yantux

22 / 2018 – YANTO LAITANO

O Sul em Cima dessa edição mostra o trabalho do cantor, compositor, pianista e produtor YANTO LAITANO.


Yanto 1

Yanto Laitano

Nasceu em 1973 em Curitiba, mas foi criado em Jaborá, uma pequena cidade na região do Contestado, oeste de Santa Catarina. Na década de 90 mudou-se para Porto Alegre.

É compositor, cantor, pianista e produtor. Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também recebeu o título de Bacharel em Música. Suas atividades artísticas abrangem a música erudita contemporânea, eletrônica, diversos gêneros da música popular, sobretudo o rock além de música indígena e música para cinema, teatro, dança e circo.

Realizou apresentações em Cuba, Uruguai, Argentina e em diversos estados do Brasil (CE, MG, SP, RJ, RS, SC e PR), e possui composições apresentadas em concertos na Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Irlanda e Suíça.

É compositor de trilhas sonoras para filmes, documentários e animações, entre eles o “Canto de Cicatriz”, de Lais Schaffe, que recebeu distinção da UNESCO, “Desaparecido” de Jerri Dias, (prêmio Projeto Histórias Curtas 2007, RBS/Rede Globo), “A Vingança de Kali Gara” (prêmio Super 8 no 27º Festival de Cinema de Gramado) e “Lutzenberger: For Ever Gaia” de Frank Coe e Otto Guerra (ganhador do Doc TV III da Tve). Além disso, compôs inúmeras trilhas sonoras para espetáculos de teatro, circo e dança, incluindo a trilha sonora para o espetáculo de dança do Grupo Corpo Brasileiro de Dança apresentada em Davos, Suiça.

Como produtor, produziu diversos CDs, seis deles premiados com o “Prêmio Açorianos de Música” de “melhor disco erudito do ano”. Recebeu “Prêmio Açorianos de Música” como melhor “Instrumentista Pop/Rock” de 2011 e melhor “Produtor Executivo” em 2008. Em 2006, a “Guitar Review” de Nova York, lançou uma edição com CD com sua composição “Water is the Key”. Em 2014 foi considerado pelo jornalista Juarez Fonseca/Jornal Zero Hora como o principal produtor de discos de música erudita do Rio Grande do Sul.

Em 2000, com a banda Bili Rubina, lançou sua canção “Meu Amor”, sucesso nas rádios do sul do Brasil e em festivais como o Planeta Atlântida e o da Ipanema Fm. Com o tempo, a canção tornou-se um clássico do Rock Gaúcho e chegou a ser cantada no programa Big Brother 9, da Rede Globo. Seu primeiro disco solo, “Horizontes e Precipícios”, foi lançado em 2010 e recebeu 7 indicações para o Prêmio Açorianos de Música. “Yantux”, seu segundo disco solo, foi lançado no final de 2017.

Foi Diretor Musical e intérprete nas edições de 2012 e 2013 do Nativitaten, espetáculo que integra o Natal Luz de Gramado. Em 2011 foi artista residente da Casa M, dentro da programação da 8ª Bienal do Mercosul. De 2007 a 2014 foi Diretor Musical da Companhia “Circo Teatro Girassol” e, desde, 2012 é professor do Curso de Produção Fonográfica da UNISINOS.

Desde 2007, participa da projeto Séculos Indígenas no Brasil, compondo trilhas sonoras para documentários, filmes e exposições de arte ligadas à causa indígena, tendo realizado apresentações em exposições do projeto em Brasília e no Rio de Janeiro durante a Rio + 20. Desenvolveu, de 2012 a 2015, o projeto “Estudo da Música Indígena dos Povos Guarani, Charrua e Kaingang de Porto Alegre” através de financiamento do Edital Décio Freitas do qual foi um dos ganhadores.

Em 2011 criou a Orquestra de Brinquedos, grupo que realiza apresentações tocadas por instrumentos de brinquedo, com quem vem realizando um grande número de apresentações desde então. Em 2015, o músico ganhou o Prêmio Tibicuera de Melhor Trilha Sonora por este espetáculo. O grupo lançou seu primeiro DVD em 2018.
YANTUX  (2017)

Yantux é um disco conceitual, com uma série de músicas conectadas que contam a história de um personagem excêntrico que vive entre viagens psicodélicas e paixões que terminam tão rápida e intensamente quanto começaram.

Ouvidas em sequência, as 18 faixas revelam uma história, paisagens sonoras e uma série de personagens. Ao mesmo tempo, as canções são independentes e, quando ouvidas separadamente, não dão a impressão de possuir uma narrativa.
“Há muito que busco um meio termo entre música popular e música experimental. Em Yantux eu consegui ir mais adiante nessa busca pessoal: o disco tem uma série de canções populares, ou pop, ou canção urbana contemporânea, nunca consegui definir o termo com exatidão. Mas existe uma série de experimentalismos que agem como uma ruptura, como nas músicas em que a função da voz não é de canto e sim de fala, de diálogo ou nas partes que remetem à rádio-teatro e/ou que criam uma série de paisagens sonoras, formadas por recortes e colagens. A própria concepção de Yantux, como um disco conceitual com uma narrativa e personagens, é algo experimental dentro do contexto do que tenho trabalhado.” conta Yanto.

 

Participam do CD Yantux:

Yanto Laitano: voz, piano, órgão Hammond, clavinete, violão nylon, vocais, efeitos, sonoplastia, percussão de água Beto Chedid: guitarras (slide, base e solos), violões (aço, nylon, nashville e resonator), bandolin, harmônica, efeitos guitarra e vocais Filipe Narcizo: baixo e vocais Pedro Petracco: bateria e congas

 

Produzido por Yanto Laitano Direção Musical: Vicente Guedes, Beto Chedid e Yanto Laitano Gravado no Estúdio IAPI por Vicente Guedes Mixado no Estúdio Dreher por Thomas Dreher Masterizado por Marcos Abreu
O Sul em Cima dessa edição apresenta músicas de Yanto Laitano, que são:
Músicas do CD Horizontes e Precipícios (2010). Todas as composições são de Yanto Laitano.
01 – Porto Alegre Blues, 02 – Dinheiro no Chão, 03 – Meu Amor, 04 – Eu não Sou Daqui,  05 –Meus Inimigos Caíram.
Singles:

06 – Libertad – Yanto Laitano (single lançado em 2015), 07 – Ela gosta de garotas – Yanto Litano (single de 2015).
Músicas do CD YANTUX (2017). Todas as músicas e letras compostas por Yanto Laitano.
08 – Camarada, 09 – Imbecil, 10 – Quando eu fui embora sem você, 11 – Neo Hippie, 12 – Disco Voador, 13 – Banho de Cachoeira e 14 – Eu sei aonde eu vou.

 

Contatos:

https://www.facebook.com/YantoLaitano1/

http://www.yantolaitano.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *