O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de Leandro Maia, Pedro Veríssimo, Bajofondo e Sofia Viola.
LEANDRO MAIA
Leandro é cantor, violonista e compositor. Professor da Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Música pela Bath Spa University/ Reino Unido (2019). Mestre em Letras (UFRGS), Especialista em Letras – Práxis da Criação Textual (Unirriter), Licenciado em Música (UFRGS), Prêmio Açorianos de Música – Revelação e Troféu RBS Cultura pelo Cd-Livro “Palavreio”, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa gaúcha.
Em 2012 participou como cantor, compositor e violonista do CD Canteiro, do genial multi-instrumentista André Mehmari. Participou também do CD “Fábio Mentz Álbum” do compositor Fábio Mentz. Leandro Maia vive em Pelotas, Rio Grande do Sul, onde se dedica ao trabalho artístico, à produção cultural e à docência, junto aos cursos de Música, Pedagogia a Distância e Produção Cultural.
Lançou o CD-Livro “Palavreio (2008)” e os álbuns “Mandinho” (2013, infantil) e “Suíte Maria Bonita e Outras Veredas” (2014) que foi produzido por André Mehmari. Tendo como epicentro a parceria com Mehmari, Leandro Maia propõe em seu terceiro trabalho autoral o aprofundamento de sua atuação como letrista e seu refinamento como cantor. Apresenta intenso diálogo com a literatura histórica e de ficção, através da tematização do protagonismo das personagens femininas.
Músicas: 01- Paisagens (Leandro Maia) / 02- Palavreio (Leandro Maia). As duas do CD/Livro Palavreio 2008 / 03 – Histórias de Nós Dois (Leandro Maia e Marcelo Declacroix) do álbum Suíte Maria Bonita e Outras Veredas (2014)
PEDRO VERÍSSIMO
Filho do escritor Luis Fernando Veríssimo e neto de Érico, primeiro chamou atenção como letrista/compositor da banda de pop rock eletrônico Tom Bloch. Com a banda lançou dois álbuns – “Tom Bloch” (Trama / 2003) e “Dois” (Som Livre Apresenta SLAP/2008). Em 2013 lançou seu primeiro solo, o álbum digital “Esboços” que agrega artes visuais e tecnologia à música. Hoje é tido como uma das grandes vozes do Sul do País e se apresenta regularmente como solista da Orquestra de Câmara da Ulbra.
Atualmente, Pedro Veríssimo tem feito apresentações com a banda Marmota Jazz. A banda instrumental Marmota surgiu em 2011 e rapidamente se tornou referência no cada vez mais efervescente circuito jazzístico de Porto Alegre. Formada pelos músicos André Mendonça (baixo acústico), Bruno Braga (bateria), Leonardo Bittencourt (piano) e Pedro Moser (guitarra), faz um trabalho autoral de difícil classificação, mas cheio de sofisticação e delicadeza.
Músicas: 01 – Por Aí (Pedro Veríssimo e Fernando Aranha) / 02 – Paralisa (Pedro Veríssimo e Fernando Aranha) – do álbum Esboços / 03 – The Man I Love – canção de George & Ira Gershwin – com Pedro Veríssimo e Marmota Jazz
BAJOFONDO
Bajofondo (anteriormente conhecido como Bajofondo Tango Club) é um grupo musical de tango eletrônico formado por músicos argentinos e uruguaios. Seus integrantes são: Gustavo Santaolalla, Juan Campodónico, Luciano Supervielle, Verónica Loza, Martín Ferrés, Javier Casalla, Adrián Sosa e Gabriel Casacuberta.
Desde que foi criado em 2002, o grupo multinacional Bajofondo percorreu uma trajetória ímpar. Ganhou vários prêmios, revolucionou um gênero musical tido até então como intocável, vendeu milhares de cópias em todo o mundo, ganhou fama internacional, para muito além das fronteiras da língua original. No Brasil, ficaram famosos quando a canção Pa’Bailar foi escolhida como tema de abertura da novela “A Favorita”.
Músicas: Pa’Bailar – participação: Ryota Komatsu(bandonéon) / 02 – La Trufa Y El Sifón / 03 – Lluvia
SOFIA VIOLA (Argentina)
Sofia Viola cresceu no underground de Buenos Aires e na internet. Suas canções soam em lugares impensados e seguem atravessando fronteiras. Acompanhada com seu violão, percorreu diversas paisagens que formam seu repertório. Com um estilo “arrabalero”, rockero e tropical, ela compôs mais de uma centena de canções que passam por muitíssimos ritmos musicais de raiz latina e do jazz. Com seu estilo nômade, a atriz, cantora e compositora viajou tocando pela Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Perú, Brasil, Colômbia e México, para logo pular o mar apresentando-se na Europa onde tocou no Festival Pirineus Sur e nas cidades de Zaragosa, Madri, Barcelona e Berlim.
Com 29 anos de idade, Sofia lançou 4 discos e um EP: Parmi (2009), Munanakunanchej en el camino Kurmi (2010), Júbilo (2013), A mi no (2017), La huella en el cemento (2018)
Músicas: 01 – La Huella en el Cemento / 02 – Ahorita / 03 – Gaspar Al Mar
Contatos: