Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Carlos Patrício e Necka Ayala
.
CARLOS PATRÍCIO – atua no meio musical porto-alegrense desde 1980 quando obteve destaque no VII Festival Universitário MUSIPUC com a composição Vertente.
Em 1986 lançou o LP Independente Vertente com 10 composições próprias, obtendo grande aceitação do público e reconhecimento da crítica musical local, e em 1987 venceu o I Festival MPB SUL URBANO de Porto Alegre com a canção Piazada. Nesse período participou da criação e foi membro da primeira diretoria da COOMPOR, Cooperativa de Músicos de Porto Alegre.
Em 1988 mudou-se para São Paulo, onde participou de inúmeros festivais na capital e interior e apresentou-se em Casas de Cultura Municipais e Centros Culturais do Estado, Sindicatos e Projetos como o Quartas Musicais Itaú Metrô.
Em 1996 lançou o CD Subvertendo, participou dos CDs Chacarera Blues (2005) e Novo (2017) de Alexandre Vieira e como compositor participa do CD Quem Tem Boca É Pra Cantar de Zé da Terreira, CD homônimo de Mário Falcão e do CD Valentia, Tempo, Voz de Pablo Lanzoni. Em 2024, Carlos lança o álbum Revertério – Carlos Patrício & Camaradas.
O album REVERTÉRIO é o resultado da série de encontros com parceiros da música e da poesia que Carlos Patrício vem promovendo e apresentando desde 2016 em Porto Alegre, em espaços como Clube de Cultura, Café Fon Fon, Meme Estação Cultural, Comitê Latino-Americano e Espaço Viandantes em Viamão.
O álbum conta com as participações especiais de Alexandre Vieira, Mário Falcão, Johann Alex de Souza, Quinca Vasconcellos, Michelle Cavalcanti, Sebastián Jantos, Pablo Lanzoni, Marcelo Delacroix e Marcos Saraçol e a atuação dos músicos Zé Ramos na guitarra, Filipe Narcizo no baixo, Miguel Tejera no baixo acústico, Lucas Kinoshita na percussão e Felippe Pipeta no trompete.
Músicas do álbum Revertério: 01 – Revertério – Carlos Patrício // 02 – Kids e Teens – Carlos Patrício e Mário Falcão – participação de Mário Falcão (produção musical, voz, guitarra e programação eletrônica) // 03 – Rota de Navegação – Carlos Patrício e Pablo Lanzoni – part Pablo Lanzoni (produção musical, teclado e beats) // 04 – Niña – Poema de Lota Moncada musicado por Carlos Patrício – part. Violão e Voz: Michelle Cavalcanti // 05 – Piazada – Carlos Patrício – part. Marcelo Delacroix (produção musical, voz e violão) // 06 – Primas Veras – Carlos Patrício e Alexandre Vieira – voz: Carlos Patrício e Alexandre Vieira – Gravada em Porto Alegre em 2018 e Canoas em 2023
.
NECKA AYALA – A cantora e compositora gaúcha radicada na cidade de São Paulo Necka Ayala, completou 60 anos de existência ao final de agosto. Na data, Necka lançou ‘Paradeiro’ em todas as plataformas digitais. O EP autoral é o primeiro de um trabalho que registra os 60 anos da artista e será lançado em três partes.
Todas as canções foram gravadas em estúdio, ao vivo, com voz e violão de Necka Ayala e todas as composições são da gaúcha, exceto Meia-Taça, parceria com Anaadi, cantora e compositora radicada em Paris que participa da gravação. A faixa também é a única que tem o acompanhamento de Max Garcia (violão), Tuti Rodrigues (percussão), Felipe Câmara (guitarra) e Rômulo Gomes (baixo).
O álbum novo de Necka Ayala traz cinco composições inéditas e a regravação de ‘Todos os Dias’, que a gaúcha lançou em Cavalo-Marinho, seu primeiro disco, em 2001.
Necka Ayaka compõe desde os 6 anos, já trabalhou com Zé Caradípia, Alexandre Lemos, Mário Falcão, Sávio Andrade, Gisele de Santi, Gabriel Von Brixen e Ricco Nunes entre outros, e já teve canções gravadas por nomes como Zizi Possi.
Músicas de ‘Paradeiro’ (de Necka Ayala): 01 – 7 Mil Dias Infindos // 02 – Depois do Amor // 03 – Todos os Dias // 04 – Quarto Minguante // 05 – Arqui-teto // 06 – Meia-Taça – de Necka Ayala e Anaadi – voz: Necka Ayala e Anaadi
Contatos: