Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de Alice Passos & Breno Ruiz, Cristiano Varisco e Paula Souto.
.
1) ALICE PASSOS e BRENO RUIZ – A cantora carioca Alice Passos tem se destacado como importante intérprete da música popular brasileira. Com dois álbuns solos: “Voz e Violões” (Fina Flor) e “Ary” (Biscoito Fino), disponíveis nas plataformas digitais, ela lança agora um disco de piano e voz com Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro.
“Milagres”, disco em que Alice é acompanhada ao piano por Breno Ruiz, conta também com a pianista Érika Ribeiro, os percussionistas Magno Julio e Marcus Thadeu e o violonista Rogério Caetano. Edu Lobo divide com ela a última faixa “Acalanto pra quem tem filha”. O álbum Milagres foi gravado em junho de 2023 no estúdio da gravadora Biscoito Fino, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), sob direção musical de Alice Passos e Breno Ruiz.
A ideia de criar “Milagres” partiu da cantora, grande admiradora do trabalho do pianista. Inicialmente, a dupla iria lançar apenas um EP. “Na prática, foi a Alice quem teve a ideia de fazer o álbum e me chamou para dividir. Como é uma cantora especialíssima e muito segura, que imprime à interpretação seu caráter singular, com respeito máximo à obra que canta, pensei: que sorte a minha!”, contou Breno Ruiz, que acredita que o novo trabalho contribui por dar continuidade e renovar o legado deixado por artistas que formaram a identidade musical e literária do Brasil, como exemplo Dorival Caymmi e Tom Jobim, na música, a Manuel Bandeira, na poesia, e Guimarães Rosa, na prosa. Para o pianista, estes e outros artistas conseguiram “traduzir” a verdadeira alma dos brasileiros e foram capazes de tornar o país um lugar que se reinventa de várias formas a todo momento.
Ambos professores, ele de piano em São Paulo, ela de canto no Rio, Breno Ruiz e Alice Passos tem em comum também sólidas e criteriosas trajetórias artísticas. Ainda muito jovens, já são muito admirados. Ele participou de vários shows e discos coletivos, e já lançou dois discos solo, “Cantilenas brasileiras” (também de sua parceria com Paulo César Pinheiro) e, este ano, “Pequenas Impressões sobre o caos”, de sua nova parceria com o letrista Roberto Didio, que aponta para outra dimensão de sua inspiração, mais urbana. Já Alice, pesquisadora nata, lançou em 2016 “Voz e Violões”, uma magnífica pesquisa sobre a obra de compositores contemporâneos que fazem suas músicas ao violão, e, em 2020, “Ary”, desta vez um mergulho no passado (mas de forma contemporânea, acompanhada pelos violonistas André Siqueira e Maurício Massunaga), na obra de Ary Barroso. Músicas de Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro – na voz de Alice Passos: 01 – Milagres // 02 – Cantiga de Menina // 03 – Marajoara // 04 – Viola de Mágoa – part Rogério Caetano // 05 – Contradança // 06 – Acalanto pra quem tem filha – part Edu Lobo
.
2) CRISTIANO VARISCO – Aline (2013) é a primeira incursão solo do compositor e músico Cristiano Varisco. É uma das novidades mais bem-vindas da cena musical brasileira contemporânea. Desvendando suas peças musicais, o álbum retrata uma ruptura recente na caminhada de Varisco, isto é: a divisão de seu cotidiano entre as coisas fúteis da metrópole e a vida inspiradora no campo. As sonoridades que você encontrará em Aline refletem as idas e vindas do guitarrista, cuja vida diária é dividida entre os caminhos bucólicos do interior e as ruas e avenidas da capital. Em seus 50 min de música instrumental, o álbum viaja entre estilos, às vezes incomuns, às vezes tradicionais: folk, psicodélico, clássico, rock, blues, entre outras sonoridades. Na verdade, o álbum pertence a uma trilogia. O segundo volume: Trilhas Sonoras Para Filmes Imaginários (2014), seguido por Lúcia McCartney (2015) um tributo à literatura.
Cristiano Varisco, além de guitarrista, é graduado em jornalismo e licenciado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele é, também, professor de música nas escolas públicas, radialista e produtor musical. Por um longo tempo foi guitarrista do legendário outsider, músico e compositor Júlio Reny. Além disso, trabalhou ao lado do maestro Tiago Flores (Orquestra de Câmara da ULBRA) como solista nos concertos DANA em 2009.
Músicas do álbum Aline (de Cristiano Varisco): 01 – Solitude 118 // 02 – Tempo // 03 – Pedal da Cidade // 04 – O Lago dos Afazeres // 05 – Espiral Lunar // 06 – The Ultrajeto
.
3) PAULA SOUTO – Começou a estudar canto na Fundação das Artes de São Caetano do Sul ao mesmo tempo em que fazia aulas particulares de música popular com a cantora Ná Ozzetti, com quem começou a conhecer repertório de música brasileira. Em 1998 foi estudar canto e música na Los Angeles College of Music. Um ano intensivo de aulas com muito repertório de Jazz, R&B e Pop e também muita música brasileira.
Paula Souto comenta sobre suas novas canções: Sua Canção e Ciclos de Mim:
A “Sua Canção” é uma canção minha, letra e música, com arranjo de Deni Domenico (que tocou todos os instrumentos e fez backing vocals também), foi lançada em 2023. Uma canção que fala sobre como vem a inspiração de compor. Tenho um carinho enorme por ela!
A “Ciclos de Mim” é uma canção minha com letra de minha amiga escritora e poetisa Valéria Pandjiarjian, foi lançada em março deste ano. Uma canção bem feminina, inspirada num momento de vida de uma amiga nossa, a cantora Railídia Carvalho, que é uma fortaleza de mulher! Arranjo de Deni Domenino, com Deni no violão e cavaco, Elisa Goritzki nas flautas, Gê Cortes no baixo e Lucas Brogiolo nas percussões. Uma canção inspiradora e amorosa.
Músicas (Singles): 01 – Sua Canção – Paula Souto // 02 – Ciclos de Mim – Paula Souto e Valéria Pandjiarjian
Contatos: