O SUL EM CIMA 15 / 2024

O SUL EM CIMA 15_2024 OK


 
Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de FLOR GRASSI e das bandas DONACLARA.  e  TUYO
 .
1) FLOR GRASSI – A cantora e compositora, residente em Belo Horizonte, lançou em maio de 2024 o EP “Novelo”, com produção do selo Música aos Montes. O trabalho traz um ar nostálgico, fruto da identidade da artista que celebra clássicos da música popular brasileira. Do chorinho ao samba jazz, o lançamento brinca com arranjos instrumentais e vocais, que ressaltam a voz potente da cantora, e reverencia ícones, como Elis Regina e Chico Buarque. O EP é resultado de um trabalho coletivo, parte do propósito do selo localizado entre os mares de morros de Belo Horizonte. “Novelo” traz composições de Flor e colaborações com outros artistas, como Dan Oliveira, Lido Loschi, Luiz Henrique Garcia, Davi Leão e Diogo Lucrécio. Outros músicos renomados da capital mineira participaram das gravações, como o violonista Juarez Moreira, o bandolinista Marcos Frederico e Cícero Lucas, percussionista e ator, uma das estrelas de “Marte Um”. 
Da bossa nova ao tropicalismo, Flor Grassi coleciona referências como Elis Regina e Caetano Veloso. Filha do diretor de cinema Tiago Arakilian e neta do ator Antonio Grassi, teve a arte misturada à vida desde o princípio.  Apesar de muito nova, aos 18 anos de idade, Flor expõe muita maturidade artística – perceptível na voz firme e encorpada. Em Belo Horizonte, onde reside hoje em dia, realizou cursos e oficinas no Grupo Galpão e no Grupo Corpo, grupos mineiros mundialmente reconhecidos no teatro e na dança, respectivamente.  Músicas do pgm:  01 – Novelo  – Dan Oliveira e Lido Loschi  –  part.  Juarez Moreira // 02 – Evinha  – Flor Grassi, Davi Leão, Dan Oliveira e Cruvinel // 03 – Dia Dourado  – Flor Grassi, Davi Leão e Dan Oliveira // 04 – Todos os Versos – Flor Grassi, Dan Oliveira e Diogo Lucrécio – part.  Diogo Lucrécio // 05 – Tela  – Flor Grassi e Davi Leão  – part. Davi Leão // 06 – O Brasil que cai no samba  – Dan Oliveira e Luiz Henrique Garcia  – part. Cícero Lucas 
 
2) BANDA DONACLARA. – “Prova” é um trabalho apresentado pela banda mineira donaclara. e foi lançado no último mês de 2023, pouco após o grupo comemorar seu primeiro ano de existência. O EP é um conjunto de cinco faixas compostas e produzidas entre junho e outubro desse mesmo ano. O EP Prova inaugura os passos da donaclara. em direção à construção de trabalhos mais extensos, focados em mergulhar o ouvinte num mundo especial. A banda, formada em 2022, sempre teve o impulso pelas composições autorais e por uma busca incessante por um som único e corajoso.
“Prova” é uma primeira aventura da donaclara. e é repleta de bom gosto e originalidade. A banda donaclara. é formado por João Pedro Marri, Leonardo Feldman e Rafael Gomide.  Músicas do pgm: 01 – Sem Pressa – João Maria Lourenço, João Pedro Marri, Rafael Gomide, Leonardo Feldman, Lucas Angelo // 02 -Fundo do Mar  – João Pedro Marri, Rafael Gomide, Leonardo Feldman
 .
3 – TUYO – É uma banda formada em Curitiba em 2016. Com uma estética que une voz, beat e outros elementos a temas existenciais, a Tuyo é formada por Machado, Lio e Lay Soares. Transitando entre a organicidade e texturas eletrônicas, o trio passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop. Sem medo de sair da superfície, a Tuyo cria um som flutuante, repleto de força e sensibilidade.  Em 2017, lançaram o EP “Pra Doer” e em 2018 o disco “Pra Curar. Alguns anos atrás, desde a pandemia de covid-19, os artistas conquistaram muitos objetivos e participaram de muitos projetos, como lançamento do álbum Chegamos Sozinhos em Casa (2021) dividido em dois volumes, indicação ao Grammy Latino 2021 (Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa), participação no Primavera Sound Barcelona, entre outros projetos.
A banda Tuyo compôs, produziu e lançou o terceiro disco de estúdio da carreira, intitulado Paisagem, lançado em abril / 2024. O tempo também mostra uma evolução sonora da Tuyo, que passou a explorar os mais diversos tipos de sonoridade além dos sintetizadores e violões característicos. A faixa  “Apazigua”,  mescla a sonoridade clássica do maestro carioca Arthur Verocai com a do beatmaker, produtor e DJ mineiro VHOOR. Com uma mistura de elementos tradicionais da música brasileira, citação à “O Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga, e tendências contemporâneas, a obra resulta em um som que é familiar e, ao mesmo tempo, inovador, em uma narrativa sobre encontrar paz além da dor. “Pra mim foi um prazer trabalhar com essa banda que faz música com o coração”, comenta Verocai, que não foi a única participação especial do terceiro disco de estúdio da Tuyo. A banda também trabalhou com outros dois cantores: Joca, em “Devagar,” e Luedji Luna, em “Paisagem.”
‘Paisagem’ mostra uma Tuyo cada vez mais relevante e confiante do que nunca. Com três discos de estúdio no mundo, o trio de Curitiba comprovou mais uma vez a própria força, com músicas complexas e uma sonoridade ímpar.
Músicas do álbum Paisagem: 01 – Devagar  – Lilian Soares, Layane Soares, Jean Machado, Lucs Romero e Joca – part. Joca // 02 –  Apazigua- Lio, Lay, Machado, Lucs Romero, VHOOR, Arthur Verocai, Zé Dantas, Luiz Gonzaga  //  03 – Me Distraí – Lilian Soares, Layane Soares, Jean Machado, Lucs Romero // 04 – Maravilha  – Lio, Lay, Machado e Lucs Romero // 05 – Paisagem  – Lay; Lio; Machado; Lucs Romero; Luedji Luna; Vhoor –   part. Luedji Luna // 06 – Dentro dessa Noite   – Lilian Soares, Layane Soares, Jean Machado, Lucs Romero, JLZ //07 – Infinita  –  Lay; Lio; Machado; Lucs Romero
 
Contatos:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *