Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de ADRIELI SPERANDIR e VANESSA MORENO
ADRIELI SPERANDIR – Aos 23 anos, a jovem cantora que tem como maior influência a música brasileira, busca em seu trabalho referenciar os grandes clássicos da MPB, sempre com roupagens modernas e atuais. Em 2018 foi vencedora de um dos maiores festivais da América Latina, o Musicanto Latino-Americano, levando para casa os prêmios de melhor intérprete e primeiro lugar. Também, no mesmo ano, conquistou o primeiro lugar do festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo. No ano de 2019, recebeu o prêmio de Destaque dos Festivais, organizado pelo Portal Ronda dos Festivais, como intérprete feminino por sua atuação nos festivais do estado. Em 2020, com a composição “O Mundo é um Samba”, ficou entre as 10 canções premiadas no Festival Nacional da Canção em Minas Gerais (FENAC), sua primeira e bem sucedida experiência nacional. Como compositora, Adrieli teve suas primeiras autorias em parceria com seu pai Adriano Sperandir, tendo como temas centrais, o social, a natureza e as causas em prol da mulher.
Além dos festivais, Adrieli participa de espetáculos reconhecidos no estado como: Para Sempre, Elis! Dons e Tons, Encanto de Natal; Luzes da Paixão – Via Sacra e em março de 2023 estreou o show Primavera Brasileira, iniciando a turnê de lançamento do seu trabalho de estréia, o álbum Primavera Brasileira, disponível também em todas as plataformas digitais. Participam desse trabalho: Adriano Sperandir (guitarras), Cristian Sperandir (teclado), Caio Maurente (contrabaixo), Sandro Bonato (bateria) e Bruno Coelho (percussão).O álbum foi gravado em Osório (2020), produção musical de Adriano Sperandir, Arranjos de Cristian Sperandir e Adriano Sperandir, Mix e Master por Adriano Sperandir, Estúdio Cia A3. Produção executiva de Adriana Sperandir.
Músicas: 01 – Imitando Hermeto – Cristian Sperandir e Caio Martinez // 02 – Perder a Linha – Adrieli Sperandir e Adriano Sperandir // 03 – O Mundo é um Samba – Adriano Sperandir, Thiago Suman e Guilherme Suman // 04 – Amor Assim – Jéssica Berdet // 05 – Novamente – Adriano Sperandir e Rômulo Chaves // 06 – Saia Rodada – Edu Martins
VANESSA MORENO – A cantora e compositora paulista, apresenta seu sétimo álbum. Ela acaba de lançar nas plataformas digitais, SOLAR, disco em que apresenta repertório de canções autorais, inéditas e algumas releituras. Ao lado de Michael Pipoquinha (baixo), que assina uma das composições, Felipe Viegas (teclas) e Renato Galvão (bateria), a artista traz a esse trabalho, atmosferas diferentes, com arranjos que foram concebidos de forma coletiva entre ela e os músicos. O disco remete a um ambiente de movimento, de caminhar junto com quem se tem afinidade, de vida, de calor, e acima de tudo, Solar, como é a música autoral que abre e dá nome a esse álbum.
Vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018 na categoria “Cantora”, e em 2021 como “Cantora” e também “Autora”, Vanessa Moreno se destaca como uma das maiores revelações musicais no Brasil. Vanessa participou de diversas gravações e shows com artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Edu Lobo, Rosa Passos, Mônica Salmaso, Maria Gadú, Criolo. Em 2022, Vanessa subiu ao palco ao lado de Edu Lobo, à convite do próprio compositor, para espetáculos que contaram também com a participação de Ayrton Montarroyos. E em dezembro, ela cantou no Montreux Jazz Festival, na edição do Rio de Janeiro, com Salomão Soares. No início desse ano, a cantora foi convidada para fazer o show de abertura de Paulinho Moska e Zélia Duncan no Circo Voador, na capital carioca, sendo convidada pelo próprio músico. Sua discografia inclui ‘Vem Ver (2013) e Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil (2016)’ com Fi Maróstica, o CD solo “Em Movimento” (2017); em duo com o pianista paraibano Salomão Soares “Chão de Flutuar” (2019) e Yatra-Tá (2021) e o CD solo Sentido (2021).
Músicas:01 – Solar – Vanessa Moreno // 02 – Pedra do Sol – Vanessa Moreno e Dani Gurgel // 03 – O Silêncio das Estrelas – Lenine e Dudu Falcão // 04 – Zimbadoguê – Vanessa Moreno e Dani Gurgel // 05 – Coisas do Brasil – Guilherme Arantes // 06 – Girassóis – Vanessa Moreno
Contatos: