O Programa O SUL EM CIMA dessa semana vai mostrar o trabalho de dois jovens artistas: TIAGO RUBENS e PRAMIT ALMEIDA.
Tiago Rubens Goulart |
Tiago Rubens Goulart nasceu dia 19 de junho de 1980, na cidade de Porto Alegre/RS.
No ano de 1999, morando na cidade de Imbé/RS, entra como guitarrista e vocalista na banda de Hardcore, Vórtex. Em 2000, Tiago forma a Major Fox, com mais alguns amigos. A Major lança o CD independente “Algumas coisas boas para lembrar”, com boa aceitação nas rádios locais.
Após voltar a morar em Porto Alegre, Tiago deixa a Major e funda com o amigo e músico Jorge Ca, a banda de rock Musgo. Em 2006, muda-se novamente para o litoral e conhece Marcelo Astiazara e iniciam o projeto SARAU BEATLES. Participou com Marcelo na banda Os Taxons e também fundou a Lithium, banda tributo ao Nirvana.
Após passar por essas bandas, Tiago acabou no samba, onde se descobriu. Cursou letras e sua poesia tornou-se música. Botou o violão embaixo do braço e resolveu conhecer o mundo lançando seu primeiro EP chamado SUBTROPICARNAVAL cheio de finas composições.
Um texto de Luis Nenung diz:
Tiago não nasceu no berço do samba. Gaúcho por si só já distancia de nossas referências as possibilidades do samba dar pé. Mas não é que deu? Criado no litoral apaixonou-se desde sempre pelo mar, pela praia e pela música. Tentando dar nome pra paixão, cursou letras na PUC, mas a poesia foi mais forte que a academia e o puxou. Retirado em uma ilha da Bahia redescobriu sua música no balanço radical do Brasil e nela derramou sua poesia.
De amor ao desencontro, da malandragem na forma ao comentário humorado de nossa realidade flutuante, Tiago foi além. Além do previsto – por bater pé no ritmo do samba com a tal cidadania sulista. Além do limite na sua coragem de ser músico e achar seu jeito próprio de repartir isso no mundo sem buscar por fórmulas fáceis nem caminhos forjados.
Na sua música se acha muito de Chico, Caetano – que ele devorou por anos até se sentir saciado – ainda Alceu Valença, Milton, Amarante, Ramil, Luís Vagner, Tom Zé…Mixados por Brian Wilson, Jack White, Beirut e Horácio Guarany.
Quem decifra? É mais fácil do que parece ouvindo as músicas do moço.
Elegância, humor e sensibilidade cruzam qualquer fronteira.
Vamos ouvir no programa dessa edição, músicas do excelente SUBTROPICARNAVAL produzido por Thiago Heinrich & Tiago Rubens.
Pramit Almeida |
Na segunda parte do programa vamos ouvir o trabalho de PRAMIT ALMEIDA.
Pramit é músico e compositor paraense, radicado em Porto Alegre desde 2004. A partir de então vem amadurecendo, experimentando diversos estilos musicais e assim convergindo suas influências a uma linguagem musical e poética da MPB.Somado a isso, quase que simultaneamente, viveu e vive um processo de autoconhecimento profundo que também resultou na busca por sua identidade vocal.
As músicas apresentadas foram feitas e arranjadas por instrumentos de cordas, dentre eles violões, que soam concepções diferentes, trazendo influências do jazz, folk, Bossa Nova e MPB, se utilizando de vários fundamentos harmônicos associados a criatividade, sensibilidade e à cultura sonora dos músicos envolvidos.
Vamos ouvir e nos deixar envolver pelo excelente som desses jovens artistas muito talentosos!
Divirtam-se e comentem!
Ouçam Aqui – Programa 10