O SUL EM CIMA 18 / 2023

O SUL EM CIMA 18 2023


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de NINA WIRTTI e FERNANDO JAPIASSÚ
 
NINA WIRTTI – Gaúcha radicada no Rio de Janeiro há 17 anos, Nina Wirtti traz em seu novo trabalho uma fusão entre a música urbana carioca com suas raízes na cultura de fronteira tão características da sua terra natal, o Rio Grande do Sul. O trabalho propõe um olhar contemporâneo e místico para essas culturas.

Flor da estrada é disco que cultua a liberdade em repertório em que Nina cruza tradições e contemporaneidades sob a moderna direção musical do irmão Guto Wirtti (guitarra, violão, baixo, teclados e sintetizadores) e Marcelo Costa (percussões), produtores do álbum ao lado da artista. Em temática que privilegia gêneros genuínos da artista, bem como a exaltação às particularidades do cancioneiro produzido no seu estado natal – o Rio Grande do Sul – junto à países vizinhos como Argentina, Paraguai e Uruguai, Wirtti apresenta seu lado autoral e o refino de composições assinadas por nomes como Cartola, Hermínio Bello de Carvalho, João Nogueira, Chico César, Marcos Sacramento e Socorro Lira, além do historiador Luiz Antônio Simas. Formatado em estúdio entre 2020 e 2022, tendo como norte o show transmitido pela artista pela internet na era pandêmica com Guto e Marcelo, o álbum Flor da estrada se afina com as pautas comportamentais e políticas dos tempos atuais sem cair em terreno panfletário. Musicalmente, o disco está enraizado no mix de guitarras, sintetizadores e percussões, ecoando ancestralidades afro-brasileiras e tradições gaúchas. As participações especiais são Luis Barcelos (bandolim), Bebê Kramer (acordeon) e Clarissa Ferreira (violino) que também é escritora contemporânea e cunhou o termo “gauchismo liquido” ao questionar as tradições patriarcais e racistas que marcam a cultura gauchesca em contraponto com as canções libertárias. 

Virtuose, lirismo, garra e muita personalidade são características marcantes nas interpretações de Nina Wirtti, que traz também para o inovador Flor da Estrada, composição de sua autoria, além de assinar a co-produção musical do álbum.
Músicas: 01 – Donas da Alegria  – Luiz Antonio Simas //  02 – Brasillhana  –  Talo Pereyra e Robson Barenho  // 03 – Bela Cigana  – João Nogueira e Ivor Lancellotti  – feat Marcelo Costa // 04 – Cheirando a Primavera – Talo Pereyra e Robson Barenho – feat Bebê Kramer // 05 –  Cativeiros – Antonio Gringo – feat Antonio Gringo e Grazie Wirtti //  06 – Teus Olhos – Nina Wirtti e Marcos Sacramento – feat Luis Barcelos  // 07 – Deusa Livre – Socorro Lira e Chico César  – obs.: voz de Socorro Lira introduz Deusa livre, parceria da compositora paraibana com o conterrâneo Chico César.

FERNANDO JAPIASSÚ – Nascido na Paraíba, capital, filho de pais pernambucanos que lá estavam a trabalho, Fernando Japiassú muda-se para o Recife aos 12 anos de idade. Participa do forte movimento de bandas de rock dos anos 80 tocando e compondo para A Banda, Cidade Vazia, Zerbo (o croata), Siricongados, entre outras. Entra para o Conservatório Pernambucano de música para estudar violão clássico com Guilherme Calzavara e faz a sua formação teórica com os maestros Revoredo e Edson Rodrigues. Depois cursa o bacharelado em violão com o professor Mauro Maibrada na UFPE. Fã do processo de gravação e produção musical, tem seu primeiro contato com estúdios em 1988 sob a produção de Paulo Raphael. A partir dos anos 90 começa a trabalhar com gravações e produções de trabalhos artísticos e publicitários. Em 2014 constrói o estúdio Toca do Japi onde tem oportunidade de gravar nomes como Fagner, Léo Gandelman, maestro Spok, Mestrinho, entre outros e começa a trabalhar no seu disco Confraria da Toca, que finalmente é lançado em 2020 e que conquistou o 11º Prêmio da Música de Pernambuco.

Confraria da Toca é ponto de chegada de uma carreira de décadas do instrumentista Japiassú. Receber amigos músicos em sua casa ao longo de diversos anos é um privilégio de poucos. O compositor Fernando Japiassú soube aproveitar o presente com grande habilidade. Dos encontros com Silvério Pessoa, Isabela Moraes, Lucas dos Prazeres, Almério, Josildo Sá e dezenas de outros artistas, saíram as faixas que compõem o disco Confraria da Toca, lançado em janeiro de 2020. Um catálogo de memórias e imersões musicais que registram não apenas a versatilidade de Japiassú, mas a delicadeza para trabalhar com a multiplicidade.
Músicas: 01 – Confraria da Toca – Augusto Silva, Fernando Azula, Fernando Japiassú, Gilberto Bala e Renato Bandeira – part especiais: Riáh e Pepê da Silva // 02 – Logoff  – Fernando Japiassú/Danilo Mariano – part especial: Almério // 03 – Balada do Amado Ausente  – Augusto Silva, Fernando Japiassú, Gilberto Bala e Renato Bandeira – part especiais: Almério e Renato Bandeira // 04 – Vagão  – Fernando Japiassú e Paulo Valença – part especiais:  Maciel Melo e Júlio César Mendes // 05 – Canção em Preto e Branco  – Fernando Azula e Fernando Japiassú – part especiais: Isabela Moraes e Lucas dos Prazeres // 06 – A Ciranda   – Danilo Portela, Fernando Japiassú e André Matos – part especiais: Mazo Melo e Reppolho // 07 –  Aos que Esperam  – Fernando Japiassú e Danilo Portela – part especiais: Silvério Pessoa e Renato Bandeira 

Contatos:

https://www.instagram.com/ninawirtti/

https://www.instagram.com/fernandojapiassu.oficial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *