 38_2023


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de artistas do Grupo Uma Terra Só (Célia Vaz, Bia Góes & Ricardo Valverde, Iso Fischer e Zé Marcos). 
 .
CÉLIA VAZ – Cantora, compositora, arranjadora e violonista, Célia Vaz é também conhecida do grande público fiel à música popular brasileira como diretora musical do renomado grupo vocal “Quarteto em Cy” com quem trabalhou por muitos anos e já gravou mais de 15 CDs.  Em seus 50 anos de carreira, no Brasil assinou arranjos para shows de Martinho da Vila, Joyce, Rio Jazz Orchestra e nos Estados Unidos e no Japão para outras apresentações de grandes nomes da música internacional. Célia é formada em arranjo e composição pela Berklee College of Music (Boston, EUA) e é responsável por vários cursos de arranjo vocal no Brasil e exterior.  Célia lançou o CD Mutação (primeiro álbum solo), CD Célia Vaz (Leblon Records)  – Prêmio Sharp de Música, CD Brasileiras em duo com Wanda Sá, CD  Ebb and Flow (cd solo para o selo inglês Far Out Records), CD OuroBa (homenagem musical à cultura do candomblé), entre outros.  Formou o grupo vocal Nós Quatro, gravando CD homônimo (selo Biscoito Fino). O grupo Nós Quatro foi indicado ao prêmio TIm de Música e finalista do Prêmio Visa, edição vocal.  Participou tbm do Grupo Vocal Voz4uatro com Clarisse Grova, Jane Duboc e Márcio Lott. Em 2022, Célia Vaz lança com Ricardo Silveira, o EP Liverpool Rio com músicas de Lennon e McCartney. Grande arranjadora e violonista, Célia trouxe para perto dela a guitarra de Ricardo Silveira, um dos maiores instrumentistas brasileiros. A eles se juntaram Jorge Helder (baixo), Jurim Moreira (bateria) e Armando Marçal (percussão). Músicas do pgm: 01 – Quatro Luzes – Célia Vaz e Paulo César Pinheiro // 02 – Dois Tons  – Fernando Leporace e Célia Vaz // 03 – Day Tripper – Lennon e MacCartney do EP Liverpool Rio de Célia Vaz e Ricardo Silveira – participação Fernando Leporace (vocal)
 .
BIA GÓES E RICARDO VALVERDE  – Na formação voz e vibrafone, artistas lançam o disco “Bia Góes e Ricardo Valverde – Voz + Vibrafone” para celebrar 15 anos de parceria com repertório de clássicos da música brasileira. A especial combinação entre a voz cativante e harmoniosa de Bia e a envolvente sonoridade do vibrafone de Ricardo, cria uma atmosfera única no álbum que é um verdadeiro marco em suas carreiras, destacando a técnica, a criatividade e a emoção dos artistas.  O trabalho também conta com as participações especiais de um quarteto de cordas, contrabaixo e violão de 7 cordas, adicionando ainda mais riqueza às composições. A direção musical é de Swami Júnior e os arranjos de quarteto de cordas são assinados pelo maestro Jota Moraes. 
Bia Góes já cantou em diversos palcos ao lado de artistas como Toquinho, Omara Portuondo, Toninho Horta, Gabriel Sater, Nelson Sargento,  Oswaldinho do acordeom, Dominguinhos, entre muitos outros. Sua discografia inclui Nosso Chão, ‘Bia Góes – Todo Mundo Quer Dançar Baião” e ‘3 em 3×4 – Um retrato da Valsa Brasileira’. Além de cantora e compositora, Bia também é professora de canto popular no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP).
Ricardo Valverde é músico, vibrafonista e percussionista, compositor e estudioso de ritmos brasileiros. Dedica-se ao trabalho de inserção do vibrafone na Música Brasileira, o que lhe rendeu quatro álbuns: “Teclas no Choro”, “Trios”, Xirê de Vibrafone e Ensemble Choro Erudito.
Músicas do pgm : 01 – Meu Primeiro Amor – Obs.:  A guarânia “Meu Primeiro Amor”, versão de 1952 de Pinheirinho Júnior e José Fortuna para a música Lejanía, do compositor e maestro paraguaio Herminio Giménez , foi um dos maiores sucessos da dupla Cascatinha e Inhana // 02 – Onde Deus Possa me Ouvir  – Vander Lee // 03 – Guerreiro Coração – Gonzaguinha 
 .
ISO FISCHER  – Cantor, compositor, instrumentista (pianista), arranjador e médico. Durante o curso de medicina, atuou no centro acadêmico como diretor de discoteca, ator e compositor de trilhas sonoras no grupo de teatro, coordenador  de espetáculos musicais e integrante do coral de 1973 a 1978. Em 1979 mudou-se para Campo Grande-MS, onde formou o grupo ‘Iso Fischer e Amigos’, com o qual dividiu o palco com Almir Sater, Geraldo Espíndola, Paulo Simões e Guilherme Rondon. Em 1985, mudou-se para Curitiba-PR, onde reside até hoje. Iso Fischer realizou de 1994 a 2000, diversos shows autorais em Curitiba. Em 1999, lançou seu primeiro CD – “Camera Pop”, que lhe rendeu no ano seguinte o Troféu Saul Trumpet, como melhor compositor de 1999. Nesse álbum, Iso pretendeu mostrar a diversidade como característica do seu trabalho como compositor. Em 2006, comemorando 40 anos de carreira como compositor, realizou um trabalho com seu irmão, o cantor e ator Tato Fischer, processo esse que culminou no CD – ‘Valsa da Vida, as canções de Iso Fischer na voz de Tato Fischer’, gravado ao vivo no Teatro Paiol de Curitiba, lançado em 2009.  Músicas do pgm: 01 – Horizontes  – Guilherme Rondon, Iso Fischer e Paulo Simões – Voz: Guilherme Rondon e Iso Fischer // 02 – Origami  – Iso Fischer e Etel Frota – Voz (solos): Liane Guariente e Iso Fischer // 03 – Épica – Iso Fischer, Raymundo Rolim e Etel Frota – Voz: Tato Fischer, Maurício Detoni, Ana Clara Fischer e Iso Fischer
 
ZÉ MARCOS  – O tarimbado músico sorocabano Zé Marcos, até então conhecido por ser um excelente violonista e professor do instrumento, lançou em novembro de 2021 seu primeiro CD autoral “Linha de Chegada”, no qual se destacam suas paixões pelo samba de raiz, o choro, a bossa nova e outros estilos relacionados à MPB. 
Zé Marcos formou-se Bacharel pela Faculdade Mozarteum, foi vencedor do concurso Jovens Instrumentistas do Conservatório Villa Lobos em São Paulo, fez especializações no CLAM do Zimbo Trio, Universidade de Música de Havana Cuba, curso de Regência com o maestro Dario Sotero no CDMCC Tatuí, Harmonia com Conrado Paulino, foi idealizador de projetos como “Caminhos do Violão” e ciclo “Música e Anos 80” pela SEC SP atuando ao lado de nomes como Tom Zé e Arrigo Barnabé. Tem seu nome no livro “Violões do Brasil” antologia organizado por Myriam Taubkin sobre os principais violonistas em atividade no país. Criador do método “Violão – Guia de Ensino e Aprendizagem”, lançado em 2021 pela Editora Jogo de Palavras. Músicas do pgm: 01 – Linha de Chegada  – Zé Marcos // 02 – Luiza  – Paulo Henrique Veiga e Zé Marcos // 03 – Choro Diminuto – Zé Marcos
 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *