Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar o trabalho de CARDO PEIXOTO.
CARDO PEIXOTO é cantor, compositor, músico, ator, produtor cultural e professor de canto. Natural de Pelotas, reside em Caxias do Sul desde 2008.
Fez aulas de canto lírico por 4 anos no Conservatório de Música de Pelotas, hoje pertencente a Universidade Federal de Pelotas. Músico desde 1984, teve seu trabalho iniciado nos banquinhos de bares de Pelotas e região.
Mesmo não tendo músicos na família, Cardo Peixoto se relacionou com a arte desde os bancos escolares, participando de grupos de teatro e corais das escolas por onde passou. Sua relação com a composição musical é anterior ao seu convívio com instrumentos e essa é uma história da qual ele tem muito orgulho. Ele compunha músicas cantarolando melodias e inventando letras. O violão vem de forma autodidata; ganha o primeiro com uma música de sua autoria, em um festival.
Em 1993, Cardo Peixoto realiza o primeiro show com músicas próprias, SOB AS LUZES DE NEON, no Theatro Sete de Abril, em Pelotas, com acompanhamento de violão e acordeom. 1996 é o ano de SÃNDALO, segundo trabalho autoral.
Em 2006, como produtor artístico e musical, dirige e produz o CD e o show UM CANTO PÁ’OCÊ, da cantora Giamarê, que realizou apresentações em Salvador-BA, tendo sido contemplado no edital Caixa Cultural 2007.
A música de Cardo Peixoto é diversa, em relação aos gêneros e ritmos, e carregada de sutilezas e nuances, conhecidas e apreendidas em múltiplas experiências sonoras.
Como intérprete, Cardo Peixoto empresta às suas melodias uma voz com técnica e emoção na medida correta, transitando com segurança entre as diferentes regiões de sua extensão vocal. Possui um timbre quente e que lhe permite atacar as notas de forma suave ou mais estridente e que soa muito bem em suas usuais improvisações vocais.
Como ator, Cardo Peixoto atuou em espetáculos teatrais por mais de 25 anos, maior parte deste tempo no TEP – Teatro Escola de Pelotas. Também ministrou cursos e oficinas de interpretação para teatro e cinema e fez dublagens para cinema de animação.
Sua discografia conta com quatro álbuns: Rota da Estrela (2002), Canções de Armar e Desarmar (2007), As Estações (2015) e Menino Brasileiro (2017); além de participações em diversas coletâneas.
Em junho de 2020 lançou o EP Precisão, onde os poemas de Valder Valeirão foram musicados por Cardo Peixoto. A sinergia entre poesia e música é a essência desse EP que está disponível nas plataformas de música digital.
Já fez shows em vários estados do Brasil, além de Uruguai, Holanda, Bélgica e Alemanha. Integra o Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, já no sétimo ano e promove, de forma colaborativa e autônoma, a circulação de artistas de raiz brasileira, abrangendo seis estados, além de Uruguai, Argentina, Chile e Venezuela, na América Latina; e Portugal, Espanha e França, na Europa. Atualmente é coordenador do Dandô, no Rio Grande do Sul, onde o circuito passa por 13 cidades.
Músicas: 01 – BATE TAMBOR (Cardo Peixoto – Valéria Pisauro) // 02 – FIM DE SEMANA (Cardo Peixoto – Luizinho Santos) //03 – PASSOS NA AREIA (Cardo Peixoto – Luciano Linhares) // 04 – SINA DE CANTADOR (Cardo Peixoto) // 05 – CORTEJO (Cardo Peixoto – Valéria Pisauro) // 06 – MENINO BRASILEIRO (Cardo Peixoto) // 07 – CANCERIANA SENHORA (Cardo Peixoto) // 08 – MATITA-PERÊ (Cardo Peixoto – Nina Araújo) // 09 – PRECISÃO (Cardo Peixoto – Valder Valeirão) // 10 – LOUCA POR MIM (Cardo Peixoto – Valder Valeirão) // 11 -SILÊNCIO (Cardo Peixoto – Luciano Linhares) // 12 – A NOITE (Cardo Peixoto – Luar Méndez) // 13 – O AR DA TUA GRAÇA (Cardo Peixoto – Luciane Lopes)
.
Contatos:
DEPOIMENTO DE CARDO PEIXOTO
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #musicabrasileira #osulemcima #serieespecialmusicasdosul #kleitonramil #musicagaucha #mpb #musicapopularbrasileira #musica #radio #rima #rimaaperfeicoamento