O SUL EM CIMA 18 / 2024

O SUL EM CIMA 18_2024_O Terço_Rafael Beck e Felipe Montanaro


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos da Banda O TERÇO e do Duo RAFAEL BECK e FELIPE MONTANARO
 .
O TERÇO – É uma banda formada no Rio de Janeiro em 1968. Inicialmente era um trio: Jorge Amiden (guitarra), Sérgio Hinds (contrabaixo) e Vinícius Cantuária (bateria). Em linhas gerais, o Terço originou-se de dois grupos anteriores, denominados Joint  Stock Co. e Hot Dogs. A banda começou tocando rock clássico, mas logo tendeu ao rock progressivo e ao rock rural e pop caracterizando o som e a diversidade musical da banda. 
O Terço nessa época tocava em diversos festivais. Com a Canção “Velhas Histórias”, composta por Renato Correa e Guarabyra, o grupo ganhou o Festival de Juiz de Fora. Em um Festival universitário, a banda ficou em 2º lugar defendendo a música “Espaço Branco” de Vermelho e Flávio Venturini. A banda também classificou as músicas “Tributo ao Sorriso” e o “Visitante”, em duas edições do Festival Internacional da Canção (FIC), o que levou a banda a se tornar o grupo revelação pela mídia especializada.
No pico de sua arte, o Terço era Sérgio Hinds no vocal e guitarras, Sérgio Magrão no baixo, Luiz Moreno nas baquetas e, único mineiro entre cariocas, Flávio Venturini nos teclados, último a integrar a trupe, indicado que foi por um conterrâneo famoso de apelido Bituca. Juntos gravaram em 1975, o terceiro disco, Criaturas da Noite. Já em 1976, os músicos foram morar juntos em uma fazenda, em São Paulo. Lá, conceberam um novo álbum, intitulado Casa EncantadaO disco seguiu a mesma linha do anterior, com rock progressivo, músicas instrumentais e a influência do rock rural. Casa Encantada foi mais um gol d’O Terço, que se consolidou em definitivo como uma banda diferenciada dentro do rock e da música brasileira. 
A formação atual d’O Terço é Sérgio Hinds (guitarra e vocal), Flávio Venturini (teclado e vocal), Sérgio Magrão (baixo e vocal) e Fred Barley (bateria e vocal). Paralelamente, Sérgio Hinds (fundador e único membro a participar de todas as fases do grupo, em atividade há mais de 50 anos), construiu uma carreira solo como instrumentista e colaborou em shows e gravações de artistas consagrados da MPB, da qualidade de Jorge Ben Jor, Ivan Lins e Marcos Valle, entre outros. Outro reconhecimento foi sua inclusão como um dos 70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão, em lista elaborada pela revista Rolling Stone Brasil. Em 2021, Sérgio Hinds ao lado do jornalista e pesquisador Nélio Rodrigues, lançou o livro “O Terço – 50 Anos” pela Editora Ibrasa.  Músicas do programa: 01 – Hey Amigo – Cézar de Mercês // 02 – Tributo ao Sorriso  – Sérgio Hinds e Jorge Amiden // 03 – Criaturas da Noite  – Luiz Carlos Sá e Flávio Venturini // 04 – Jogo das Pedras  – Flávio Venturini e Cézar de Mercês // 05 – Pássaro – Sá / Guarabyra // 06 – Casa Encantada  – Sá / Flávio Venturini 
 .
DUO RAFAEL BECK e FELIPE MONTANARO – O flautista Rafael Beck e o pianista Felipe Montanaro apresentam seu primeiro álbum “Fantasia Brasil”, que foi lançado pela Gravadora Biscoito Fino. O repertório é formado por canções e temas instrumentais da música brasileira, com composições de Djavan, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, além de um tema autoral do duo. Os músicos se conheceram em janeiro de 2023 e encontraram em comum a paixão pela música instrumental e referências de artistas como Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Egberto Gismonti, entre outros. Nascidos em São Paulo, Rafael mora em Atibaia e Felipe em Bragança Paulista, interior da capital. 
RAFAEL BECK – O músico hoje com 23 anos, iniciou seus estudos de flauta doce aos seis anos de idade. Aos sete, gravou seu primeiro CD, com um repertório bastante eclético que ia de Tom Jobim a Beatles, passando por Dorival Caymmi e Pixinguinha. Dos onze aos dezessete anos, cursou a Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP – Tom Jobim, ingressando em seguida na Faculdade Souza Lima, em São Paulo, onde em 2022 concluiu o curso e se formou Bacharel em música. Com mais de sete anos de carreira, Rafael já teve participações em shows dos artistas Dominguinhos, Ivan Lins, Hermeto Pascoal, além de dividir palco  com vários instrumentistas, entre eles, o genial Proveta. Participou de diversos Festivais de Música Instrumental por todo país e shows em vários Sescs, incluindo o importante “Instrumental Sesc Brasil”. 
FELIPE MONTANARO – Atualmente com 18 anos, iniciou os estudos musicais no piano aos oito e foi descobrindo outros instrumentos, como sanfona, baixo, violão e escaleta. Ao longo desses dez anos, estudou com músicos como André Marques, Itiberê Zwarg, Benjamim Taubkin e Toninho Ferragutti.
Felipe integra também o Trio Maniva, um grupo de música instrumental com composições autorais que trazem elementos da música brasileira como baião, frevo, samba e maracatu, além de releituras de consagrados artistas brasileiros.
Músicas do programa: 01 – Pedro Brasil  – Djavan // 02 – Estrada do Sol / Chovendo na Roseira  – Dolores Duran e Tom Jobim  / Tom Jobim // 03 – Receita de Samba  – Jacob do Bandolim // 04 – Tema Pro Ricardo – Rafael Beck e Felipe Montanaro // 05 – Frevo Novo  – Hermeto Pascoal // 12 – Galope’s Dance  – Ivan Lins – part especial: Ivan Lins
 .
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *