O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de QUARTETO DO RIO, ANAADI, SANDRO SOUZA e SEBA REY.
QUARTETO DO RIO
O Quarteto do Rio é um grupo vocal e instrumental criado em 2016 pelos ex-integrantes do tradicional grupo Os Cariocas. Idealizado por Ismael Netto, o conjunto começou sua carreira na Rádio Nacional em 1946 e teve grande sucesso nos programas de auditório na era dourada do rádio. Este grupo, com formações distintas, se manteve em atividade até 2015 sob a direção musical de Severino Filho. Lançou em sua carreira cerca de 70 discos.
Com a morte do maestro Severino em março de 2016, os outros três integrantes do grupo decidiram dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito com o novo nome: Quarteto do Rio. Para integrar o grupo convidaram o pianista/vocalista Leandro Freixo, que passa a compor o Quarteto do Rio juntamente com Fábio Luna (voz, bateria e flauta), Neil Teixeira (arranjos, voz e baixo) e Eloi Vicente (arranjos, voz e violão).
Em julho de 2017, lançam o CD “Quarteto do Rio e Roberto Menescal – Mr. Bossa Nova”, com 10 músicas de Roberto Menescal, incluindo 3 inéditas. É uma homenagem aos 80 anos do compositor em 2017.
Músicas: 01 – Um Tiquinho Só (Roberto Menescal / Andrea Amorim) // 02 – Rio (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli) // 03 – Ah! Se eu Pudesse (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli) // 04 – Nós e o Mar (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)
ANAADI
A cantora Ana Lonardi abriu mão do sobrenome italiano para assumir a identidade de ANAADI, artista que canaliza suas diferentes influências musicais na apresentação de um som espontâneo e múltiplo, sem rótulos.
Anaadi significa eterno. Do hindí, evoca o que é divino e transcendental. Nascida da ancestralidade feminina, negra e multicultural, sua voz soa os sons de um mundo urbano, miscigenado e instigante. Cantora e compositora, lançou seu primeiro disco NOTURNO em 2017. O álbum foi indicado 4x ao 19th LatinGRAMMY Awards em 2018 nas categorias “Gravação do Ano”, “Artista Revelação”, “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” e “Melhor Engenharia de Gravação” para Leo Bracht.
Aos 32 anos e com 15 anos de carreira, já trabalhou com grandes nomes da Música brasileira e internacional como Rick Wakeman, Roberto Menescal, Arrigo Barnabé e Guinga.
No cinema já trabalhou como documentarista , diretora musical e atriz. Produziu e co-dirigiu o filme “Arte das Musas?”, sobre Mulheres na profissão musical; escreveu a trilha sonora do curta “Madrepérola”, sobre mulheres gordas, beleza e auto-estima; e interpretou “Maria Rosa”, ao lado de Arrigo Barnabé, no filme musical “Nervos de Aço”, de Maurice Capovilla (Canal Brasil / 2015) inspirado na obra de Lupicínio Rodrigues.
Músicas do álbum “Noturno”: 01 – Sexyantagonista (Anaadi) // 02 – Plano B (Anaadi / Rodrigo Panassolo) // 03 – Por Querer (Roberto Menescal / Anaadi / Allan Dias Castro)
SANDRO SOUZA
Compositor, violinista, professor e arranjador; integrante das Orquestras Unisinos Anchieta, Sinfônica da UCS e professor de musicalização e violino no Projeto Vida com Arte de São Leopoldo. Suas principais canções autorais estão gravadas nos seus três álbuns intitulados (re)verso (2008), Etnopop (2013) e Alma-me (2018).
Tem participação em mais de cinquenta festivais de música popular no RS, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília como compositor, instrumentista e arranjador. Participação em festivais de folclore na Alemanha e na Áustria em 1996. Participação em festivais da FIFA, Cioff e Festival Internacional do Folclore na Coréia do Sul; durante a copa do mundo em 2002. Participação em aproximadamente oitenta discos/cds/dvds de orquestras, festivais e intérpretes.
Neste novo álbum intitulado Alma-me, Sandro Souza apresenta treze canções inéditas de música popular brasileira, onde canções com ritmos como samba, moda, toada, xote e reggae; tem aproximação com a linguagem e sonoridade contemporânea. As influências tropeiro/açoriana de Sandro Souza, assim como suas vivências de orquestras e festivais estão cuidadosamente colocadas nas canções do álbum mais autobiográfico de sua carreira, que conta com a participação de músicos do Sul do Brasil, como Marcelo Delacroix, Matheus Kleber e Fernanda Krüger.
Músicas do álbum “Alma-me” : 01 – Moda (Sandro Souza) – Participação especial: Fernanda Krüger // 02 – (RE) VERSO (Sandro Souza) – Participação especial: Marcelo Delacroix / 03 – Alma-me ( Sandro Souza)
SEBA REY
Sebastián Rey é um músico multi-instrumentista da Zona Oeste de Montevidéu, uma das mais ricas culturalmente da capital uruguaia. É uma região popular e proletária, onde a música criada tem muita influência de ritmos africanos e afrouruguayos e também da música brasileira. Seba é um dos integrantes do prestigiado grupo Cuarteto Ricacosa, e é um grande estudioso de ritmos. Essa busca o trouxe algumas vezes ao Brasil. O disco “De este lado del cerro” une a nossa música ao lado de ritmos uruguaios tradicionais, como o candombe, com naturalidade, como se as distânciais culturais não existissem.
Músicas do álbum “De Este lado del Cerro” de Seba Rey y Amigos: 01 – Una de Caballos // 02 – Toto Duerme Solo // 03 – De Este lado del Cerro // 04 – Beso Pa’los Tres
Contatos: