Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar os trabalhos de Daniel Debiagi, Bianca Obino, James Liberato e Roberto Haag.
DANIEL DEBIAGI – Começou na música aos 11 anos, com aulas de canto e violão na sua cidade natal, Cachoeira do Sul/RS. Passou a adolescência nos palcos e foi vencedor de diversos festivais estudantis. Em 2013, o músico lançou o EP Drama-Flor com 6 canções e chegou a ser destaque no Jornal inglês “The Brasil Observer” como uma das promessas da música brasileira. Foi vencedor do 8º Festival da Canção Francesa na capital gaúcha e vice-campeão no Rio de Janeiro/RJ na etapa nacional do Festival em 2015. Em 2016, apresentou em Paris/FR seu show em tributo à cantora Maysa.
Dando sequência ao seu trabalho autoral, Daniel apresenta em 2018 o CD “Sem Chover em teus olhos”, com 11 músicas próprias ou em parcerias. O álbum passeia pela MPB em variados ritmos como samba, tango e blues, também flertando com o pop, o folk, a chanson e a música latina. Produzido por Marisa Rotenberg.
Músicas: Essas Bocas – Daniel Debiagi // 02 – Bem que me faz tão seu – Daniel Debiagi // 03 – Porta Amares – Daniel Debiagi /Maikel Rosa
.
BIANCA OBINO – Natural de Porto Alegre (RS) e morando atualmente em Caraguatatuba/SP, Bianca Obino é cantora, compositora, violonista e professora de canto. A artista é bacharel em Canto Lírico pela UFRGS. Agrega ao seu currículo diversos cursos, workshops e masterclasses de aperfeiçoamento nas áreas de canto lírico, canto popular, técnica vocal e fisiologia do canto com reconhecidos professores e fonoaudiólogos. Bianca Obino usa o violão e a voz de maneira peculiar, combinando timbres e texturas entre os dois instrumentos numa espécie de diálogo musical.
Tem 3 discos lançados – “Artesã” (2013) recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Música (RS) nas categorias “Melhor Instrumentista MPB” e “Artista Revelação”, “The Intimacy Of Distance” (2014), produzido por Mark Sholtez, foi gravado na Austrália com a cantora local Melissa Forbes, e teve parceria de composição entre as 2 artistas. E “Translated” (2017) foi resultado de sua vivência na Inglaterra, onde morou 2 anos e finalizou seu mestrado em Songwriting (composição de canção).
Bianca já se apresentou em projetos e cidades no Brasil, Europa e Oceania, dentre as quais Londres, Bath, Corsham (Inglaterra), Toowoomba (Austrália), Hong Kong (China) e recentemente no circuito off da SIM São Paulo, maior conferência de música da América Latina (2019).
Em 2020, lançou o single e o EP “Volta ao Mundo de Dentro” com ritmos afro-latinos, inserido na World Music e fala sobre o mundo interior. Produzido por Diego Gadenz.
Bianca Obino está preparada para mudar e a mudança começou com o lançamento da canção “10.000 Vezes” no dia 23 de abril. Em 2021, a gaúcha entra em nova fase com o projeto intitulado “Slow Art Identity”, dentro do qual prepara uma série de lançamentos feitos a partir de experimentações que flertam com o pop, a MPB e a World Music.
Músicas:
01 – Volta ao Mundo de Dentro // 02 – Emergir (as duas do EP “Volta ao Mundo de Dentro” de 2020) // 03 – 10 mil vezes (novo single lançado em abril)
.
JAMES LIBERATO é de Porto Alegre e iniciou seus estudos de música aos 13 anos de idade e aos 15 anos já atuava como professor auxiliar de violão no Liceu Musical Palestrina, onde foi aluno e posteriormente professor. Foi também um dos inspiradores e o primeiro professor da Rima-Aperfeiçoamento.
James Liberato iniciou sua carreira como músico profissional em 1979 e durante a década de 80, participou de várias formações de música popular, apresentando-se com frequência em bares e casas noturnas.
Em 1995, lançou o CD Off Road, com o qual recebeu o Prêmio Açorianos de Música. “Sons do Brasil e do Mundo”, seu 2º CD, lançado em 1998, traz composições próprias e participações de outros nomes importantes da música gaúcha, como Paulo Dorfman e Renato Borghetti. Em 2004, lançou seu 3º CD, “Sotaque Brasil”, de forma independente.
Atualmente é professor do Curso Técnico de Música da EST/ESEP (Escola Superior de Educação Profissional) em São Leopoldo, onde ministra aulas de guitarra, prática de conjunto, harmonia e improvisação, entre outras disciplinas tendo atuado também na escola pública de música de Farroupilha/RS.
Atualmente trabalha na divulgação de seu quarto CD autoral “Manacô” com 7 composições próprias produzidas totalmente em home studio próprio com um grupo grande de talentosos músicos parceiros. No repertório, James explora as diversas facetas da música instrumental brasileira: o samba, o baião, a milonga e a valsa.
“Manacô” é uma palavra indigena da tribo Kulina da Amazônia que significa solidariedade.
Músicas (todas de James Liberato): 01 – Manacô // 02 – Piázolando // 03 – Seis por outros
.
ROBERTO HAAG – Inspirado na sonoridade e na poética de alguns dos melhores momentos da história da MPB e Bossa Nova, o compositor, instrumentista, cantor e intérprete porto-alegrense lançou em 2018, seu primeiro álbum intitulado “Canto da Noite”. Em função do trabalho com engenheiro químico, morou no Rio de Janeiro de 1976 a 2004, onde teve a oportunidade de conferir apresentações de artistas que o influenciaram definitivamente como Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, João Gilberto e a família Caymmi.
Haag lançou “Outros Mares” nas plataformas digitais no dia 09 de abril. A composição é mais uma parceria de Haag com o cantor e compositor Márcio Celli. A gravação do single ocorreu no estúdio Transcendental Audio de Leo Bracht. A produção musical e o arranjo são de Jefferson Marx. A distribuição é da Tratore. Além de Haag na voz, participaram da faixa os músicos Jefferson Marx (violão), Caio Maurente (contrabaixo acústico), Sandro Bonato (bateria) e Bernardo Schneider Zubaran (harmônica). O single “Outros Mares” ganhou uma capa desenvolvida pela artista visual Rita Stalivieri.
Músicas(de Roberto Haag e Márcio Celli) : 01 – Canto da Noite // 02 – Outros Mares
.
Contatos:
.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20
.
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #musicabrasileira #osulemcima #serieespecialmusicasdosul #kleitonramil #musicagaucha #mpb #musicapopularbrasileira #musica #radio #rima #rimaaperfeicoamento
.