O SUL EM CIMA 25 / 2022

Programa O Sul em Cima 25 - Giselle Frufrek e Chico Lobo


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de  Giselle Frufrek e Chico Lobo.

GISELLE FRUFREK – Diversa e plural, farejadora de espaços de liberdade, arte-educadora, escritora, cantora, dançarina, atriz, num entrelaçar de linguagens, inaugura-se como cantautora no álbum MAR DE DENTRO – histórias de beira e luar, lançado em setembro de 2021. 

Habitando em Osório, no Litoral Norte do RS como uma constante aprendiz da natureza humana, após 15 anos de bailes da vida, palcos e rodas, pelos muitos Brasis, outras américas e áfricas, parte integrante do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, traz em suas canções as histórias e paisagens imagéticas do jeito de viver deste litoral. Dos quilombos aos guaranis, da vegetação ao hibridismo, da poesia e religiosidade, vai cantando sobre os ossos de suas memórias trazendo-lhes vida. 
Manifesta também o ato revolucionário de cantar vivências de mãe e filha, com Yasmim Frufrek na canção ‘Moinhos de Vento’ composta pelas duas mulheres em intergeração. 
Músicas: 01 – Moinhos de Vento – Giselle e Yasmim Frufrek // 02 – Alto do Morro Alto –  Carlos Hahn e Loreno Santos // 03 – Flor de Leão – Giselle Frufrek e Murilo Silvestrim // 04 – Marés – Giselle Frufrek e Wilher Welter // 05 – Oxalá – Luis Perequê // 06 – Caiada – Giselle Frufrek // 07 – Casa de Rezo – Giselle Frufrek e Adriano Sperandir 
 .
CHICO LOBO – Natural de São João Del Rey, o violeiro Chico Lobo tem mais de 40 anos de carreira e é considerado pela crítica um dos artistas mais atuantes no cenário nacional na divulgação e valorização da cultura de raiz brasileira. 
Com 27 CDs lançados, dois DVDs, livro e shows por todo o Brasil e diversos países como Portugal, Itália, China, Canadá, Argentina, Chile, Colômbia, o músico canta suas raízes e as conecta com nossa contemporaneidade. Folias, catiras, modas, batuques, causos e toques de viola, desfilam com alegria em suas apresentações. Venceu por quatro vezes o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Artista Regional, prêmio que acontece anualmente em Brasília e foi homenageado com a Medalha de Honra 2021 da Universidade Federal de Minas Gerais pela sua relevante atuação na cultura e sociedade.O artista mantém em sua cidade natal o Instituto Chico Lobo, que desenvolve projeto de ensino de viola e cultura raiz para as crianças das zonas rurais na cidade mineira de São João Del Rey. Desde 2006 Chico Lobo mantém relação artística com Portugal no Encontro de Violas em parceria com o músico e parceiro português Pedro Mestre, representante maior da viola campaniça da região do Alentejo. 
O Tempo é Seu Irmão, 27º disco da carreira de Chico Lobo, foi lançado em formato físico em maio de 2022 pela gravadora e produtora Kuarup. O novo álbum que tem texto de apresentação no formato físico, assinado pelo prestigiado jornalista Chico Pinheiro, traz músicas inéditas e autorais, compostas em 2021. Além de assinar a maioria das composições, Chico Lobo também apresenta parcerias com Edmundo Bandinelle, Eudes Fraga, Jorge Nelson, Carlos Di Jaguarão e Thales Martinez. 
O trabalho apresenta participações muito especiais, todas referências para Chico Lobo e que fazem parte da história da música brasileira: Luiz Caldas, Kleiton & Kledir, Tetê Espíndola e Sérgio Andrade, da Banda de Pau e Corda. Produzido por Ricardo Gomes, grande parceiro musical de Chico Lobo, fundamental para o resultado sonoro do álbum, que também assina baixos, violões, teclados, o trabalho tem as presenças marcantes de Leo Pires (bateria), Marcello Sylvah (violão), Sérgio Rabelo (violoncelo), Gih Saldanha (vocais), Delano (steall), Cristiano Caldas (piano), Clevin Moreira (acordeon), Marcelo Fonseca (violino) e como músico convidado o percussionista Carlinhos Ferreira.
A temática parte de reconhecer que o tempo é essencialmente um ‘parceiro’ fundamental e dentro dessa perspectiva, até mesmo e sobretudo nesta situação difícil enfrentada mundialmente pela Covid-19, até isso, o tempo cuidará de trazer de volta a tão almejada e merecida serenidade. 
Músicas: 01 – Rio e Mar – Chico Lobo – participação de Kleiton & Kledir  // 02 – Madeira – Chico Lobo // 03 – Sementeira – Chico Lobo / Eudes Fraga – Participação de Luiz Caldas // 04 – Lua e Sol – Chico Lobo – Participação de Tetê Espíndola // 05 – O Tempo é seu irmão – Chico Lobo // 06 – Indagorinha – Chico Lobo e Carlos Di Jaguarão – participação de Sérgio Andrade
 .
Contatos:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *