1616797121769509

O SUL EM CIMA 03 / 2021

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar os trabalhos de Aline Winter, Uiliam Michelon Quarteto, Ricardo Silvestrin, Nilson Chaves e Carlos Di Jaguarão.


ALINE WINTER  é a intérprete do álbum MUNDODETEMPO que é o primeiro álbum do compositor gaúcho Edison Guerreiro.  Totalmente autoral e independente, o disco, com oito músicas, traz uma sonoridade basicamente acústica, com influências do jazz e do pop. A direção musical e os arranjos são do guitarrista Jefferson Marx e está disponível em todas as plataformas digitais. 
Aline Winter é a voz condutora da viagem poética- musical de Edison Guerreiro. A porto-alegrense de nascimento e tresmaiense de coração, é apaixonada por música desde que “se entende por gente”. Iniciou sua carreira se apresentando em corais, orquestras e festivais. Residiu nos Estados Unidos e Portugal, sempre vivenciando experiências no universo da música. Em 1997, foi apresentada ao compositor, iniciando assim uma longa parceria que resultou no álbum MUNDODETEMPO.
Já Edison Guerreiro é porto-alegrense, formado em Letras. Em 2020 lançou o Projeto colaborativo e solidário “Domeucantinho”. Com a colaboração de intérpretes da cena musical de Porto Alegre (Aline Winter, Glau Barros, Lindseyara Oliveira, Alex Alano, Dudu Sperb e Márcio Celli), o projeto lançou seis canções inéditas em formato de vídeo, gerando trabalho e renda para diversos músicos durante a pandemia da Covid 19. O compositor tem canções gravadas em discos de Flora Almeida, Glau Barros e Márcio Celli.
Músicas (todas de Edison Guerreiro):  01 – Mundo de Tempo // 02 – Com-puta-dor // 03 – Mil Voltas
.
UILIAM MICHELON QUARTETO –  Foi fundado em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, no final de 2015, pelo acordeonista e compositor Uiliam Michelon, com o objetivo de difundir a música instrumental autoral feita no interior do RS e também desenvolver o público para as artes em geral. Desde então o grupo tem se apresentado em diversos palcos do sul do Brasil. 
Em 2017, participou do festival FEMUCIC em Maringá/PR. Ainda naquele ano, participou do Festival Brasileiro de Música de Rua, em Flores da Cunha/RS e realizou concertos em Vacaria/RS e Sesc Lages/SC. Em 2018, o quarteto apresentou-se no 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, importante evento folclórico gaúcho, no Festival Inspira BB, nos festivais Movimento Urbano e Festival Brasileiro de Música de Rua, ambos em Caxias do Sul/RS, na Casa do Povo em Vacaria/RS, no SESC Lages/SC e no II Circuito Instrumental, importante festival realizado em Porto Alegre/RS. 
O ano de 2019 iniciou de forma espetacular para o quarteto com um concerto no grande festival TUM TUM Instrumental, em janeiro, na cidade de Caxias do Sul e em março de 2019 lançaram o primeiro disco. O álbum Uiliam Michelon Quarteto apresenta 9 faixas compostas pelo acordeonista e líder do quarteto, Uiliam Michelon. As composições tem como base a pulsação de ritmos latino-americanos como o tango, chamamé e chacarera, sob forte influência do jazz e da música clássica. 
Músicas: 01 – Alma Manouche // 02 – Chamamé para meus amigos // 03 – Libre (Melodia para Don Segundo Sombra)
.
RICARDO SILVESTRIN – É poeta, escritor, compositor e vocalista. Nasceu em Porto Alegre em maio de 1963. Formado em Letras pela UFRGS em 1985. No mesmo ano, publicou seu primeiro livro de poemas, “Viagem dos olhos”, pela editora Coolírica. Ganhou 5 vezes o Prêmio Açorianos de Literatura: como poeta (1995 e 2007), como autor de livro infantil (1998), como editor (editora Ameopoema, 2005) e como destaque de mídia (pelo programa de rádio ‘Transmissão de pensamento’, 2008). Seu livro de 2004, ‘É tudo invenção’ foi selecionado para representar o Brasil na 41ª Feira de Literatura de Bolonha. 
Integrou as bandas Os 3 Poetas (1990 a 1993), Os Ladinos (1994 a 1999). Integra a banda Os poETs desde 2001. Na carreira solo, Ricardo lançou o EP Duk7 (2015) e em 2019 o álbum SILVESTREAM.
Músicas: 01 – Atenção, Senhores Passageiros – Ricardo Silvestrin // 02 – Andante – Ricardo Silvestrin / Sílvio Marques // 03 – Muito Prazer, eu mesmo – Ricardo Silvestrin / Sílvio Marques.
.
NILSON CHAVES e CARLOS DI JAGUARÃO 
-Nilson Chaves é cantor, compositor e violonista, nascido e criado na cidade de Belém-PA. É um dos maiores representantes da música da Amazônia, com reconhecimento nacional e internacional, além de reunir uma discografia composta por CDs e DVDs de carreira e comemorativos, todos eles lançados com grande sucesso em toda região norte do Brasil. Poucos artistas brasileiros tem carreira consolidada em turnês regulares pela Europa como ele. Seu CD comemorativo dos 50 anos de vida, gravado ao vivo, contou com a participação de Fafá de Belém, Ivan Lins, Sandra de Sá, Flávio Venturini, Zeca Baleiro, Sá, Rodrix & Guarabira, entre muitos outros. 
Com 27 discos gravados, sendo cinco vinis/LP, 16 CDs e cinco DVDs, Nilson ganhou o Prêmio Sharp de 1994, com o CD ‘Não peguei o Ita’. O CD ‘Waldemar’ gravado em parceria com Vital Lima, foi indicado entre os dez melhores CDs brasileiros do ano de 1994, pela crítica especializada do jornal ‘O Globo’. Lançou em 1997 na Europa o CD Amazônia Brasileira foi lançado pelo selo alemão Tupirama Music, quando também foi incluído entre os cinco melhores CDs do mercado Europeu daquele ano.
-Carlos Treptow Marques, conhecido como Carlos Di Jaguarão, é gaúcho e morador da cidade de Jaguarão. Além de poeta, é letrista, roteirista e compositor. Formado em Publicidade e Propaganda pelo curso de Comunicação Social de Pelotas-RS, Carlos, depois dessa primeira experiência, começa a escrever aos 18 anos de idade participando de algumas coletâneas e mostras culturais. 
Em 2017 Jaguarão e Moacyr Luz lançam o CD “Cartas Africanas”. Entre os anos 2019 e 2020, o autor lança conjuntamente com Simone Guimarães o CD ‘Sinhá-Vida’, que conta com participações vocais e instrumentais de Paulo Jobim, Jane Duboc, Danilo Caymmi, Miúcha, Ana de Hollanda, Antonio Adolfo, Antonio Carlos Marques, Zé Renato, Nelson Angelo, Novelli, Mariana de Moraes, Kiko Continentino, entre outros artistas. 
Em 2016 foi lançado ‘Avenida Musical Norte/Sul’, com músicas compostas por Nilson Chaves em parceria com Carlos Di Jaguarão. As canções do CD traz a forte influência da música amazônica, com pitadas de World Music, que tão bem se fundem na obra do cantor que é considerado a Voz da Amazônia. São músicas desse disco que vamos escutar neste programa.
Músicas: 01 – Avarandado de Aruanda // Estante Deserta // Tribal dos Sonhos
 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *