O SUL EM CIMA 12 / 2022

Programa 12 -2022


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de COLETIVO TAPERA e CANTADORES DO LITORAL. 

COLETIVO TAPERA – É inegável que a riqueza cultural brasileira advém do processo de formação do nosso povo, marcado por miscigenação, mistura de povos, etnias e, por consequência, pela mescla de suas manifestações culturais.  Reconhecer o valor das diferenças e o potencial transformador da diversidade, portanto, é o caminho mais libertador para a sociedade brasileira.
É essa a postura do Coletivo Tapera, formado por seis músicos de Itapema, no litoral norte catarinense, a pouco mais de 70 km de Florianópolis, capital do estado. Tinho Santos, Sérgio  Negrão, Peter Allan, Teteu Caetano, Regis Silveira e Ariel Jimenez comungam da dedicação à música autoral e se uniram na criação do projeto. O objetivo é fomentar a produção musical com foco em temáticas regionais, mas dialogando com a linguagem do universo da música pop.
À exceção de Ariel e Regis, percussionista argentino, os demais integrantes são cantores e compositores, que agregam influências musicais diversas, uma vez que, em seus trabalhos solo, se dedicam a estilos musicais bem distintos . Aportam, então, o rock, o reggae, MPB, surf music, bossa nova, entre outros ritmos, para falar sobre a cultura do litoral catarinense. 
Andantino Caiçara é o primeiro álbum de estúdio do Coletivo Tapera. Com influências diversas, o álbum apresenta dez músicas autorais que buscam valorizar as paisagens naturais e preservar os patrimônios materiais e imateriais que formam a identidade do povo de Santa Catarina.  Os assuntos que o grupo aborda transitam pelas questões do mar, da pesca, da natureza, tratam dos usos e costumes locais e passam pela variante linguística tão característica do Litoral Catarinense. A ideia é construir uma aproximação entre as manifestações culturais regionais com a cultura pop, representada pela estética sonora das canções compostas para o coletivo. 
Produção musical: Oliver Dezidério e Coletivo Tapera //  Gravação, mixagem e masterização:  Oliver Dezidério // Assistente de gravação, mixagem e masterização: Bernardo Soares // Gravado no estúdio ODZ Music (Itajaí/SC) em janeiro, fevereiro, março e abril de 2022.
Músicas: 01 – Mar Coletivo – Teteu Caetano // 02 – Taperinha – Peter Allan / 03 – Maria Brasil – Teteu Catano // 04 – Oferendas – Sérgio Negrão // 05 – Nevoeiro // 06 – Cabeça do Bixo – Tinho Santos // 07 – Meu Amor – Teteu Caetano 
 .
CANTADORES DO LITORAL – O grupo estreou em 2001 em Osório/RS com o espetáculo que tinha como título ‘Cantadores do Litoral’. De lá para cá, aconteceram várias apresentações que – com o passar do tempo, por uso do público e da imprensa – acabou assumindo o próprio nome do espetáculo e transformando-se num importante e fundamental divulgador da cultura étnica de influência afro-açoriana vigente nesta região. Juntos, divulgando esses traços culturais afro-açorianos do nosso território mais meridional do Brasil, compartilharam e proporcionaram ao público um dos mais importantes momentos da música popular brasileira dos últimos tempos. 
O primeiro disco do grupo  foi uma produção totalmente independente e elaborada exclusivamente por integrantes do grupo desde seu projeto até a captação de recursos.  Foi gravado e mixado em estúdio próprio e produzido e lançado pelo selo RIMADISCOS, também pertencente ao grupo. Foi lançado oficialmente em setembro de 2009, na cidade de Porto Alegre, numa promoção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.  O CD teve patrocínio da PETROBRÁS e foi distribuído para público e imprensa do Rio Grande do Sul / Brasil e Açores / Portugal. 
Com um repertório repleto de ritmos quentes e sons impregnados de lusitanismos e africanismos, transformando-se em nova e brasileira opção musical aflorada na beira do mar, os Cantadores do Litoral transcendem a finalidade inicial, pelas necessidades e pelas responsabilidades que lhes foram impostas: serem os embaixadores artísticos e os perpetuadores da cultura presente no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Cantadores do Litoral foi, durante quase 20 anos, o maior Espetáculo Artístico e Divulgador da Cultura Afro-Açoriana realizado no estado. Sempre incentivando a atuação coletiva, alavancou o surgimento e a carreira de diversos grupos, que continuam o legado que Mário Tressoldi e Paulo de Campos criaram e batalharam: fazer com que o gênero descoberto por Carlos Catuípe e Ivo Ladislau seja ouvido pelo resto do estado e pelo país inteiro. Hoje em dia, Cantadores do Litoral é o maior arquivo de música e cultura afro-açoriana do estado, além de ainda aparecer de vez em quando, surpreendendo e recompensando os eternos fãs e admiradores. Os Cantadores do Litoral estarão vivos aonde estiver um músico cantando a diversidade e a pluralidade do Litoral do Rio Grande do Sul. 
Músicas: 01 -Festa no Mar – Vaine Darde – com Lúcio Pereira // 02 – Cantigas de Mar – Ivo Ladislau e Carlos Catuípe – com Paulo de Campos // 03 – Palamenta – Ivo Ladislau e Carlos Catuípe // 04 – Cantador do Litoral – Luís Carlos Borges e Elton Saldanha – com Paulo de Campos // 05 – Tainha do Maricá – Mauro Moraes – com Renato Júnior.
 .
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *