1617940144664360

O SUL EM CIMA 05 / 2021

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar os trabalhos de Nei Lisboa, Ana Paula da Silva, Felipe Azevedo e Dany López.


NEI LISBOA – é gaúcho de Caxias do Sul e reside em Porto Alegre desde a infância, tendo vivido temporadas em outras capitais brasileiras e também nos EUA, onde concluiu o ensino médio. Mas sua ligação mais forte é mesmo com a capital gaúcha, onde mantém um público fiel, e mais especificamente o bairro Bom Fim, onde cresceu e morou por mais de vinte anos. 
Nei tem onze discos lançados ao longo de mais de três décadas, além de dois livros: uma coletânea de crônicas e um romance, este editado no Brasil e na França. A paixão pela música popular surge na infância – aos oito anos é aluno do Liceu Musical Palestrina – e se consolida ao ingressar, em 1977, no curso (inconcluso) de Composição e Regência da UFRGS.
Sua carreira artística inicia em 1979, com os espetáculos “Lado a lado” e “Deu Pra Ti anos 70”, em parceria constante com o guitarrista Augusto Licks. 
As músicas de Nei participam também da trilha de vários filmes da cinematografia gaúcha, como Deu pra ti anos 70, Verdes anos e Houve uma vez dois verões. Em Meu tio matou um cara, de Jorge Furtado, um dos principais temas é a canção “Pra te lembrar”, na interpretação de Caetano Veloso.
Nei Lisboa teve alta do Hospital de Pronto Socorro (HPS), de Porto Alegre, no final da manhã do dia 30/03, após se recuperar da Covid-19.
Músicas: 01 – Cena Beatnik // 02 – Telhados de Paris // 03 – Pra Te Lembrar
.
ANA PAULA DA SILVA – É compositora, intérprete e produtora de sua obra e de outros projetos culturais, com mais de 20 anos de carreira, lançou e produziu seis álbuns, um songbook e realizou shows e turnês no Brasil e exterior.  Ganhou prêmios como Caixa Cultural, Prêmio Pixinguinha, no prêmio da Música Catarinense venceu na categoria Melhor Cantora (2015). Recebeu o Prêmio Grão de Música em 2017, foi finalista  como autora / compositora e cantora no Prêmio Profissionais da Música e foi indicada como Melhor Cantora na categoria regional no Prêmio da Música Brasileira em 2017.
Músicas do álbum Raiz Forte (2016): 01 – Coração da Terra – Ana Paula da Silva // 02 – Cantadora – Ana Paula da Silva / Sérgio Almeida // 03 – Raiz Forte – Ana Paula da Silva
.
FELIPE AZEVEDO – Reside em Porto Alegre, natural de Uruguaiana – fronteira oeste do RS – e tem um trabalho autoral de 04 CDs e um livro publicado.
Felipe Azevedo é Músico, Compositor, Educador Musical, Ensaísta e Empreendedor cultural. Vencedor de seis prêmios açorianos (o mais representativo do Sul do Brasil), Especialista em Pedagogia da Arte e Mestre em Letras (UFRGS), o artista já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França e já dividiu palco com artistas como Guinga, Ulisses Rocha, Hermeto Pascoal, Consuelo de Paula e Gastón Rodriguez, dentre outros. Já participou de vários festivais de música nacionais e internacionais como os suíços Fête multiculturelle, Festival des Cropettes, Festival de La Cité, o francês L’air Du Temps, o norueguês Johan Halvorsen musikkfest, e o espanhol Premio Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat. Com quatro álbuns gravados e lançados, atualmente divulga o seu último, “Tamburilando Canções – Violão com Voz”, projeto multimídia com livro-cd e hotsite interativo.
Músicas: 01 – Balagulá, Xibimba – Felipe Azevedo // 02 – Ribeira, Fronteira – Letra: Marco de Menezes – Música: Felipe Azevedo – Participação Especial: Bebeto Alves // 03 – Kibungo Gerê – Tema Instrumental de Felipe Azevedo inspirado no poema homônimo de Guimarães Rosa “Kibungo-gerê” do seu único livro de poemas – Magma. Na letra há uma mistura de palavras em banto com palavras do Vêneto Italiano – ‘Zê qui Cuelá’ que significa: quem vem lá. Por sua vez, a expressão “Kibungo-gerê” significa Lobisomen no Banto Africano.
.
DANY LÓPEZ – Compositor, instrumentista, arranjador e produtor artístico, Dany López é um importante representante uruguaio no intercâmbio musical entre o Rio Grande do Sul (BR), Uruguai e Argentina.
El Maestro, como carinhosamente o chamam os músicos que o rodeiam, além de ter realizado música para teatro e acompanhar um grande número de compositores e intérpretes como pianista e tecladista, produziu mais de 30 álbuns.
Tem 4 álbuns lançados (desde 2007 até agora): Acuario, Canciones Cruzadas (com Marcelo Delacroix), Polk e Kingdom of me. Atualmente, está preparando seu novo álbum “Limbo”, em português.
Músicas: 01 – Closet – Dany López / Tatiana Cruz – vocais: Dany López e Taïs Reganelli – violão: Angelo Primon / Bateria: Martin Ibarburu // 02 – Abissal – Dany López e Carolina Simoni – Participação de Filipe Catto // 03 – Abadon – Dany López – Participação: Zeca Baleiro 
.
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *