Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos do Grupo Tamanduá e Mateus Porto
TAMANDUÁ – O projeto Tamanduá nasceu da efervescência criativa do violonista Pino Arborea, músico com apurada habilidade como arranjador, qualidade que lhe permitiu retrabalhar algumas das peças mais significativas da grande cultura musical brasileira e ajustá-los sob medida para as três vozes femininas de Claudia Moretti, Cristina Rizzo e Luciana Camarda. A capacidade expressiva do vocalismo das três cantoras consegue realçar a beleza sempre presente destas peças tornando-as elegantes e elaboradas, ao mesmo tempo que dão sempre uma conotação fresca e muito agradável de ouvir. As três vozes se entrelaçam criando um enredo de linhas melódicas de onde emerge um som envolvente que vê a alternância de momentos melódicos e ritmicos. O objetivo deste projeto é fazer com que o público participe da magia de uma música e uma linguagem poética que fizeram história. Em julho de 2010 Tamanduá deu origem ao primeiro trabalho de gravação intitulado “Alquimia” produzido por Drycastle. Também com o selo Drycastle, em agosto de 2015, foi lançado o segundo álbum “Olio di Cacao”: uma combinação “aromática” e harmoniosa da tradição italiana e brasileira. O terceiro álbum “Vamos Embora” foi lançado em maio de 2022 pela GBMusic e é a expressão de um movimento, de uma migração para um futuro melhor.
Músicas do álbum ‘Vamos Embora’ lançado em maio / 2022: 01 – Corrida de Jangada – Edu Lobo e José Carlos Capinam // 02 – Brasil Nativo – Danilo Caymmi // 03 – Eu Vim da Bahia – Gilberto Gil // 04 – Adeus América – Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques // 05 – Chico e Amor: Samba de Orly / Piano na Mangueira / Partido Alto / Dio Ce Penzarrà / Meu Refrão / Una mia canzone / Bom Tempo / Far niente – Vinícius de Moraes / Chico Buarque / Toquinho / Antonio Carlos Jobim / Maria Pio de Vito / Sérgio Bardotti
.
MATEUS PORTO é músico, compositor, violonista e guitarrista. Vindo de uma família de músicos, iniciou aos 7 anos seu contato com o violão e um ano depois ingressou no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, onde estudou teoria musical. Aos 16 deu início a sua carreira de músico profissional, atuando nos bares da zona sul do Rio Grande do Sul e em 2008 ingressou no bacharelado em violão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Durante a graduação, Mateus teve a oportunidade de fazer um período sanduíche na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UNIRIO), quando estudou com o violonista Zé Paulo Becker e com o guitarrista João Castilho. Além dos estudos do violão voltado para o repertório erudito, neste período desenvolve uma intensa atividade, participando de bandas de música instrumental, com destaque para Popó e Trio (apresentando-se no Pelotas Jazz Festival), Clube do Jazz (Festival Internacional SESC de Música) e Quarteto ao Vento. Colabora também com o trabalho de cantores(as) de diversas vertentes musicais, assim como é frequentemente participante do movimento dos festivais nativistas pelo interior do estado.
De Pelotas (RS) e hoje em São Paulo, Mateus Porto vem percorrendo um belo caminho ao lado do seu violão. Depois de um EP de composições jazzísticas instrumentais registradas ao vivo em 2014, estreou em álbum com Canto (2018), pelo selo independente Escápula Records, de canções de inquieta calma interpretadas por outras vozes e seu violão (p)latino-americano. Agora Mateus Porto retorna ainda mais inquieto com Mirada, também pela Escápula Records. O álbum tem produção de Neymar Dias e conta com o próprio Neymar Dias no contrabaixo, Antônio Loureiro na bateria e as participações especiais de Tatiana Parra e Toninho Ferragutti. O segundo álbum revela fielmente particular visão do músico, bem situada num espaço (p)latino-americano mas deslocada do tempo histórico,como quem busca enxergá-lo por inteiro num só relance. Iluminado por seu violão versado em milongas e além, Mateus Porto se descobre cantor e letrista sem deixar de ser instrumentista e compositor, tanto só como bem acompanhado.
Músicas do álbum Mirada: 01 – Caminho // 07 – Candelária // 03 – Retrato // 04 – Gaucho – Mateus Porto e Juliano Guerra – feat. Tatiana Parra // 05 – Marca pro Compadre – feat. Toninho Ferragutti // 06 – Saudade // 07 – Milonga Fora do Tempo – Mateus Porto e Juliano Guerra
.
Contatos: