O SUL EM CIMA 26 / 2019 – MARCELO COSTA
O SUL EM CIMA dessa edição especial é dedicado ao baterista e percussionista MARCELO COSTA.
MARCELO COSTA
.
Marcelo está lançando o álbum “Vol. 1”, que tem participações especiais de Caetano Veloso, Gal Costa, Lulu Santos e Toninho Horta, entre outros convidados
Requisitado por 10 entre 10 artistas da MPB, o baterista e percussionista Marcelo Costa coleciona colaborações e admiradores. A lista inclui Caetano Veloso (com quem gravou 11 CDs e fez 7 turnês nacionais e internacionais), Lulu Santos, Adriana Calcanhotto, Maria Bethânia, Marisa Monte, Jaques Morelenbaum, Gal Costa, Zizi Possi, Ana Carolina, Bebel Gilberto, Chico Buarque, Flávio Venturini, Gilberto Gil, Mart’nália, Maria Gadú, Roberta Sá, Zeca Baleiro e muitos outros.
O disco “vol. 1” traz um pequeno fragmento de uma carreira que já conta 45 anos. Mas que, de alguma maneira, começou bem antes: aos 4 anos, Marcelo ganhou do pai um agogô que usa até hoje em shows e gravações.
Foi seu irmão, Muri Costa, que o puxou para os instrumentos de forma irremediável. Marcelo tinha 12 anos quando Muri apareceu em casa com um amigo, Nando Carneiro, para “fazer um som”. E comentou que seu irmão mais novo levava jeito para percussão. Formou-se o trio, núcleo do que viria a ser A Barca do Sol.
Marcelo Costa começou a ganhar visibilidade aos 14 anos, como integrante do grupo A Barca do Sol, com o qual gravou 3 discos. Com apenas 16 fez a sua primeira gravação profissional no álbum “Limites das Águas” , de ninguém menos do que Edu Lobo. Com o final da Barca do Sol, passou a tocar com grandes nomes da nossa música, alguns deles presentes no álbum que começou a se desenhar há alguns anos e que agora está sendo lançado pela gravadora Biscoito Fino.
Marcelo Costa Vol. 1 reúne registros feitos em estúdio, entre 1994 e 1999, com exceção de “Na Cadência do Samba”, gravada há 2 anos. A ideia inicial era comemorar os 25 anos de profissão, que agora já somam 45: “Ao invés de dar uma festa , fiz esse disco. Com um repertório escolhido por mim, ele é um encontro de artistas e amigos que estiveram e estão na minha vida. Cantando, tocando e celebrando a música do Brasil”, comenta Marcelo.
É antigo – gravado na era pré Pro Tools – e novo, porque só agora chega ao público. “Toda a minha alegria e felicidade em pertencer ao que aprendi a chamar de MPB, que para mim é toda música que se produz no Brasil, está presente nesse disco”.
Músicas:
01 – MEU BOM (Marcelo Costa Santos) – Intérprete: Caetano Veloso
02 – NA CADÊNCIA DO SAMBA (Ataulpho Alves / Mathilde Alves de Souza / Paulo Gesta)
Citação : “POÉTICA I” (Vinicius de Moraes )
Incidental: Meu Mundo é Hoje (Wilson Batista / José Batista)
Intérprete: Marcelo Costa
Citação : “POÉTICA I” (Vinicius de Moraes )
Incidental: Meu Mundo é Hoje (Wilson Batista / José Batista)
Intérprete: Marcelo Costa
Participação Especial de Everson Moraes
03 – BEIJA-ME (Roberto Martins / Mário Rossi) – Intérprete: Gal Costa – Part. Especial: Caçulinha
04 – DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO (Erasmo Carlos / Roberto Carlos ) – Intérprete: Adriana Calcanhotto
05 – PESAR DO MUNDO (José Miguel Wisnik / Paulo Neves) – Intérpretes: Eveline Hecker e José Miguel Wisnik – Participação Especial de Laudir de Oliveira
06 – ELE FALAVA NISSO TODO DIA (Gilberto Gil) – Intérprete: Lulu Santos
07 – QUEM NASCEU (Péricles) – Intérpretes: Marcelo Costa / Péricles Cavalcanti – Participação Especial de Jaques Morelenbaum
08 – FEITIÇO DA VILA (Noel Rosa / Vadico) – Intérprete: Caetano Veloso – Participação especial: Zeca Assumpção
09 -IGREJA DO PILAR (Toninho Horta ) – Intérprete: Toninho Horta – Participação especial: Yuri Popoff
10 – ALEGRIA (Arnaldo Antunes ) – Intérprete: Boca Livre – Participação Especial de Trio Madeira
11 – MONSIER (Muri Costa) – Intérprete: Muri Costa – Participação Especial de Davi Ganc
12 – VARIAÇÕES SOBRE CORAÇÃOZINHO (Trilha do filme Tieta do Agreste) – (Caetano Veloso) – Intérprete: Jaques Morelenbaum e orquestra