Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar os trabalhos de Maiara Moraes, Sid Ferreira, Felipe Mello e Martin Tejera y El Biricunyamba.
MAIARA MORAES – Flautista, sua formação começou em Florianópolis – cidade onde cresceu – e passou pelas cidades de Curitiba (PR), Tatuí (SP), Buenos Aires (AR) e São Paulo. Se formou em flauta popular pelo Conservatório de Tatuí e EMESP (SP), além de estudar na Escola Municipal de São Paulo. Graduou-se em licenciatura pela UDESC e no mestrado em música pela UNICAMP, onde, sob a orientação do Prof. Dr. Rafael dos Santos, realizou pesquisa sobre o flautista Copinha. Sempre se dedicou ao estudo da música popular latino-americana, especialmente a brasileira, com foco na interpretação e improvisação dentro dos gêneros.
Músicas: 01 – Peixe-Boi (Maiara Moraes e Rogério Santos) – Feat. Tatiana Parra (voz) // 02 – Maracatu – Maiara Moraes – do álbum “Cabeça de Vento” de 2019
.
SID FERREIRA – Cantor, violonista, compositor, arranjador e produtor musical, Sid Ferreira utiliza toda sua flexibilidade musical para homenagear, em seu mais novo trabalho, os 50 anos de carreira de um dos maiores artistas da música brasileira: Ivan Lins. O CD “Tanto Amor – Canções de Ivan Lins Vol.1”, terceiro álbum de Sid, foi totalmente gravado em um formato inusitado: apenas o cantor acompanhado por um quarteto de cordas. O naipe de alto nível é formado por Ayran Nicodemo (Violino I), Talita Vieira (Violino II), Ana Luíza Lopes (Viola) e Gretel Paganini (Violoncelo). Sid assina os arranjos e a produção musical. O repertório apresenta parcerias com Vitor Martins, Celso Viáfora, Ronaldo Monteiro, entre outros, de todas as fases da trajetória de Ivan, desde canções como “Choro das Águas”, lançada originalmente em 1977, até “Meu Espelho”, lançada em 2010. O disco conta ainda com as participações de André Muato, Fabio Cadore e Lenna Pablo dividindo os vocais em três faixas. Sid Ferreira já possui dois projetos totalmente autorais lançados: “Sem Fantasia” (2016) e “Outros 500” (2017). Natural do Rio de Janeiro e dono de um timbre suave, o artista destaca-se pela versatilidade da sua voz que passeia pelas orlas da bossa nova e flerta com a elegância do jazz, sem deixar de lado a malandragem do samba carioca.
Músicas do álbum “Tanto Amor – Canções de Ivan Lins Vol.1”: 01 – Antes Que Seja Tarde (Ivan Lins / Vitor Martins) // 02 – A Noite (Ivan Lins / Vitor Martins) // 03 – O Tempo me Guardou Você (Ivan Lins / Celso Viáfora) c/participação especial de Fábio Cadore
.
FELIPE MELLO – O cantor e compositor Felipe Mello lançou seu primeiro álbum solo, O Som da Paisagem em 2013. O disco faz parte do projeto Aeroflip, no qual o músico reúne composições próprias e parcerias com letristas, poetas e arranjadores.
O Som da Paisagem traz 10 faixas, com letras e melodias que conferem ao trabalho uma sonoridade que transita entre o folk, o rock, o pop e a MPB.
Natural de Cruz Alta (RS), Felipe Mello é vocalista da banda Doidivanas. Participou dos principais festivais de música do Rio Grande do Sul e realizou shows em todo o estado, além de tocar em Florianópolis, Brasília, São Paulo e no Uruguai.
Participaram de O Som da Paisagem o baterista Luke Faro, os guitarristas Fabiano Queiroz e Lucas Esvael, os baixistas Miguel Tejera e Ozeias Ramos e o percussionista Cristiano Panigas. O projeto Aeroflip conta ainda com Ale Ravanello, na gaita harmônica, Alexandre Takahama, na flauta, Protásio Jr., nos teclados, e Marcelo Mello, no violino e viola.
Foram quatro anos de pesquisa e produção para o lançamento do disco, que resultou na reunião de músicas escritas por Felipe e colaborações com o publicitário Daniel ‘Cuca’ Moreira, os poetas Juca Moraes, Juarez Machado de Farias e Silvio Luzardo, o músico Hugo Tagliani e o jornalista e escritor Rodrigo dMart.
Músicas do álbum ‘O Som da Paisagem’ (2013): 01 – Dois Pólos – Cuca Moreira / Felipe Mello // 02 – Imã – Rodrigo dMart / Felipe Mello // 03 – Aos Quatro Ventos – Felipe Mello
.
MARTIN TEJERA Y EL BIRICUNYAMBA – Martin Tejera é um cantor e compositor uruguaio que usa o tradicional ritmo do candombe como linguagem artística. Seu álbum “Que me perdonen” chegou ao mercado brasileiro de forma digital através do selo Cantores Del Mundo. A proximidade entre alguns pontos das nossas culturas sempre foi uma meta do Cantores del Mundo: combater essa sensação de isolamento, de que o Brasil é uma enorme ilha no meio de países hispânicos. Fundado por Tita Parra, neta da lendária Violeta Parra, o selo está sendo consolidado com a direção do compositor e pesquisador musical Arthus Fochi e do produtor musical Guilherme Marques.
O grupo El Biricunyamba é uma banda montevideana de candombe formado em 2011. Seus integrantes são: Letícia Ramos, Lucia Fernandez, Fernanda Bértola nos coros, Leo Méndez (saxes e flauta), Enzo Spadonni (trombone), Axel Tassani (trompete), Marcelo “Tito” Castro (percussão), Martín Gandoglia (percussão), Ismael Bértola (percussão e vozes), Max Clericci (contrabaixo), Martin Tejera (guitarra e vozes).
Músicas do CD ‘Que me perdonen’ (2018): 01 – La Fiesta del Santo – Pedro Ferreira // 02 – Un Canto para Iemanyá – Eduardo Mateo, 03 – Kemandotóo – Martin Tejera
.
Contatos: