O Sul Em Cima 6 e 7 – LEMINSKANÇÕES – Estrelinski e os Paulera / JULIANA CORTES / AURÉLIO EDLER-COPES

 O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho LEMINSKANÇÕES de Estrelinski e os Paulera.
Após seis anos de pesquisas dedicadas aos arquivos musicais de Paulo Leminski, Estrela Ruiz Leminski, também escritora, poeta, compositora e cantora do “Música de Ruiz” em dueto com Téo Ruiz,  concluiu um belo álbum duplo com composições exclusivas e parcerias de um dos bigodes mais modernista da literatura brasileira. A obra é assinada por “Estrelinski” e “Os Paulera” que também formam o elenco de corpo que apresenta e veste respeitosamente as canções do disco duplo juntamente com artistas integrados às obras do Paulo. “Os Paulera” compõe duas formações regionais de Curitiba e São Paulo, onde aconteceram as gravações dos discos.
Um dos discos traz composições inéditas de Paulo Leminski e o outro canções em parceria e participação de outros amigos artistas como Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Moraes Moreira, Zélia Duncan, Serena Assumpção, Ná Ozzetti, Bernardo Bravo e André Abujamra. No contraponto dos clássicos, o disco ainda aponta novos artistas que também participam nos coros de algumas faixas, são eles: Uyara Torrente (Banda mais Bonita da Cidade), Leo Fressato, Grace Torres (Grupo Fato), Iria Braga, Otto Nascarella, Juliana Cortes e Rogéria Holtz que integram a atual e vibrante construção da atual cena curitibana.
O disco 1, com o título “Essa Noite vai ter Sol“, traz 14 composições de Leminski com música e letra assinadas por ele. o Disco 2 batizado de “Se nem for Terra, se Transformar“, apresenta 11 músicas fruto de parcerias de Leminski com outros artistas como Itamar Assumpção e Moraes Moreira.

ESTRELA RUIZ LEMINSKI nasceu em 1981 em Curitiba. É compositora, escritora, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. Formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná. Mestre em Música pela UFPR e em Musicologia pela Universidad de Valladolid (Espanha).
Tem parcerias com Ceumar, Iara Rennó, Alzira Espíndola, Alice Ruiz, Makely Ka, Sandra Peres, Fábio Tagliaferri, Renato Villaça, Rogéria Holtz, Flávio Henrique e Leo Minax, entre outros. Em 2004 lançou seu primeiro livro, “Cupido, cuspido, escarrado”, reunindo poemas escritos na infância e adolescência. Participou das antologias “XXI poetas de hoje em dia(nte)” e “Roteiro da poesia brasileira-anos 2000”. Participou com poesias e montagens de imagem digital no CD-ROM “Informática na Arte” em Curitiba, editado em 1999. Publicou, em 2006, sua monografia “Contra-Indústria”, sobre música independente brasileira. Em parceria com Téo Ruiz, lançou o CD de composições “Música de Ruiz”. Em 2011, lançou o CD “São Sons”. O disco contou com a participação de Kleber Albuquerque, André Abujamra, Carlos Careqa e Ná Ozzetti entre outros. Nesse mesmo ano, lançou o livro “Poesia é não”.

PAULO LEMINSKI (1944-1989)
Escritor, poeta e crítico literário de Curitiba, PR. É autor com a obra mais extensa, com centenas de parcerias incluindo Haroldo de Campos. A música sempre esteve presente na sua obra, sendo gravada por Caetano Veloso, o grupo “A Cor do Som” e a banda de punk rock “Beijo AA Força” entre 1970 e 1989. Tem parcerias com Gilberto Gil, Moraes Moreira, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes e Wally Salomão.

Escutaremos no programa O Sul em Cima 6 o disco 1 do Leminskanções, que se chama “Essa Noite vai ter Sol“. No programa 7, escutaremos o disco 2 – “Se nem for Terra, se Transformar“, Juliana Cortes e Aurélio Edler-Copes.

JULIANA CORTES


Destaque no cenário sulista brasileiro, Juliana Cortes apresenta em seu mais recente trabalho, parte da pesquisa inspirada no repertório do Sul do Brasil, fronteiras com Argentina, Paraguai e Uruguai. A cantora segue em turnê do álbum INVENTO, gravado e mixado em janeiro de 2013 nos estúdios da Gramofone. Conduzida pela imagem do inverno, Juliana Cortes reproduz um sul mistico, lugar comum da música experimental, contemporânea, jazz, rock e pop.
As músicas que estão no programa são Filosofando de Alexandre Nero, O Velho Leon e Natália em Coyoacán  de Paulo Leminski/Vitor Ramil e Achado de Carlos Careqa/Chico Mello.

AURÉLIO EDLER-COPES

Bacharel em violão pela UFRGS e em composição pelo Centro Superior de Música do País Basco, Mestrado em Composição na Hochschule der Künst Bern (HKB) com Georges Aperghis, pós graduação em música eletrônica na CURSUS anual de Composição e informática Musical no IRCAM-Centre Pompidou Paris. Complementa a sua formação em academias internacionais como Acanthes, Impuls, Matrix ou Injuve.
Recebeu encomendas do Governo Francês, do Governo Basco, do Governo Espanhol, da Fundação Autor da Espanha, Fundação BBVA, Phonos, Fumproarte, etc.,  e foi premiado em mais de vinte concursos internacionais de composição, destacando-se principalmente o Prêmio Roma do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha para ser compositor em residência na Academia de Espanha em Roma de 2010 a 2011, e o Prix Georges Wildenstein da Academia de Belas Artes da França, sendo membro artístico e compositor em residência na Academia de França em Madrid-Casa de Velázquez de 2011 a 2012.
Em 2013-2014 foi compositor residente no GMEM de Marselha e no GRAME de Lyon. Em 2014-2015 realiza uma série de residências na Fundação Royaumont, na França. É compositor associado (de 2013 a 2016) da Compagnie Éclats de Bordeaux. Suas obras são editadas por Babel Scores.
Vamos ouvir no programa a música ENCORE SEULE, prêmio Georges Wildenstein 2012 da Academia de Belas Artes da França.

No início dos programas, Kleiton também menciona trecho da crônica O Centro do Céu  do livro Espero Alguém do excelente  Fabrício Carpinejar  e o livro Amigos do Pelo de Margot Ferreira. O livro reúne depoimentos de pessoas que gostam de animais, entre eles vários famosos como Nando Reis, Kleiton Ramil, Fernanda Takai, Mestre Hermógenes e outros.
Vale conferir!!!!!

Ouçam Aqui – Programa 6

Programa 06/2015 – LEMINSKANÇÕES (Essa noite vai ter Sol) – Parte 1

Programa 06/2015 – LEMINSKANÇÕES (Essa noite vai ter Sol)  – Parte 2

Ouçam Aqui – Programa 7


Programa 07/2015 – LEMINSKANÇÕES (Se nem for Terra, se Transformar / Juliana Cortes 
/ Aurélio Edler-Copes – Parte 1

Programa 07/2015 – LEMINSKANÇÕES (Se nem for Terra, se Transformar) / Juliana Cortes 
/Aurélio Edler-Copes – Parte 2

Fontes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *