.
No programa O SUL EM CIMA dessa semana, vamos mostrar os trabalhos de BEBETO ALVES, NEI LISBOA, DUDA FORTUNA e NENHUM DE NÓS.
BEBETO ALVES é compositor e cantor nascido em Uruguaiana/RS em 1954. Bebeto é hoje um expoente da música gaúcha, com uma trajetória que remete a história da música do Rio Grande do Sul. Em 1978, participou da coletânea “Paralelo 30”, que englobava somente artístas gaúchos. Seu primeiro disco solo, “Bebeto Alves”, foi em 1981, seguido por “Notícia Urgente”. Ele busca, entre outras opções, explorar músicas típicas do Rio Grande do Sul, como ranchos, toadas e milongas. Um de seus grandes sucessos foi “Quando eu Chegar”, lançado em compacto em 1984. Seus discos seguintes, Novo País, Pegadas, Danço Só, Milonga de Paus e Paisagem, mesclam a milonga e os ritmos gaúchos a diversos estilos como rock, reggae, pop e eletrônico.
Em 2014 lança Milonga Orientao e em 2018, o CD Oh Blackbagual – Canção Contaminada. Em 2020, lançou simultaneamente os discos Salvo 79/80 e Oh Blackbagual – Pela última Vez. Os novos trabalhos representam momentos distintos na carreira do cantor. Salvo representa o início de tudo, talvez, verdadeiramente, o primeiro disco de Bebeto Alves, por se tratar de uma gravação descoberta por Marcos Abreu, de uma fita K7, que foi feita entre o disco Paralelo 30 de 1978 e o Bebeto Alves de 1981. O álbum traz muitas surpresas, entre elas uma participação de Nico Nicolaiewsky (gaita e piano wurlitzer), que fez parte da última formação do grupo Utopia, ainda em 78. Já Oh Blackbagual – Pela Última Vez reflete para o artista, que completa quatro décadas de carreira, o encerramento de um ciclo, pois, segundo ele, o disco é seu último trabalho lançado no formato físico. Composto apenas por milongas, as composições misturam cultura regional com referências da geração de Bebeto e da cultura contemporânea.
Músicas: Amarelua – Bebeto Alves / Cao Trein – está no álbum Salvo 79/80 lançado em 2020 – Participação de Nico Nicolaiewsky // 02 – De um Bando – Está no álbum Salvo 79/80 // 03 – Brasileirinha – Bebeto Alves – está no álbum Oh Blackbagual – Pela última vez.
NEI LISBOA – é gaúcho de Caxias do Sul e reside em Porto Alegre desde a infância, tendo vivido temporadas em outras capitais brasileiras e também nos EUA, onde concluiu o ensino médio. Mas sua ligação mais forte é mesmo com a capital gaúcha, onde mantém um público fiel. Nei tem onze discos lançados ao longo de mais de três décadas, além de dois livros: uma coletânea de crônicas e um romance, este editado no Brasil e na França. A paixão pela música popular surge na infância – aos oito anos é aluno do Liceu Musical Palestrina – e se consolida ao ingressar, em 1977, no curso (inconcluso) de Composição e Regência na UFRGS. Sua Carreira artística inicia em 1979, com os espetáculos “Lado a Lado” e “Deu Pra Ti anos 70”, em parceria constante com o guitarrista Augusto Licks. As músicas de Nei participam também da trilha de vários filmes da cinematografia gaúcha, como Deu Pra Ti anos 70, Verdes Anos e Houve uma vez dois verões. Em Meu tio matou um cara, de Jorge Furtado, um dos principais temas é a canção “Pra te lembrar’, na interpretação de Caetano Veloso.
Músicas: 01 – Cena Beatnik // 02 – Pra te Lembrar // 03 – A Vida Inteira
DUDA FORTUNA – é compositor, poeta e produtor cultural porto alegrense. Lançou em 2019 seu primeiro disco, chamado OK 02, em que optou por uma sonoridade mais pop rock.
Plano de Voo, música em parceria com a poeta Natália Parreiras, tem produção do músico Cau Netto e participação especial da cantora Elisa Meneghetti.
Durante a pandemia, Duda deu continuidade aos trabalhos com uma série de videoclipes produzidos e dirigidos por Greta Wayne, durante o isolamento social. Recentemente iniciou o lançamento do próximo álbum, Noite dos Abraços, disponibilizando singles a cada 2 ou 3 meses, nas plataformas digitais. Voo Solo é parceria com Lisane Zorg e foi uma das primeiras músicas divulgadas nesse processo. O disco tem previsão de lançamento na íntegra para outubro de 2021.
Músicas: 01 – Plano de Voo – Natália Parreiras / Duda Fortuna – Participação de Elisa Meneghetti // 02 – Voo Solo – Lisane Zorg / Duda Fortuna // Paraíso – Duda Fortuna e Eduardo Pitta
NENHUM DE NÓS – é uma das bandas mais respeitadas do cenário Pop rock brasileiro. Mantendo a mesma formação desde seu início, foi pioneiro no rock brasileiro ao incorporar o acordeon entre seus instrumentos. Em 5 de outubro de 2020 o Nenhum de Nós completou 34 anos de carreira tendo superado a marca de 2 mil shows. Com 17 discos, 03 DVDs e 01 EP, a banda já receu inúmeros prêmios, amplo reconhecimento de publico e de crítica, e possui uma imensa legião de fãs no Brasil e na América Latina.
Músicas: 01 – Amanhã ou Depois // 02 – Camila, Camila // 03 – Astronauta de Mármore
Contatos:
.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20
.#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #musicabrasileira #osulemcima #serieespecialmusicasdosul #kleitonramil #musicagaucha #mpb #musicapopularbrasileira #musica #radio #rima #rimaaperfeicoamento