Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de Paula Santoro e Leandro Bertolo
PAULA SANTORO – Considerada uma das maiores intérpretes de sua geração, Paula Santoro foi uma das vencedoras do ‘V Prêmio Visa de Música – Vocal’, entre mais de 3000 candidatos de todo Brasil. Ganhou por duas vezes o Troféu Faísca como melhor cantora de Minas Gerais e o Prêmio Grão de Música. Mineira de Belo Horizonte, sua música reflete suas raízes mineiras.
Além dos 6 álbuns solo já lançados, sua discografia agrega colaborações em discos de Guinga, Arthur Verocai, Mário Adnet (álbum indicado ao Grammy Latino), Bianca Gismonti, Eduardo Neves e outros. Se prepara para lançar seu 7º álbum, com participações de João Bosco, João Donato, Toninho Horta, Arthur Verocai, Raul de Souza, entre outros grandes nomes.
Já dividiu o estúdio ou palco com grandes nomes da música popular brasileira, como: Alcione (tributo a Ari Barroso em Londres/UK), Chico Buarque, Milton Nascimento, Edu Lobo, Nana Caymmi, Guinga, Toninho Horta, Lô Borges, Flávio Venturini, Angela RoRo, Joyce, entre outros. Sua carreira internacional inclui apresentações nos EUA, Europa (França, Inglaterra, Suíça, Portugal, Espanha, Luxemburgo, Alemanha, etc), Ásia (Índia) e recentemente, no início de 2020, Rússia (Moscou e Sibéria).
É uma das poucas artistas brasileiras que já se apresentou no programa “Later with Jools Holland” da BBC-TV de Londres, cantando no palco ao lado de Amy Winehouse.
Na televisão, entre outras participações, dublou a voz de Maria Fernanda Cândido que representava uma cantora na minissérie global “Aquarela do Brasil” e apresentou-se no programa Som Brasil em homenagem a Ivan Lins. Ao lado de Joyce Moreno, participou da série “No Compasso da História”. Além de ser cantora respeitada, é também é preparadora vocal e fonoaudióloga.
O CD PAULA SANTORO foi lançado em 2005 pela gravadora Biscoito Fino no Brasil, Japão e Argentina, e contou com as participações especiais de Chico Buarque, Toninho Horta, Nelson Angelo, Jaques Morelenbaum e Banda Mantiqueira, entre outros grandes músicos da MPB e foi produzido por Rodolfo Stroeter e Rafael Vernet. ‘Mar do Meu Mundo’ é o título do quinto CD de Paula Santoro lançado em 2012. O CD foi produzido por Rafael Vernet e tem direção musical também assinada por Vernet e a própria Paula. Desses dois álbuns, vamos ouvir as músicas: 01 – SE VOCÊ DISSER QUE SIM – Moacir Santos / Vinícius de Moraes // 02 – NÃO É CÉU – Vitor Ramil // 03 – É SÉRIO – Djavan / Fátima Guedes // 04 – ALEGRIA – Léo Minax / Chico Amaral // 05 – ARABESCO – Danilo Caymmi /Alice Caymmi // 06 – SAMBURÁ DE PEIXE MIÚDO – Sivuca / Glória Gadelha
LEANDRO BERTOLO – Compositor, intérprete e violonista. Trabalha como MPB genuína, embora tramite em vários gêneros musicais. Como músico da noite, percorreu, desde a segunda metade dos anos oitenta, duas ou três dezenas de casas noturnas de Porto Alegre. Várias delas contemplam a história cultural e boemia da cidade. Integrou a banda Conexão e Estação Hits. Também marcou presença no Projeto Coisas do Brasil, cujo objetivo era homenagear os grandes compositores da nossa música. Nesse processo, fez amizade e criou laços com vários músicos de qualidade.
É diretor musical do projeto Sarau na Corte, gerenciado pelo Centro de Memórias da Justiça Eleitoral, contemplando datas, eventos e personalidades históricas do contexto eleitoral, com participação de músicos locais, debatedores e palestrantes da literatura e do jornalismo.
Leandro Bertolo lançou o CD ‘Clareza’, que marca a estréia profissional de Bertolo no cenário da MPB com elegante apresentação do escritor e jornalista Juremir Machado da Silva. Em 2017 o show foi pro Teatro do Sesc e o disco concorreu ao prêmio açorianos de música em Porto Alegre, obtendo 4 indicações: melhor intérprete para Leandro Bertolo, melhor compositor para Leandro Bertolo e Elias Barboza e disco do ano.
Intérprete de canções populares dos grandes nomes da música brasileira, Leandro busca sua própria escritura como cantor e compositor. O trabalho reflete a relação do músico com a diversidade de gêneros musicais que tem exercitado ao longo de sua trajetória, interpretando dentro do gênero MPB várias vertentes como pop, choro-canção, seresta, valsa, samba tradicional, pop-jazz, bolero, bolero salsa, afoxé, frevo, samba-enredo.
‘A Flor do Som’ é o título do novo álbum de Leandro Bertolo. Tem a produção refinada de Luis Henrique New e ficha técnica com qualificado elenco de músicos, técnicos de gravação, mixagem e masterização. A apresentação é do renomado Arnaldo de Souteiro. Os dois álbuns estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
Músicas (Leandro Bertolo / Bianca Marini) : 01 – A FLOR DO SOM // 02 – ARMADILHA // 03 – LUZ DO AMOR – participação: Bianca Marini – Músicas: 04 – MOMENTOS FELIZES – Leandro Bertolo / Gustavo Filho // 05 – ROTAS DO SONHAR – Leandro Bertolo //06 – AT’KI – Leandro Bertolo
Contatos: