Poema Ativista

O que nos renova a vida
É beleza de alma e mente…
Quem tem alma bonita
É jovem eternamente!

Quem é jovem eternamente
Leva vida serena
O que se leva da vida
É o que na vida se eleva

Para recuperar a juventude
A velha alma carece

De um gratuito sorriso
Que o amigo oferece

O que a vida leva num abraço

Num beijo,num fim de tarde

Num coração inquieto

Que ama, que sofre a parte

Elixir da longa vida
Coisa de tempos modernos
Guarda coração jovem
Eternas fotos e cadernos

Fotos amareladas por tanto tempo guardadas
Num baú cheio de traças.
Que trazem a imagem
da pessoa amada

Quando menos se espera
A vida nos dá um presente
Um novo amigo, uma música, um amor
Vêm, e mudam a vida da gente…

Mudam a vida da gente
nos causando imensa surpresa
Dando força para irmos em frente
Espantando pra longe a tristeza…

Amigos, como eles nos fazem bem…
Trazem alegria, divertimento, paz…
Estejam perto, distantes, viajando
Sua lembrança nossa força refaz

Amigos andam, mas sempre retornam

Trazem novidades e o fim da saudade

Trocam idéias e afinidades

E aprendem a viver com intensidade

E em cada reencontro
O vento traz e leva o pensamento
Que ocupa corações e mentes
O fio do poema sem limite quer ser livre
Quer sair por aí ter vida própria, métrica imprópria
Tomar asas, abandonar egos
Jorrar da fonte pura que há por atrás de nós mesmos

Asas, voo, liberdade

Fonte, pureza, saciedade

Sempre estar, sempre seguir

O vento, o ar, respirar inventar, inovar

Desregradamente, 
Inebriadamente.

Como um pássaro
que paira sobre nós

Nos revolvendo o íntimo
 e o coração…
Em labirintos nunca 
antes visitados

E quem sabe, nunca imaginados…

Idade é conhecimento
Juventude sua carência
Se pensas assim
Ache dentro de si
Um pouco de coerência

Coerência? que nada !
O bom é romper regras
tabus, preconceitos , rótulos…
Independente da idade
e da “sobriedade” que nos traz a maturidade!

Valeu Sandra. Seguimos com a Isana, certo?

0 thoughts on “Poema Ativista

  1. Tb gostei, Sandra.
    Romper com a mesmice, tentar novos caminhos, inovar, protestar, alçar vôos mais altos, mergulhar em águas mais profundas…faz a vida mais interessante, gostosa, muito mais saudável!
    Beijão,
    celeste.

  2. Celeste

    bingooooooooooo por ai mesmo, acho que esse verso tá bem a minha cara rsrs sempre do contra, afinal a mesmice é um tédio…e disso quero distância.
    Bjs

    sandra

  3. Sandra, como é bom encontrar mais gente do contra por aqui. Sabe que às vezes me sinto solitária? Por exemplo…NÃO gosto de carnaval, NÃO Gosto de futebol, NÃO gosto de catupiry nem de cheddar, NÃO gosto de pagode, enfim, se eu continuar listando aqui um monte de coisas que não gosto e me parece que a maioria gosta, quem não me conhece vai acabar pegando antipatia por mim, ehehhe. Mas acabei escrevendo este desabafo impulsionado pelos versinhos da Sandra, que gostei demais.

    Sei lá, talvez o fato de ter vindo de uma família tão "multinacional", onde pela parte de meu pai os brasileiros são minoria, tenha me feito ver desde pequenina que o Brasil não é o centro de tudo, apesar de ser um bom lugar pra se viver.

    Só espero que não me interpretem errado por aqui, hein, comunicação via internet às vezes é meio perigosa, eheheh…não estou fazendo campanha contra o Brasil, evidentemente, mas apenas explicitando que a diversidade existe e nem sempre é respeitada por aí.

    Meninas, vocês tem razão, também detesto a mesmice…acho que a capacidade do ser humano de aprender coisas novas, de se reinventar é tudo!

    Aline, tem como você repetir a ordem de "entrada" dos poetas e poetisas por aqui? :)))

    Beijos a tod@s!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

  4. Sil e Sandra,

    Que bom que temos vcs por perto, especialmente aqui no blog do Kleiton!
    Desde a primeira vez que acessei o seu blog, Sil, fiquei encantada, a começar pela seleção de músicas de sucessos que tem lá, com uma variedade incrível!
    A gente fica meio bitolada(ou bitolada inteira), só ouvindo música brasileira e/ou americana e lá no seu blog pude ouvir música peruana que me deixou de boca aberta, maravilhada com a diversidade e beleza das canções, que, confesso, nunca tinha ouvido!!!

    Queridas, espero que a maneira de pensar de vcs continue a nos proporcionar bons momentos aqui no blog ou onde quer que possamos ler e desfrutar de seus comentários.
    Grande beijo,
    celeste.

  5. Nossa, eu tinha escrito umas linhas aqui e elas sumiram na hora de salvar…bom, em resumo, Celeste, o que eu havia dito: que bom que você gosta de frequentar meu bloguezinho. Faço questão de botar músicas latinoamericanas de língua hispânica lá, além de Kleiton e Kledir, Lô Borges, Amelinha, etc, para ajudar a divulgar mesmo. Atualmente, tocam em meu blog músicas peruanas, bolivianas, chilenas, argentinas, costarriquenhas e uma da República Dominicana. Bom, tocam mais ou menos, pois meu Mixpod anda com problemas, sei lá o que anda acontecendo…ele se apaixonou pelo cantor peruano Pedro Suarez Vértiz e desde uns dois dias só toca uma música dele, ehehhe. Por falar nisso, leu meu post de hoje? :)))))

    Coisas loucas do fantástico mundo da internet….

    Beijão! :)))

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

  6. Sil e Celeste

    Sil, eu não me sinto estranha eu o SOU, até porque onde moro atualmente, as rádios, os shows quando não é o tal do Pagode é o Sertanojo. Cresci ouvindo desde Bach à Chico Buarque, aprendi a o amar as músicas latino-americanas e espanholas (creio que devo ter sido uma "gitana" não resisto a um bom taconeo). Ultimamente nem comento a qualidade das músicas dos EUA …que pra mim se resume a Carpenters, a voz da Karen é insubistituível.
    Também tenho minhas "equisitices", não gosto de Natal, prefiro ano novo. Ainda que seja nordestina de nascimento, não gosto das "ADAS" regionais e por ai vai…
    Me questiono muito, me cobro ainda mais. Também quando quero falar algo , falo e pronto, nem que fique dias me corroendo por achar que magoei alguém, mas logo passa…
    Sinceramente, concordo com um mestre que disse um dia:" eu juro que é melhor NÃO SER UM NORMAL" e definitivamente NÂO o sou rsrsrs

    Bjs

    Sandra

  7. Sandra, acho que a gente é do mesmo planeta, ehehhe….também me ensinaram a escutar de tudo desde guriazinha. Acho que em casa me ensinaram que não sou apenas de um ou dois países, sou, afinal, do Planeta Terra. Também sinto um certo incômodo com Natal, apesar de de vez em quando cantar em coral nesta época. Acho Ano Novo uma festa mais alegre, sei lá, não sei explicar direito…

    Essa de falar algo na chincha também tem a ver comigo. Às vezes chego a treinar pra segurar um pouco a língua mas, quando vejo, já falei….porém, prefiro ser assim a ser daquele tipo de pessoas que fala da gente pelas costas, botando maldades em seu discurso em vez de falar de frente. Tive altos traumas com gente desse tipo que, enfim, com o passar dos anos, fui solenemente retirando de meu círculo de amizades.

    Menina, estás no Orkut pra eu te adicionar? Celeste, você está? Meninas todas? Fiquem sabendo que, apesar de não aparecer sempre por aqui o que vocês escrevem me faz um bem danado!

    Beijos a todas!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

  8. Sil

    Já paguei muito caro por falar sempre o que penso…e como ! Não gosto daqueles pessoas que ficam cheias de "frescuras" mudando tom de voz, aquelas que puxam saco de cara deslavada, aquelas que enchem a paciência perguntando coisas estúpidas e por isso entre outras coisas, sou grossa.
    Por ter me decepcionado imenso e inúmeras vezes com supostos "amigos", resolvi ser mais do que seletiva. Resumi as pessoas a quem posso chamar de amigos, há poquissimas, as que mais convivo, claro que nem sempre falando abobrinhas, mas falando sério e de vez em quando também puxando orelhas, afinal amizade também é isso.
    Não faço questão alguma de ser "simpática" com quem não vou com a cara, jamais mudo meu jeito de ser pra agradar ninguém, exceto eu mesma …por ai…
    Tenho orkut sim e twitter, a Betty , Rose , Mariusa e Stella o tem,é só procurar por Simplesmente Sandra.

    Bjs

    Sandra

    Obs.: Tome chuva por aqui…

  9. Meninas,

    O poema está muito bom,mudando de direção ao vento,como diriam KK.Estou esperando minha vez,vou escrever pra Isana pra ela vir aqui postar o dela.
    Meu pc pifou e eu estou numa Lanhouse,pode?
    Lá fora,chuva,não dá pra ir pra casa agora,aí vim aqui saber de vcs.
    Posso deixar uma musiquinha para vcs conhecerem uma cantora atual de jazz?Posso?
    Mandei pra Celeste mas ela não viu.

    http://www.youtube.com/watch?v=OvKgRxEm_gA

    Bjs,Neide

  10. Meninas aproveitando a onda de rebeldia,personalidade forte e feminilidade do blog, a minha parte do poema não é feminista e sim feminina, e lá vai
    "Na revolta ou na calmaria
    ser madura ou incosequente
    a certeza é ser decidida
    e não mais mulheres de Atenas"
    Beijinhos a todas
    Isana

  11. Esse papo aqui ta muito é bom! Isana, ameeeeeiiiii teu verso, não sou entendedora profunda do assunto mas esse foi forte hein? Sandra e Sil, também não gosto de natal. Gosto de sair na rua deserta nessa data, a gente se sente num filme de terror, daqueles que algum vento mortal aniquilou a população e por motivos misteriosos só 5 sobreviveram. Ah, final de copa do mundo acontece a mesma coisa também. E bem engraçado. Vou botar a listinha aqui.
    1.Celeste
    2. Kleiton
    3. Rose
    4. Neide
    5. Aline
    6. Sandra
    7. Isana
    8. Ana Paula
    9. Silvana
    10. Cris
    Beijos! Feliz natal pra quem gosta, e pra nós que não gostamos, só feliz…

  12. Esse poema não vai ter fim mesmo!!
    Que Natal o que?
    Aff
    Respeito quem goste, mas tenho minhas "neuras" digamos assim…
    Como sou viciada em documentários, inclusive os que discutem "datas históricas" ficou já mais do que provado que não se sabe ao certo a data de nascimento de Cristo, portanto esse dia , serve mesmo é pro comércio nada mais…Faz tempo que Natal perdeu sentido verdadeiro, portanto pra quem gosta e acredita…
    Mulheres de Atenas, Insana, nem mortaaaaaaaaaaa rsrsrs
    Tou mais pra muher de guerrilha mesmo rsrsrs vai ver que é por isso que gosto de Vento Negro rsrsrs
    Bjs

    Sandra

  13. Sandra:

    Pois é, e alguns pesquisadores dizem que, talvez, Jesus Cristo teria nascido no que corresponde ao mês de setembro e não dezembro…De qualquer maneira, tento fazer umas reflexões nessa época e, só agora me dei conta, talvez o fato de eu participar de um coral de natal às vezes, embora não goste muito de natal, tenha a ver com isso: o resgate de um espírito puro (a Serenata de Natal de Brasília tem todo um trabalho social por detrás).

    Aline, você também não gosta de Copa do Mundo? Taí outra coisa que me incomoda. Eu procuro respeitar todas as coisas que não gosto, afinal, viva as diferenças. Mas desde que as pessoas me respeitem também…menina, teve um ano que quase me enfiaram numa panela imensa de quentão de uma festa junina só porque não gosto de Copa do Mundo, acredita? Algumas pessoas estavam simplesmente me obrigando a gostar de tal evento e me criticando por isso. Sei que fui perdendo a paciência por ter me sentido desrespeitada e o clima fechou, eheh. Falei que, caso elas não soubessem, que a ditadura acabou faz tempo, que tenho fortes suspeitas que Copa do Mundo é que nem Miss Universo: de acordo com certos interesses, o país ganhador já está "acertado" com a alta cúpula, etc. Além da panela de quentão, só faltaram me jogar numa masmorra….

    Eita, esse blog do Kleiton tá parecendo um espaço de "excluídos da sociedade", eheh…que interessante!

    Aline, mandei e-mail pra Ana Paula, ok. Não sei se ela já entrou de férias ou ainda está nas correrias. Vamos ver se ela chega pra mandar brasa no poema :))))

    Beijos!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *