O SUL EM CIMA 07 / 2023

O SUL EM CIMA 07 2023


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de  Ná Ozzetti e Marcoliva & Cláudio Schuster.
 .
NÁ OZZETTI – Maria Cristina Ozzetti, conhecida como Ná Ozzetti, nasceu em São Paulo no dia 12 de dezembro de 1958. A prática musical se iniciou em casa em companhia de seus irmãos. Estudou piano na infância, começou a cantar na adolescência e, já adulta, formou-se em artes plásticas. Em 1979 iniciou sua carreira musical com o Grupo Rumo, com o qual fez muitos shows e gravou 6 LPs.
Lançou o primeiro álbum solo em 1988, intitulado NÁ OZZETTI, pelo qual recebeu o Prêmio Sharp de revelação feminina na categoria MPB. No segundo disco, NÁ, lançado em 1994, passou a apresentar suas composições. Com este disco conquistou o Prêmio Sharp do ano nas categorias de ‘melhor disco’ e ‘melhor arranjador’ (Dante Ozzetti) no segmento pop-rock.  
Depois lançou os álbuns Love Lee Rita (1996), Estopim (1999), Show (2001), Piano e Voz (com André Mehmari 2005), DVD Piano e Voz (com André Mehmari 2006), Balangandãs (2009), Meu Quintal (2011), Embalar (2013), Ná e Zé (2015), Thiago França (com o grupo Passo Torto 2015). Ao longo de sua carreira participou de projetos com outros artistas, entre eles Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Suzana Salles, Itamar Assumpção, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, etc
Em fevereiro de 2023 chegou as plataformas digitais o EP “Ná Ozzetti canta Zécarlos Ribeiro”. Há tempo Zécarlos vem burilando a idéia de um trabalho solo. Em dezembro, o artista abriu seu baú de inéditas com o lançamento de ‘Roupas no Varal’, single que anunciou o EP. Zécarlos Ribeiro e Ná Ozzetti começaram a carreira juntos no grupo Rumo, um dos principais nomes da Vanguarda Paulista nos anos 1980. Principal compositor junto com Luiz Tatit, Zécarlos é autor de clássicos como ‘Ladeira da Memória’, ‘Falta alguma Coisa’, ‘Bem Alto’, ‘Jackson Jovem’, ‘Quero Passear’ e continua produzindo. 
‘Ná Ozzetti canta Zécarlos Ribeiro’ reúne duas composições solo de Zécarlos, duas parcerias com Geraldo Leite – outro companheiro do Rumo, e uma com Danilo Penteado, responsável pela produção, direção musical e arranjos do EP. A gravação, mixagem e masterização são de Jonas Tatit. 
Músicas: 01 – Sonho – Zécarlos Ribeiro e Danilo Penteado // 02 – Laura – Zécarlos Ribeiro // 03 – Vamos Desembarcar – Zécarlos Ribeiro // 04 – Uma Receita de Amar – Zécarlos Ribeiro e Geraldo Leite // 05 – Roupas no Varal – Zécarlos Ribeiro e Geraldo Leite
 .
MARCOLIVA & CLÁUDIO SCHUSTER –  A parceria entre o cantor e compositor Marcoliva e o poeta Cláudio Schuster chegou às plataformas digitais no Dia Mundial da Poesia, dia 21 de março. O álbum ‘Há um blues no fim do túnel’ celebra paixão e transgressão. Com diversidade de ritmos, a unidade percorre as oito faixas pela intensidade das interpretações, pelos delírios poéticos e pelos arranjos de Rafael Calegari, que criam o clima para paixões insanas, transgressão e inconformismo. Se o blues é o caminho, por essa estrada passeiam ainda a MPB, o pop e a milonga, que se cruzam para resultar essencialmente em música brasileira. 
‘A criação de Marcoliva amplificou meus delírios poéticos. O álbum é um convite a uma experiência com emoções que remetem à liberdade, prazer, rupturas e, por isso mesmo, à utopia e à esperança’, aponta Cláudio Schuster.
‘É um projeto de vida. Conseguimos reunir artistas inspirados e inspiradores, numa ambiência de criação coletiva que resultou em um álbum surpreendente. No show de pré estréia, realizado em novembro, percebemos que o resultado foi tão encantador para o público quanto tem sido para nós’, lembra Marcoliva. 
A parceria iniciou após se conhecerem no sarau PalavrAcanção, em Florianópolis (SC), em 2019. Em 2021, Marcoliva e Cláudio Schuster iniciaram as composições. O projeto é levar o show, que tem ainda participação de poetas convidados, com performances feitas da platéia, para turnês por Santa Catarina e outros estados. 
MARCOLIVA – Gaúcho de Carazinho, radicado em Florianópolis (SC) desde 1994, tem cinco álbuns gravados com Tatiana Cobbett: Parceiros (2001), Bendita Companhia (2009), Sonora Parceria (2012), Corte Costura (2014) e Sawabona Shikoba (2016).  É autor de três livros: Dupla Poesia (2018), De A a Z: Uma História Poética do Boi-de-mamão na Ilha de Santa Catarina (Ed.Bernúncia, 2012) e Paralelepípedo Poema (Editora Lesma, 2016). Lançou os singles Todos Os Santos, Pela Janela, Aeroplanos, Meu Senhor dos Desgraçados, Xote Para Ti e seu primeiro EP, Cara a Cara, ao final de 2021.
CLÁUDIO SCHUSTER – Jornalista e escritor, é gaúcho de Pelotas e vive em Florianópolis desde 1986. Tem sete livros publicados: crime perfeito (publicação do autor – 1994), risco (publicação do autor – 1997), bluz (Blocos – 1999), beba poesia (Insular – 2016), beba poesia volume II (Mondrongo – 2019), Vai dar merda (crônicas – Editora Mondrongo – 2021) e beba poesia volume III (Editora Mondrongo – 2022). Este é seu primeiro trabalho como letrista.
Músicas (de Marcoliva & Cláudio Schuster): 01 – Os Elefantes tocam Blues // 02 – Aguardente // 03 – Blues de Breque // 04 – Leve // 05 – Solidão – em parceria com Rafael Meksenas // 06 – Sem Cabimento 
 .
Contatos:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *