1618514869143169

O SUL EM CIMA 06 / 2021

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar os trabalhos de Vagner Cunha, Bebê Kramer e Paulinho Fagundes, A Banda que nunca existiu, Ricardo Ledoux e Pascuala Ilabaca y Fauna.


VAGNER CUNHA, BEBÊ KRAMER e PAULINHO FAGUNDES – Já está disponível nas plataformas digitais o disco YbY Vol.1, trabalho que marca o início da parceria em estúdio do trio formado pelo violinista Vagner Cunha, o acordeonista Bebê Kramer e o violonista Paulinho Fagundes.
YbY busca  na ancestralidade a força da música feita no Pampa Gaúcho. O nome do disco (“Terra” em tupi-guarani) batiza a nova coleção que se destina a cultivar formas musicais de fronteira e de aproximação de culturas. Com influências da música feita no extremo sul do continente latino-americano e de suas próprias trajetórias, os três músicos somam suas bagagens culturais para criar sonoridades que percorrem diferentes  paisagens sonoras, da chacarera à valsa, passando pela música folclórica balcânica e cigana. Produzido pelo selo independente Bell’Anima, o álbum foi gravado no Transcendental Audio de Porto Alegre, de Leo Bracht, produtor musical e engenheiro de som premiado pelo Grammy Latino, que também assina a mixagem e a masterização deste novo trabalho.
Músicas do álbum YbY Vol.1 (2021) – 01 – DE MANO – Bebê Kramer e Paulinho Fagundes – Participação: Ernesto Fagundes (Bombo Leguero) // 02 – VALSA PARA LOS ORIENTALES – Vagner Cunha // 03 – LAÇADOR – Alegre Corrêa – Participação: Ernesto Fagundes 
.
A BANDA QUE NUNCA EXISTIU – ABQNE – A banda carinhosamente apelidada de ABQNE, é um projeto musicosocial criado por 2 compositores paulistanos (Humberto Lyra e Luiz Pissutto). A idéia da banda é mesclar sotaques, sonoridades e ritmos na voz de diferentes intérpretes, com repertório inédito e autoral de Lyra e Pissutto. Nesta empreitada eles convidam diversos artistas do cenário musical a embarcarem em uma viagem pela trilha sonora de suas composições autorais, guardadas a 7 chaves no baú do tempo e redescoberta por uma lacuna na memória, mexendo com o público e questionando se aquilo realmente existiu! Parece conversa de maluco, mas diversos artistas já embarcaram nesta e deram a sua contribuição para a realização do projeto que terá uma boa causa social: parte da renda será revertida para uma instituição de crianças com câncer em memória às mães dos compositores. Fazem parte dessa empreitada: Zeca Baleiro, Luana Camarah, Augusto Licks, Pedro Mariano, Abujamra, Paulinho Moska, Projeto Chumbo, entre outros.
No seu primeiro EP, a ABQNE convida intérpretes que representam os vários sotaques da música brasileira, trazendo para o seu cenário musical: cariocas, paulistas, gaúchos, paranaenses, maranhenses entre outros, o que mostra a diversidade sonora da nossa base cultural. Somado a isso, a ABQNE acredita que a música é ampla e profunda para ser classificada apenas pelo seu gênero, por esse motivo o EP tem um conceito sonoro ‘random’, com uma pitada de nostalgia peculiar dos anos 90. 
Músicas de Humberto José Lyra e Luiz Fernando Pissutto:  01 – ALGUM LUGAR AO SOL  – com Luana Camarah // 02 – ACABOU OU COMEÇOU? – com Projeto Chumbo // 03 – ZERO-GRAU  – com Zeca Baleiro
.
RICARDO LEDOUX – Cantor e compositor é um artista joinvilense que nasceu em 1980. Passou por bandas de rock na sua juventude destacando a banda Morgana em Lágrimas (1999/2004). Atuou como artista visual de 2007 a 2016 com várias exposições coletivas desde 39º e 45º  Coletiva de Artistas de Joinville, 28º Bienal de São Paulo no trabalho da artista Vera Longo Bahia, 12º Salão Nacional de Itajaí e várias edições do projeto Pretexto do Sesc.  Em 2013 funda o Projeto Reverbera – O Som do Cantautor que acontece até hoje e retoma neste mesmo período sua carreira em formato solo na música.  Grava o DVD Caos da Manhã após Circulação do Show Caos da Manhã no Sesc em 2015 na região norte de SC. Em 2017 faz edição especial do Reverbera com vários artistas como Ana Paula da Silva e François Muleka  com apoio do SIMDEC – Sistema Municipal de Apoio à Cultura. Já em 2018 realiza circulação do Show Caos da Manhã por sete espaços culturais em Joinville em diferentes bairros. Em 2019 gravou o CD Afetos com apoio de mais de duzentos fãs via Catarse. Músicas: 01 – AFETOS – Amcle Lima/ Ricardo Ledoux // 02 – JABUTICABA  – Ricardo Ledoux // 03 – LEA – Ricardo Ledoux
.
PASCUALA ILABACA Y FAUNA – Pascuala Ilabaca é uma das principais expoentes da nova e prolífica cena de jovens cantores e compositores chilenos. Sua música está enraizada em sons tradicionais, mas tem a capacidade de incorporar tons de jazz, pop e rock, influências reunidas ao longo de sua vida em lugares tão distantes como India ou o México. No palco, ela tem uma forte presença cênica, quase sempre armada com seu acordeon; e sua voz tem o poder de adoçar os ritmos e melodias da banda que a acompanha: Fauna. 
Músicas: 01 – SIN MI – Pascuala Ilabaca do álbum Amatoria (2021) // 02 – Caminito Viejo  e 03 – La Muerte en Quillagua – do disco Rey Loj (2015) 
.
Contatos:
https://www.instagram.com/vagnercunha/
https://www.facebook.com/bebekrameroficial
https://www.instagram.com/paulinhofagundes/
https://www.facebook.com/abqne
https://www.instagram.com/ricardoledoux.mus/
http://www.pascualailabaca.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *