O SUL EM CIMA 21 / 2024

O SUL EM CIMA 21_2024_Boca Livre e Cheiro de Vida


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos das bandas Boca Livre e Cheiro de Vida
 .
BOCA LIVRE – “Rasgamundo”, o novo trabalho do Boca Livre, foi lançado em maio de 2024. O 16º álbum do grupo carioca formado por David Tygel, Lourenço Baeta, Maurício Maestro e Zé Renato é um dos mais autorais do quarteto. Com dez canções, o disco traz parcerias com Nando Reis, Guilherme Arantes, Zeca Baleiro, Márcio Borges e Erasmo Carlos, além de releituras de músicas do Los Hermanos e de Tim Bernardes e da participação especial da cantora cabo-verdiana Nancy Vieira na gravação da música Rasgamundo, cuja melodia de Zé Renato foi letrada por Lourenço Baeta com inspiração no rasga, dança afro-portuguesa do século XIX.  “O novo álbum do Boca Livre partiu da ideia do nosso reencontro, após ganharmos o Grammy de Melhor Álbum Pop Latino por ‘Pasieros‘, parceria com Rubén Blades”, diz Maestro. O Boca Livre venceu tbm o prêmio de “Melhor Grupo”, na categoria MPB, da 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira – PMB 2024.
A parceria de Zé Renato e Nando Reis gerou Rio Grande (2023), uma das mais belas músicas dos 46 anos do Boca Livre. Lançada em outubro como single, um mês após o anúncio oficial da volta do quarteto à cena, Rio Grande foi o motor que acionou em David Tygel, Lourenço Baeta, Mauricio Maestro e Zé Renato, a vontade de entrar em estúdio para gravar álbum de músicas inéditas, o que efetivamente aconteceu no início deste ano de 2024. O álbum foi gravado no estúdio Visom, no Rio, entre janeiro e fevereiro de 2024. Zé Renato tocou os violões; Maurício Maestro, os baixos elétricos; Lourenço Baeta fez as flautas e o ukulele; David Tygel, a viola caipira. Completando a banda de base, Marcelo Costa tocou as baterias e percussões em todas as faixas e João Carlos Coutinho fez os pianos acústicos e elétricos. Os arranjos vocais têm sempre a assinatura de Maurício Maestro, que escreve todas as vozes do Boca Livre desde a estreia do grupo. “Fui elaborando os arranjos e observando os detalhes de cada música, cada qual uma história única e ao mesmo tempo formando um conjunto coeso e definitivo”, define Maestro. 
Músicas: 01 – Rasgamundo  – Zé Renato e Lourenço Baeta – part esp. Nancy Vieira  // 02 – O Canto em Nós  – Zé Renato e Zeca Baleiro // 03 – Rio Grande  – Zé Renato e Nando Reis  // 04 –  Povo do Sol  – David Tygel e Márcio Borges // 05 – Dois Oceanos  – Lourenço Baeta // 06 – Prayer  – Maurício Maestro
 
CHEIRO DE VIDA – O Cheiro de Vida era uma banda composta por três grandes nomes da música instrumental do sul do Brasil: Alexandre Fonseca (bateria), André Gomes (baixo e sitar) e Carlos Martau (guitarra). Juntos formaram em 1978, em Porto Alegre, o lendário Cheiro de Vida, grupo instrumental de Jazz e Rock progressivo. Na década de 80 foram para o Rio de Janeiro e rapidamente chamaram a atenção de nomes famosos do cenário musical do Brasil e desenvolveram trabalhos com artistas como Diana Pequeno, Pepeu Gomes, Marina Lima, Djavan, Nico Assumpção, entre outros. Na bagagem destes excelentes músicos, há muita história para contar: tours no exterior, participações especiais em estúdio e shows com vários artistas renomados, a fábrica de instrumentos de Martau… Como grupo, o Cheiro de Vida gravou dois álbuns históricos. O primeiro, em 1984, contou com participações de Paulo Supekóvia, Pedro Tagliani, Renato Alscher e Augusto Licks. O segundo álbum ao vivo (1988) contou com Dudu Trentin que participou do grupo por um período. 
Atualmente separados, André, Martau e Alex continuam sendo músicos altamente requisitados em estúdios e em shows por todo o país. Gravada entre 1983 e 1984, a estréia do grupo gaúcho Cheiro de Vida tornou-se referência em todo o País para a música instrumental. O álbum registra o virtuosismo e o talento do quarteto distribuído entre o funk, o jazz e o rock progressivo, homenagens a Stanley Clarke, Hyeronymus Bosch e referências a “Nosferatu”. Recheado de grandes momentos do guitarrista Carlos Martau e do baixista André Gomes, “Cheiro de Vida” é um grande disco, mesmo ouvido décadas após seu lançamento. Músicas do álbum Cheiro de Vida (1984): 01 – Fechado para Balanço  – Cheiro de Vida // 08 – Asas Longas  – Cheiro de Vida // 09 – Entre Estrelas  – Cheiro de Vida // 10 – Crepúsculo – Carlos Martau, Paulo Supekóvia e Pedro Tagliani //  11 – Hieronymus Bosch   – Cheiro de Vida – Part de Augusto Licks // 12 – Nosferatu  – André Gomes e Paulo Supekóvia 
 
Contatos:
 
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *