Vanessa Longoni — Foto: Camila Mazzini |
O SUL EM CIMA dessa semana reprisa o programa dedicado a obra de Vanessa Longoni e em especial as músicas do CD “A Mulher de Oslo”.
Cantora de formação erudita e popular, cantou em vários grupos vocais, coros de óperas, atuou em espetáculos teatrais e participou de cds de músicos reconhecidos de Porto Alegre como Adriana Deffenti, Marcelo Delacroix, Angelo Primon, Sérgio Napp, Leandro Maia, Richard Serraria.
Em 2006, Vanessa criou o premiado espetáculo “A Mulher de Oslo”, inspirado no conto “A paixão de dizer” d’O Livro dos Abraços de Eduardo Galeano. Dois anos depois, ela lança seu primeiro CD solo com o mesmo título, recebendo o Prêmio Açorianos de Música 2008 no gênero MPB como melhor disco, melhor intérprete (Vanessa Longoni), melhor instrumentista (Angelo Primon) e melhor produção musical (Arthur de Faria).
O repertório é composto por canções de Arthur de Faria, Nico Nicolaiewsky, Cláudio Levitan, Elomar Figueira de Mello, Pedro Ayres Magalhães, Rossana Taddei, Omar Giammarco, Gorán Bregovic, André Abujamra, Léo Maslíah e canções folclóricas brasileiras.
Sua música ecoa aldeias, possui várias línguas e sotaques musicais, parte de um extremo sul onde o Brasil se confunde com a pátria do pampa e é também argentino e uruguaio. “Sons de canções quase perdidas misturadas com outras recém-descobertas. Sons vindos de longe no mundo, sons do quintal de casa. Sons dessa mulher que conta histórias que são daqui, dali, de qualquer lugar…”,diz Vanessa.
Vamos ouvir esse interessante trabalho, com a ótima interpretação e a bela voz de Vanessa Longoni.
Ouçam Aqui – Programa Vanessa Longoni
Programa 15/2012 – Vanessa Longoni – Parte 1
Programa 15/2012 – Vanessa Longoni – Parte 2