O Sul em Cima dessa edição mostra os trabalhos de O Mimo, Markko Mendes, Rellycario (Killy Freitas e Renato Sperb) e El Sonidero y Fanfarria Insurgente.
O MIMO – (SC) “O Mimo” reúne os amigos cantores e compositores: Giana Cervi, Vê Domingos e Bruno Kohl, para uma revisitação intimista de canções importantes de suas carreiras bem como novas canções, cuja proposta é explorar a leveza do contato “artista-público” com letras sensíveis e melodias contagiantes.
Giana Cervi tem dois álbuns (Cirandinha e Casa) e dois DVDs, e já prepara seu terceiro trabalho garantindo
assim a posição de uma das mais importantes intérpretes catarinenses dessa geração.
Vê Domingos tem dois álbuns solos (Prosa Fina e Azul Caiado) e foi um dos integrantes e principal compositor do grupo Tribuzana. Produziu trabalhos para vários artistas da MPB e algumas de suas letras estão nos trabalhos mais recentes do grupo O Rappa.
Bruno Kohl tem a carreira pautada em renomados festivais pelo Brasil, participando de parcerias com compositores como Lula Barbosa, Luis Kiari, Paulo Monarco, François Muleka, Alexandre Lemos e outros importantes nomes da MPB.
Músicas do álbum Cellophane: 01 – Transbordar // 02 – Ladrilhos // 03 – Só Pra Nós // 04 – Catavento
.
MARKKO MENDES (São Paulo) – Markko, filho de mãe baiana com pai que traz no sangue a mistura da descendência árabe com austríaca – começou a mergulhar sua música na black music pop. Em “SambaSoulPopGroove” (Humbatuque Discos), lançado em 2009 seu álbum de estréia, Markko destilou todas as influências de sua rica carreira musical. Trajetória que, no álbum, explica suas referências. Guitarrista, Markko começou o namoro com o instrumento aos 15 anos de idade. Passou a escrever sobre guitarra para publicações de músicas e colaborou com revistas como “Guitar Player” , “Tok Pra Quem Toca” e “Cover Guitarra”. Depois de ter passado por grandes rádios, hoje é diretor de uma web rádio a “MkkWeb Rádio” , que esta no ar desde 2010. Atualmente Markko prepara novo trabalho. Músicas: 01 – Faça Você mesmo por Mim (Do It Yourself for me) – single 2019 // 02 – Pensando em Ti – está no CD SambaSoulPopGroove 2009
.
Duo RELLYCÁRIO (de Santa Cruz do Sul / RS) – O duo Rellycário é formada por Killy Freitas e Renato Sperb. A dupla trabalhou junta em diversos trabalhos autorais e releituras de clássicos do Pop Rock contemporâneo. Começaram juntos na banda Íris Ativa e promoveram diversos trabalhos em vários segmentos como trilhas para teatro, entre outros. As canções deste álbum são de autoria da dupla, gravadas em estúdios de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Montevidéu com a participação de diversos músicos. A batida forte e pulsante com letras incisivas e que trazem consigo uma atmosfera bastante sulista, são as principais características deste trabalho.
Killy Freitas – Guitarrista e violonista com mais de 25 anos de carreira. Em 2012 recebeu duas indicações ao Prêmio Açorianos. Em 2013 recebeu o Prêmio Destaque em Música pela Academia de Artes e Letras do RS. Tem dois CDs lançados, fez duas temporadas na Espanha, gravações no Chile, Uruguai e apresentações em outros estados do Brasil. Seu CD “Café Frio” em parceria com o renomado escritor chileno Antonio Skármeta foi considerado pela crítica especializada uma das melhores produções fonográficas do RS no ano de 2015.
RENATO SPERB – Como músico, percorreu várias cidades do Estado com trabalhos solo e com a banda Íris Ativa. Como compositor, foi responsável por diversas trilhas sonoras para peças de teatro. Em 1996 gravou seu primeiro CD solo, Dança do Tempo. Em 2000 gravou e compôs as músicas do CD Olhos na Pista da banda Íris Ativa. Também obteve premiações em Festivais de Música pelo Estado.
01 – Grafite // 02 – Outros Caminhos // 03 – A Procura
.
EL SONIDERO Y FANFARRIA INSURGENTE é uma banda de latin power mestiço nascida em Buenos Aires, Argentina, em 2016.
Funde ritmos latino-americanos com música urbana e letras combativas: seus shows são festivos, poderosos. Conta com dois álbuns editados, vários singles e vídeos editados.
Apresentaram-se em vários shows e festivais na Argentina (C.C. Konex, Niceto Club, La Tangente) e no Brasil (Morrostock 2017, Acid rock 2017, Ola fuerte festival 2019). Também compartilharam shows com o Bersuit Vergarabat, Francisco El Hombre, Che Sudaka e Cuatro Pesos de Propina, La Delio Valdez, Os Mutantes, Ataque 77, entre outros.
Em maio deste ano, lançaram seu novo álbum Instrucciones para no ser un Objeto e, durante julho e agosto de 2019, fizeram sua primeira turnê pela Europa, apresentando-se em 14 cidades da Espanha, Itália, República Tcheca e Polônia.
Músicas: 01 – Con Olor a Perro y Cuero // 02 – Subiendo // 03 – Fe y Religión