O SUL EM CIMAvitraux1_kleiton

O SUL EM CIMA 30 / 2019 – VITRAUX

O Sul em Cima dessa edição, é dedicado ao trabalho de Kleiton Ramil, em especial músicas de seu álbum Vitraux.


 .
Kleiton Ramil (Pelotas)  músico, compositor, violinista, cantor, arranjador, violonista, escritor e radialista, é consagrado pelos trabalhos na dupla Kleiton & Kledir. Também fundou em 1975 a banda “Almôndegas” sucesso em todo o Brasil, presente em novelas da Rede Globo e participações em festivais da extinta TV Tupi.
Além de 4 discos lançados pelos Almôndegas, CDs com Kledir Ramil (desde os anos 80, forma o duo Kleiton & Kledir), entre eles um em espanhol, 3 DVDs, 5 coletâneas, possui 2 CDs solos: SIM gravado em Miami, Fl., US em setembro de 1990 no “Criteria Recording Studios” e Vitraux gravado na França, mas ainda não distribuído e comercializado no país. 
K&K ultrapassaram a marca de 2000 espetáculos na cena brasileira; shows nos EUA, França, Argentina, Cuba, Portugal e outros países; suas composições foram gravadas por Mercedes Sosa, Simone, MPB4, Fafá de Belém, Emílio Santiago, Vitor Ramil e outros. A composição Vira Virou está incluída no disco comemorativo do 25º aniversário da Anistia Internacional, junto com grandes nomes como Sting e Joan Baez.
kleiton 1É embaixador da cultura no Rio Grande do Sul e desenvolve trabalhos paralelos em várias áreas de atuação. Participou das oficinas “Letra e Música” e Projeto Criança Esperança /UNICEF da Rede Globo de televisão. Apresenta desde 2010 o programa de rádio “O Sul em Cima”, tendo recebido em 2011 o Prêmio de melhor programa de rádio musical concedido pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte.
No meio acadêmico, Kleiton é conferencista, sendo temas de interesse composição, literatura e música popular brasileira. Foi docente da UFRJ e idealizador do curso de tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas, RS.
Sua formação é diversificada. É mestre em composição – eletroacústica pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; Diplomado em Composição e Regência pela Université Paris 8 a Saint Denis; Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Na literatura, estão as seguintes publicações: Kyoto (2015), Insôniadeus (2014), Sobe Desce com a Nina (2013), Memórias de um Sonhador (2013),  O Livro das Confissões (2011), Sonhos e Sonhadores (2007), O Voo do Dragão (1991)
 
Vamos mostrar nesse programa, as músicas do disco VITRAUX. A maioria das composições são inéditas e foram gravadas por Kleiton Ramil na França em 1992 no período em que morou nesse país. 
O programa traz muitas curiosidades e conta com participações de grandes artistas como Monica Passos e o cantor mineiro Leri Faria na trova criada por Kleiton e Luís Fernando Veríssimo para esse projeto.
Kleiton nos presenteia mostrando na íntegra essa linda obra que ficou guardada muito tempo esperando uma ocasião especial para ser lançada. Porém agora, com enorme prazer, Kleiton divide conosco essas canções e algumas histórias que aconteceram durante a realização desse projeto e da época em que viveu na França.
 As músicas apresentadas são:
01 – Vitraux / 02 – Un Deux Trois (português) / 03 – Bry (versão original) / 04 – Boitatá (participação de Monica Passos e letra a partir da música Couvert Artístico, tema instrumental) /  05 – Vira Virou (português/espanhol) / 06 – Trova de Deus e do Diabo (com letra de Luís Fernando Veríssimo e participação de Leri Faria) / 07 – Beco do Tiso / 08 – Feiticeira (de Kleiton Ramil e Kledir Ramil) / 09 – Vênus de Milo (versão original) / 10 – Debaixo do Sol  / 11 – Un Deux Trois (francês)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *