Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de Lula Ribeiro, Pássaro Vivo, Isabela Fogaça e Leandro Maia.
LULA RIBEIRO – Cantor e compositor, com mais de trinta anos de carreira, Lula Ribeiro começou a carreira artística em Aracaju, participando de shows com outros artistas sergipanos. Fazem parte de sua discografia, os discos “Cajueiro dos Papagaios” (1986); “Janeiros” (1993), “O Sono de Dolores” (1996), “Muito Prazer” (1999), “Algum Alguém” (2003) e “Palavras que não dizem tudo”, lançado também em DVD em 2007. Neste trabalho, Lula contou com as participações de Paulinho Moska e Luiz Melodia,
Em 2018 lança o álbum “O Amor é sempre Assim”, que foi produzido por Arthur Maia e Lula Ribeiro. Conta com as participações especiais de Chico César, Fernanda Takai, Flávio Renegado, Flávio Venturini e Zeca Baleiro.
Músicas: Sai Dor – Lula Ribeiro / Vander Lee – Participação: Fernanda Takai // 02 – Carne Tua – Lula Ribeiro/ Alexandre Nero – Participação: Flávio Venturini // 03 – E Aí? – Lula Ribeiro / Pierre Aderne / Flávio Renegado – Participação: Flávio Renegado
.
PÁSSARO VIVO – A Banda Pássaro Vivo nasceu em 2017 após a dissolução do grupo “O Berço”. Maria Zanuncio (voz e percussão), Alexandre Rosa (guitarra, violão e voz), Marcello Soares (voz e percussão), Lucas de Paula (voz, viola e violão), Ciro Nunes (Bateria, flauta e voz) e Alan Girardeli (baixo) deram origem ao sexteto que valoriza a música popular brasileira e a cultura regional.
Já em 2017, ano de criação, a Banda Pássaro Vivo conquistou o 3º lugar no “Prêmio Música das Minas Gerais”. Em 2018, levou o 2º lugar no “Festival da Música Popular Brasileira”, em Paracatu; o 1º lugar no “Festival de Música da Unipam” e o 2º lugar no “Festival Patos Viola”, ambos em Patos de Minas.
Música psicodélica popular brasileira é, por excelência, uma definição macro de “Sobre Asas e Raízes” disco de estreia da banda mineira lançado em 2019. Com sete faixas, o trabalho apresenta uma sonoridade heterogênea e contemporânea, que transita entre o folk, o rock psicodélico dos anos 60 e 70 e a música brasileira, bebendo da fonte do cerrado mineiro, do sertão nordestino e dos ritmos nortenhos.
Músicas: 01 – Firmamento // 02 – Vendaval
.
ISABELA FOGAÇA – Nasceu em Bagé e reside em Porto Alegre. Nutricionista formada pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura, Isabela é casada com o professor, compositor e político José Fogaça que foi senador pelo RS e prefeito de Porto Alegre. Isabela Fogaça acostumou-se aos palcos participando dos festivais estudantis e dos festivais regionais de música nativa e popular que dominaram a cena cultural do RS nos anos 70 e 80. Destacou-se como intérprete, vencendo inúmeros festivais e deixando em cada cidade por onde andou a marca de seu talento, em um período de extraordinária efervescência cultural.
Foi, no entanto, quando decidiu radicar-se em Porto Alegre que a voz de Isabela ganhou grande popularidade. Com a interpretação da música “Porto Alegre é demais”, de autoria de José Fogaça, Isabela arrebatou a alma da cidade e dos gaúchos. A partir da gravação dessa música, tem recebido aplauso e reconhecimento a seu talento como artista. Em 2003, Isabela gravou o CD “Natal em Família”, interpretando tradicionais canções natalinas com um estilo renovado. Com esse trabalho, formava-se uma parceria promissora: Isabela e o músico, arranjador e instrumentista Cau Netto.
Em 2011, lança seu próprio CD, “Sons da minha vida” que produziu em parceria com José Fogaça, para o selo Nossa Música da gravadora Biscoito Fino. Os arranjos são de Cau Netto. No disco, Isabela canta músicas de Kleiton & Kledir, Bebeto Alves, Paulinho Pedra Azul, Emannuel Tugny, Orlando Morais, Marcos Valle, Maurício Poeta, Luis Coronel, dela própria. José Fogaça também participa do álbum como compositor. O CD foi lançado em novembro de 2011, no Teatro Bourbon em Porto Alegre.
Músicas:
01 – Besame – Kleiton & Kledir // 02 – Porto Alegre é Demais – José Fogaça // 03 – Amizade – Marcos Valle / Maurício Maestro
.
LEANDRO MAIA – Leandro é cantor, violonista e compositor. Professor da Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Música pela Bath Spa University / Reino Unido (2019). Mestre em Letras (UFRGS), Especialista em Letras – Práxis da Criação Textual (Unirriter), Licenciado em música (UFRGS), Prêmio Açorianos de Música – Revelação e Troféu RBS Cultura pelo Cd-Livro “Palavreio”, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa gaúcha. Leandro Maia é de Caxias do Sul e mora em Pelotas, Rio Grande do Sul , onde se dedica ao trabalho artístico, à produção cultural e à docência, junto aos cursos de Música, Pedagogia a Distância e Produção Cultural.
Lançou o CD-Livro “Palavreio” (2008)” e os álbuns “Mandinho (2013, infantil) e “Suíte Maria Bonita e Outras Veredas” (2014) que foi produzido por André Mehmari.
Músicas: 01 – Luzidia – André Mehmari / Leandro Maia // 02 – Eu Nuvem – Leandro Maia / Vitor Ramil – participação: Vitor Ramil // 03 – Paisagens – Leandro Maia
.
Parabéns pela Boa música!