Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos do Projeto Caleidoscópio e Banda NAVE.
PROJETO CALEIDOSCÓPIO
O Projeto Caleidoscópio é formado pelo duo de músicos / casal carioca, Analu Paredes e Arthur Nogueira e reúne nos seus três álbuns lançados o maior casting de músicos de renome e feats do brasil sendo ele autoral e independente. “Estamos em processo do lançamento do nosso 4⁰ álbum em formato de singles, antes dele completo. Todas as músicas são autorais, com dezenas dos maiores instrumentistas e muitas participações especiais, fazendo o nosso Caleidoscópio girar e brilhar”.
As músicas do Projeto Caleidoscópio possuem forte identidade e passeiam por vários estilos como MPB, Progressivo, Fusion, Jazz e muita influência da boa música mineira, como o “Clube da esquina”. O Projeto Caleidoscópio existe desde 1999 e teve reconhecimento de vários artistas de renome internacional. O primeiro CD foi prefaciado por Marcus Viana ( Sagrado Coração da Terra) e Annie Haslam da banda Renaissance , ícones do cenário progressivo mundial. O segundo CD foi considerado uma das maiores produções independentes feitas no Brasil. O terceiro CD “Luz e Sombra” foi masterizado por Sidney Sohn Jr e todo gravado e mixado pelas mãos do grande músico Ricardo Feghali (integrante da banda Roupa Nova) que abraçou o projeto. A metáfora do Caleidoscópio é composta da ideia de que cada faixa dos CDs temos diversos músicos tocando, dando luz, forma, cores e matizes diferentes para cada uma, como se sonoramente formassem imagens de um lindo Caleidoscópio.
Músicas: 01 – Viajante das Estrelas – Analu Paredes e Arthur Nogueira – part. Milton Guedes // 02 – Os Três – Analu Paredes, Arthur Nogueira e Zé Maria Pescador – Part. Zé Maria Pescador (voz) // 03 – Tão Clara – Analu Paredes e Arthur Nogueira – part Camila Paredes (voz e vocais de apoio) // 04 – Diário de Giz – Analu Paredes e Arthur Nogueira – Part. Biafra // 05 – Minas Gerais – Analu Paredes e Arthur Nogueira – part Marcus Viana e Ricardo Feghali // 06 – Na Varanda – Analu Paredes e Arthur Nogueira – part Kleiton & Kledir e Marcus Viana (músicas 5 e 6 fazem parte do álbum Luz e Sombra lançado em 2023).
NAVE – Inicialmente, um conjunto que trazia em seu repertório clássicos do Rock Progressivo, como Yes, King Crimson, Gentle Giant, etc, em 1992, a Nave foi convidada pelo produtor Alberto Vanasco, a desenvolver um trabalho autoral visando integrar a coletânea “Tales of Brazilian Rock” (1993) que estava a ser lançada pelo selo Record Runner.
Com importantes mudanças na formação, a Nave foi convidada a se apresentar no projeto “Progressivos” do Centro Cultural de São Paulo (1994), junto com importantes nomes nacionais do estilo, como O Terço, Terreno Baldio e Sagrado Coração da Terra, trazendo as músicas que viriam a integrar seu primeiro álbum, lançado no final de 1996.
Assim, o grupo passou a fazer apresentações em casas de shows e festivais, obtendo notoriedade em publicações especializadas do Brasil e do exterior (Itália, Japão, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha e EUA), pela originalidade de suas composições, mesclando elementos da Música Progressiva com a World-Music, o Jazz e diferentes vertentes da Música Brasileira. Em 2007, a Nave lançou o álbum “Segredos do Chão”, que traz temas e canções com letras em português que traduzem sua bagagem musical assimilada com os anos, somada aos estilos já incorporados pelo conjunto: do rock progressivo ao jazz-rock, com muita música brasileira, especialmente as influências e a inspiração do Clube da Esquina e de grupos como A Cor do Som e 14 Bis, que resultaram em novas composições que foram trabalhadas pouco a pouco, de maneira artesanal. A Nave é formada por Estevão Kalaany (guitarras e violões), Benigno Sobral Jr (Baixo e voz), Roger Troyjo (voz e percussão), Marcos Vita (teclados e voz) e Ricardo Stuani (Bateria e percussão). Hoje, a Nave está reunida novamente e pronta para novas jornadas musicais.
Músicas do álbum ‘Segredos do Chão”: 01 – Sobrevôo – Marcos Vita, Ricardo Stuani e Roger Troyjo // 02 – A Seu Tempo – Marcio Porto · Roger Troyjo · Mauricio Nascimento // 03 – D’Alma – Estevão Kalaany // 10 – Céu de Cachoeira – Estevão Kalaany · Ricardo Stuani · Roger Troyjo // 11 – Águas Claras – Estevão Kalaany · Benigno Sobral Jr
Contatos: