Programa O Sul em Cima – Thiago Ramil
Parte 1
Parte 2
O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho de THIAGO RAMIL.
Thiago Ramil, jovem compositor gaúcho, começou a alçar voo em 2015 com seu álbum de estreia Leve Embora (Natura Musical). Neste trabalho, o músico apresenta o encontro entre elementos orgânicos percussivos e sonoridades contemporâneas exploradas através de recursos eletrônicos, ruídos, ambiências, loops, guitarras e teclados sintetizados. Estas camadas, aliadas à crueza das composições em voz e violão, criam um repertório com arranjos sofisticados e propõem, para este álbum, uma sonoridade híbrida, própria e provocativa.
Nascido em uma família de artistas (Kleiton, Kledir, Vitor e Ian Ramil), Thiago teve a música como protagonista em sua trajetória. Aos dois anos já fazia aulas de musicalização e desde a primeira infância praticou violino, instrumento que o acompanhou até os 14 anos de idade. Mais tarde, na juventude, integrou a banda “Cadiombleros”, seu primeiro projeto autoral. O músico integrou o coletivo “Escuta – O Som do Compositor”, grupo que reuniu jovens compositores da cena autoral de Porto Alegre. Em 2014 formou-se em psicologia pela UFRGS e seu trabalho de conclusão de curso, orientado da Professora Dra Andréa Ferrari, incluiu uma ampla pesquisa sobre o acalanto e sua importância para crianças em acolhimento institucional.
Thiago Ramil está agora com um projeto de crowdfunding (financiamento coletivo) para finalizar o seu segundo disco “EM FRENTE“. E explica:
O projeto
“Olá, eu sou o Thiago Ramil, músico/compositor do Sul do Brasil, e estou fazendo essa campanha para finalizar o meu segundo disco que se chama “Em Frente”.
Lancei em 2015 o meu primeiro trabalho, Leve Embora, e com ele fomos levados a muitos cantos de país, conhecendo pessoas e projetos incríveis. De quebra, fomos indicados ao Grammy Latino na categoria “melhor álbum pop da língua portuguesa” e levamos dois Açorianos nas categorias “Melhor Intérprete Pop” e “artista revelação”. Agora seguimos “Em Frente”. E para enfrentar esse grande desafio que é viabilizar um projeto de financiamento coletivo é muito importante a ajuda de vocês!
Em Frente
Este álbum envolve muitas pessoas, por ele discorrem canções e parcerias recentes, e algumas composições reencontradas no tempo. Se chama Em Frente e propõe pensar as Frentes que precisamos fazer para poder Enfrentar os movimentos e projeções do que vem vindo logo Em Frente.
Largamos na frente e demos início ao projeto no intenso calor de janeiro. Eu e o Guilherme Ceron (produtor e baixista) nos mudamos por quase um mês pro estúdio/casa do Wagner Lagemann (engenheiro de som) na zona sul de Porto Alegre, antigo bairro Tristeza; lugar onde me criei. Lá reunimos amigos músicos de múltiplas vertentes, os quais se entrelaçaram nas canções como afluentes de um rio, dando corpo e força para as narrativas.
Cá estão eles: Gutcha Ramil (percussões/violinos/vocais), Andressa Ferreira (percussões), Guilherme Ceron (Baixo), Lorenzo Flach (Guitarra), Pedro Petracco (Bateria), Felipe Zancanaro (percussões/efeitos).
Dando ainda mais peso a este trabalho, contei com as lindas participações de: Duda Brack, Paola Kirst, Apanhador Só, Lucas Fê e Fabrício Gambogi. Baita troço!! 🙂
Outras confluências do disco são as parcerias de composição, as quais representam não só encontros artísticos mas relações de admiração e amizade com os compositores Alércio Pj, Duda Brack, Alexandre Kumpinski, Poty Burch, Felipe Zancanaro e Diogo Maestri. Seguimos também com a parceria Escápula Records, selo que nos acompanha desde 2014. Vale conferir os artistas incríveis que estão por lá.
Desde sempre pensei em fazer meu segundo disco com financiamento coletivo. Isso porque acredito na potência dessa ferramenta como forma de enfrentamento e resistência à desvalorização da Cultura e dos Valores Sociais pela atual conjuntura política e econômica do país. Além disso, representa a força da união entre as pessoas e a capacidade de realizar projetos independentes, nascidos, criados e nutridos no desejo do coletivo. Por isso, não quero que esse álbum seja entendido como se fosse do Thiago Ramil. E isso é bem importante. Porque ele tem e terá (ao atingirmos a meta \o/ !!) a participação de muitas pessoas que, juntas, fizeram frente e tornaram possível o nascimento deste álbum, fortalecendo a expressão da arte independente.
Para apoiar esse projeto, acesse o link: catarse.me/thiagoramil
Limite: até 15 de junho de 2018
Vamos apresentar nessa edição de O Sul em Cima, as músicas do primeiro disco de Thiago “Leve Embora“, lançado em 2015. As músicas são:
01 – Casca (Thiago Ramil), 02 – Desculpa (Thiago Ramil), 03 – Amora (Thiago Ramil), 04 – Pó (Thiago Ramil / Alércio), 05 – Deixa Passar (Thiago Ramil), 06 –Suspiro (Thiago Ramil / Guilherme Bragança), 07 – Leite e Nata (Thiago Ramil), 08 –Dizharmonia (Thiago Ramil), 09 – Show Me (Thiago Ramil), 10 – Salar (Thiago Ramil / Alércio), 11 – Canto (Thiago Ramil / Bruno Volkmer) e 12 – Gira Sol (Thiago Ramil / Guilherme Bragança).
Contato:
https://www.facebook.com/thiagoramil/