O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de SANDRO SOUZA, em especial as músicas do mais recente álbum ALMA-ME.
Compositor, violinista, professor e arranjador; integrante das Orquestras Unisinos Anchieta , Sinfônica da UCS e professor de musicalização e violino no Projeto Vida com Arte de São Leopoldo. Suas principais canções autorais estão gravadas nos seus três álbuns intitulados (re)verso (2008), Etnopop (2013) e Alma-me (2018).
Participação em mais de cinquenta festivais de música popular no RS, Santa Catarina , Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília como compositor, instrumentista e arranjador. Participação em festivais de folclore na Alemanha e na Áustria em 1996. Participação em festivais da FIFA, Cioff e Festival Internacional do Folclore na Coréia do Sul; durante a copa do mundo em 2002. Participação em aproximadamente oitenta discos/cds/dvds de orquestras, festivais e intérpretes.
Três indicações ao Prêmio Açorianos de Porto Alegre com o CD ETNOPOP. Melhor instrumentista da 17 edição da Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha. Como instrumentista já acompanhou artistas como: Gilberto Gil, Lenine, Maria Rita, Ian Anderson e Jethro Tull, Zizi Possi, Fafá de Belém, Toquinho, Osvaldo Montenegro, Jair Rodrigues, Agnaldo Raiol, Kleiton e Kledir, Renato Borghetti, Yamandú Costa e Paula Toller. Suas composições já foram interpretadas por cantores como: Loma, Gelson Oliveira, Vitor Hugo, Alex Alano, Fernanda Kruger e Renata Benvenutti (SP), entre outros.
Em 1998 criou, juntamente com César Hack, o “Duo Cordas”. O espetáculo”Primeiros Passos” produzido pelo duo ganhou as casas de espetáculo e bares da grande Porto Alegre com um repertório de música brasileira que inclui canções de Sandro Souza, e compositores como: Xangai, Jean Garfunkel, Vitor Ramil, entre outros. Diretor musical, compositor e responsável pela trilha sonora do espetáculo ” A Caravana da Alegria” ; peça musical infantil que ficou em cartaz de 1998 a 2002, estando em cartaz um ano em Porto Alegre, depois percorrendo o estado do RS, SP e RJ. A”Caravana da Alegria” foi premiada em vários festivais de teatro no Brasil e também participou de festivais em turnê pela Europa. Em 2006 foi integrante da peça teatral “Café Quintana” como músico presente, compositor e diretor musical; a peça percorreu teatros e feiras de livro em todo o estado. Em 2007 participou do júri da edição 21 da Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha e também da edição 10 do Festival de Porto Alegre.
Em 2008 foi selecionado pelo Unimúsica da Ufrgs (edital 2008) com seu projeto musical (re)verso. Em 2009 sua música “Nação” foi escolhida para trilha sonora do documentário ” A democracia na América Latina” do cineasta americano Michel Fox. Em 2009 e 2010 teve vários arranjos musicais executados pela Orquestra Unisinos. Em 2011 participou do festival nacional de MPB “Canção da Terra” em Santa Bárbara d’Oeste/SP. Em 2011 foi finalista do festival Nossa Música em Novo Hamburgo, com prêmio de melhor arranjo. Em 2012 fez arranjos musicais para ‘Concertos didáticos’ , ‘Concertos Sesc pelo interior’ , ‘Classical Beatles’ e ‘Show com Jair Rodrigues’ da Orquestra Unisinos Anchieta e para o concerto oficial especial infantil da Orquestra da Ucs. Em 2013 seu espetáculo musical intitulado Etnopop foi selecionado para apresentação no Ecarta musical 2013. Em 2013 lançou seu CD Etnopop em parceria com Douglas Gutjahr com canções inéditas de sua autoria. Em 2014 , 2015 , 2016 e 2017 fez arranjos musicais para Ospa, Orquestra da UCS, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Orquestra Vida Com Arte, Concerto Comunitários Zaffari e Orquestra Unisinos Anchieta.
NOVO ÁLBUM “ALMA-ME”
Neste novo álbum intitulado Alma-me, Sandro Souza apresenta treze canções inéditas de música popular brasileira, onde canções com ritmos como samba, moda, toada, xote e reggae; têm aproximação com a linguagem e sonoridade contemporânea. As influências tropeiro/açoriana de Sandro Souza, assim como suas vivências de orquestras e festivais estão cuidadosamente colocadas nas canções do álbum mais autobiográfico de sua carreira, que conta com a participação de músicos do Sul do Brasil, como: Marcelo Delacroix, Matheus Kleber e Fernanda Krüger.
Alma-me exprime a atmosfera intimista do próprio autor, tendo como linha de força a sua influência tropeiro-açoriana que, com o lirismo melódico do cancioneiro regional, fala de amor nas coisas simples.
No conceito deste álbum também está presente a poética urbana, onde o autor atreve-se a captar com antenas sulinas uma sonoridade pós-tropicalista , tendo a palavra como ‘pedra de toque’ .
Alma-me é um álbum com poemas no formato canção, onde a poética urbana e a melódica regional estão reunidos em um arranjo onde as distâncias dessas vertentes urbana e regional são estreitadas.
O álbum traz um discurso lúcido e inspirado sobre o mundo atual, sobre o homem no mundo, sobre os temas eternos do humano, onde a crítica e a poesia estão arranjados em harmonioso casamento.
Vamos apresentar nessa edição de O Sul em Cima, as músicas:
01 – Inspiração, 02 – Azul (participação de Loma Pereira), 03 – Cosmopampeana (participação de Zelito Ramos Souza) do álbum ETNOPOP de Sandro Souza e Douglas Gutjahr (2013)
04 – Acaso, 05 – Moda (participação de Fernanda Krüger), 06 – Vide Bula, 07 – Re (verso)(participação de Marcelo Delacroix), 08 – Poema Clandestino, 09 – Canção Robertocarliana(participação de Fernanda Krüger), 10 – Alma-me, 11 – Até que o amor esteja aqui, 12 –Âmbar, 13 – Ponto de Vista (participação de Nana Zuccolotto), 14 – Formigas de Havana, 15 –Minh’alma ponto com, 16 – Cada Instante. Músicas do disco “ALMA-ME” de 2018
Todas as músicas de autoria de Sandro Souza.
Contatos:
E-mail: Sandro.souza.re@gmail.com
https://www.facebook.com/musicosandrosouza/