Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar o trabalho de LEANDRO MAIA.
LEANDRO MAIA é cantor, violonista e compositor. Professor da Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Música (Songwriting) pela Bath Spa University / Reino Unido (2019), Mestre em Letras (UFRGS), Especialista em Letras – Práxis da Criação Textual (Unirriter), Licenciado em Música (UFRGS), Prêmio Açorianos de Música – Revelação e Troféu RBS Cultura pelo CD-Livro “Palavreio”, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa gaúcha. Leandro Maia é de Caxias do Sul e mora em Pelotas, Rio Grande do Sul, onde se dedica ao trabalho artístico, à produção cultural e à docência, junto aos cursos de Música, Pedagogia e Produção Cultural.
Participou como convidado especial nos shows do cantor e compositor Ivan Lins, na ocasião do lançamento do CD “Perfil” nas cidades de Porto Alegre e Pelotas, em comemoração aos quarenta anos de carreira deste grande compositor brasileiro. Em 2011 participou como cantor, compositor e violonista do CD Canteiro, do genial multi-instrumentista André Mehmari. Participou também do CD “Fábio Mentz Album” do compositor Fábio Mentz.
Lançou “Palavreio”, seu CD-livro de estréia, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008, vencedor do Troféu Açorianos de Música, categoria Revelação e Troféu RBS Cultura, Menção Honrosa.
Em 2013, Leandro Maia lançou seu segundo disco, intitulado Mandinho- Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco Infantil e indicado a Melhor Espetáculo do Ano.
Mandinho é uma expressão típica da cidade de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul. É uma referência carinhosa à primeira infância, um termo representativo das variantes linguísticas da metade sul do estado, mas especificamente na fronteira com o Uruguai. Com acento regional e universalidade existencial, Mandinho mergulha na infância e sua relação com “o mundo”. Presente e passado, realidade e fantasia, cotidiano e estranhamento estão equilibrados no trabalho, que respeita a infância como um espaço de construção de pensamento, de poesia e de curiosidade. Este mergulho fez Leandro aventurar-se em produção integral: além de compor e cantar, também produziu o disco.
Em 2014, Leandro apresentou seu terceiro trabalho de estúdio, Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, produzido por André Mehmari. Dedicado à figura feminina e uma ode ao mundo histórico-literário, o disco começou a ser gestado em 2009, quando o violonista e cantor Leandro Maia já havia decidido mergulhar na música instrumental produzida por músicos que admirava, como André Mehmari, Fábio Mentz, Thiago Colombo e Marcelo Delacroix. Da interface com ídolos-parceiros, nasceu um audacioso CD. Com 15 canções, o trabalho – dirigido e produzido por André Mehmari – propõe uma “Nova Canção Brasileira de Câmara” através da interface entre o dito “erudito” e o dito “popular”. Contemplado em 2013 com Prêmio Funarte de Música Brasileira, o álbum foi gravado em São Paulo / Mairiporã (Estúdio Monteverdi, de Mehmari) entre março e junho de 2014; com gravações complementares em Pelotas e Porto Alegre no mesmo período.
Músicas:
do CD PALAVREIO: 01 – Paisagens // 02 – Palavra não é coisa – Ricardo Silvestrin / Tiago Soares // 03 – Téu Téu // 04 – Palavreio
do CD Mandinho: 01 – Bem Capaz // 02 – Pé na Areia // 03 – Trem do Cerrado
do CD Suíte Maria Bonita e Outras Veredas: 01 – Eu-Nuvem – Leandro Maia e Vítor Ramil // 02 – Bolero da Procura – André Mehmari e Leandro Maia // 03 – Sal Saudade – André Mehmari e Leandro Maia // 04 – Histórias de Nós Dois – Marcelo Delacroix e Leandro Maia
.
DEPOIMENTO DE LEANDRO MAIA
Contatos:
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20
.
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #musicabrasileira #osulemcima #serieespecialmusicasdosul #kleitonramil #musicagaucha #mpb #musicapopularbrasileira #musica #radio #rima #rimaaperfeicoamento