Nesta edição especial de Dia das Crianças, vamos mostrar os trabalhos da Banda Meu Quintal, Leandro Maia e Kleiton & Kledir.
BANDA MEU QUINTAL – Foi criada em 2015 e segundo Nara Santos, sua líder e compositora, a inspiração vem da rotina de casa, memórias da infância (suas e dos filhos), vivências com a cultura popular, a literatura, a experiência de sala de aula e a cena cultural paraibana. A Banda Meu Quintal gravou 3 CDs independentes e tem como principal influência o cancioneiro brasileiro e sua diversidade rítmica, com ênfase na musicalidade nordestina, passeando também pelas canções de ninar. Seu objetivo é levar música, literatura e brincadeiras para crianças de 0 a 99 anos. Desde a sua criação, a banda se apresenta em teatros, casas de show, ONGs, abrigos, praças, universidades, festivais e tem ocupado os espaços de cultura e educação. Sua estética tem os mestres da cultura popular como referência, assim como a MPB de Jackson do Pandeiro a Luiz Gonzaga, e ainda a canção brasileira e histórias infantis de Braguinha, Vinícius de Moraes, Toquinho, Adriana Calcanhoto e Palavra Cantada. Diante dessa teia, a Banda Meu Quintal ultrapassa a espacialidade dos palcos e ganha as ruas, visitando comunidades, casas, escolas e festejos populares em forma de cortejo, numa interação vivencial com o seu público. Em 2017, o CD Roda Gigante foi considerado como um dos dez melhores da Paraíba, sendo tocado em rádios locais e internacionais. A Banda segue divulgando seus 3 discos e fortalecendo sua identidade brincante. Sua compositora Nara Santos tem como parceiros poético-musicais Ronaldo Monte, Naldinho Braga, Luciana Queiroz, Val Felix e Mayara Vieira. Os três CDs estão disponíveis gratuitamente nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Bandcamp, Youtube e outras).
São integrantes da Banda Meu Quintal:
Nara Santos: compositora, voz e percussão. É atriz, contadora de histórias, poeta e compositora. Graduada em Letras e Mestra em Literatura pela UFPB. É brincante do batuque das Calungas. Trabalha numa Biblioteca Pública onde desenvolve projetos de incentivo à leitura.
Ana Catarina Leão: voz e percussão. É graduada em música. Tem experiência em canto lírico e popular. É professora de musicalização infantil do Marista Pio X e regente assistente do Coral Coteminas e Coral Maristinha. É brincante do batuque das Calungas.
Eduardo Brito: violão e vocais. É Bacharel em Música pela UFPB, professor de violão da EEMAN – Escola de música Antenor Navarro.
Rosenilha Fajardo – percussão e vocais. É Etnomusicóloga pela UFPB, professora de Artes e Doutoranda em Etnomusicologia.
Thaismary Ribeiro – percussão e vocais. Atriz, dançarina, coreógrafa e brincante. Graduada em Teatro e licencianda em Dança pela UFPB. Integrou a Cia Fuá de Terreiro. É brincante de Cavalo Marinho, Frevo e participa do Maracatu Nação Pé de Efefante como batuqueira e dançarina da Corte.
Matteo Ciacchi – Contrabaixo. Doutorando em música pela UFPB, integrante de várias bandas na cidade e professor de música.
Músicas (de Nara Limeira e Naldinho Braga): 01 – Baião do Já // 02 – Tartarugas // 03 – Quem não tem cão caça com gato // 04 – Sapicidades // 05 – Jogo de Bola // 06 – Dim Dim e Picolé // 07 – A Praça
.
LEANDRO MAIA – “MANDINHO”
Mandinho, título desse projeto, é uma expressão típica da cidade de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul. É uma referência carinhosa à primeira infância, um termo representativo das variantes linguísticas da metade sul do estado, mas especificamente na fronteira com o Uruguai.
Com acento regional e universalidade existencial, Mandinho mergulha na infância e sua relação com “o mundo”. Presente e passado, realidade e fantasia, cotidiano e estranhamento estão equilibrados no trabalho, que respeita a infância como um espaço de construção de pensamento, de poesia e de curiosidade. Este mergulho fez Leandro aventurar-se em produção integral: além de compor e cantar, também produziu o disco.
Músicas: 01 – Valsa do Coiote (Max Goldenberg Guevara – versão: Leandro Maia) // 02 – Bem Capaz: Leandro Maia / Maria Falkembach // 03 – Pé na Areia – Leandro Maia
.
KLEITON & KLEDIR – “PAR OU ÍMPAR”
As músicas do projeto Par ou Ímpar Ao Vivo, são registros do show de Kleiton & Kledir com o excelente grupo Tholl e que teve a direção de João Bachilli, responsável por criações que abrilhantam mais ainda as canções e tornam o espetáculo mágico e inesquecível.
O registro foi feito no Teatro Bourbon Country em maio de 2012 e gerou o CD/DVD lançado em novembro do mesmo ano. O show foi criado a partir do disco infantil de mesmo nome lançado em 2011 pela Biscoito Fino, com músicas inspiradas no universo infantil cheio de fantasia e imaginação. O projeto Par ou Ímpar teve direção do DVD de Pena Cabreira e Cláudio Fagundes, a direção do espetáculo de João Bachilli e direção e produção musical de Kleiton & Kledir.
O trabalho recebeu os Prêmios de Melhor Álbum Infantil na 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira e Prêmio Açorianos de música 2012.
Músicas: 01 – Formiga Atômica (Kleiton Ramil e Kledir Ramil) // 02 – A Bruxa (Kleiton Ramil) // 03 – Pé de Pilão (Vitor Ramil e Kledir Ramil).
.
Contatos: