O Sul Em Cima 4

 O programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de MARIA RITA, em especial ao trabalho “Redescobrir” em que ela faz uma homenagem a sua mãe, Elis Regina.
Elis Regina – foto: Adolfo Gerchmann – 1981
ELIS REGINA  nasceu em 17 de março de 1945 em Porto Alegre/RS.
Ela é considerada por muitos, a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, em uma mesma apresentação ou em uma mesma música. 
Como muitos outros artistas do Brasil, Elis surgiu dos festivais de música da década de 60. Seu estilo era altamente influenciado pelos cantores de rádio, especialmente Angela Maria e a fez ser a grande revelação do festival da TV Excelsior em 1965, quando cantou “Arrastão” de Vinícius de Moraes e Edu Lobo.
Ao longo de toda sua carreira, cantou músicas de vários artistas até então pouco conhecidos, como Milton Nascimento, Ivan Lins,Renato Teixeira, Aldir Blanc,João Bosco e outros, ajudando a lançá-los e a divulgar suas obras, impulsionando-os no cenário musical brasileiro.
Elis lançou vários trabalhos como Em Pleno Verão (1970), Elis & Tom (1974), Falso Brilhante (1976), Transversal do Tempo (1978), Saudade do Brasil (1980), Elis (1980) entre outros trabalhos importantes.
Em 1967, casou-se com Ronaldo Bôscoli, diretor do Fino da Bossa, e ambos tiveram João Marcelo Bôscoli. Do seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano, teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita.
Maria Rita
Maria Rita começou a cantar profissionalmente aos 24 anos. Seu primeiro disco, “Maria Rita” foi lançado em CD e depois em DVD no final de 2003. Ambos foram lançados em mais de 30 países, incluindo Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Inglaterra, Japão, Itália, entre outros. O reconhecimento foi de público e de crítica. Maria Rita venceu prêmios importantíssimos em 2004: Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português (“A Festa”); o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow e os do Prêmio Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público.
Em 2005 lança  “Segundo“, em 2007, lança seu terceiro CD “Samba Meu” produzido por Leandro Sapucahy e co-produzido pela própria cantora. O CD teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido. Em 2011 lança outro trabalho chamado “Elo“.
No final de 2011, Maria Rita começou a preparar um show em homenagem a Elis Regina, que fazia parte do projeto Nívea Viva Elis. Em princípio seriam 5 apresentações gratuitas ao longo do primeiro semestre de 2012 em diferentes cidades brasileiras. O sucesso foi tão grande que a cantora decidiu seguir com o show, rebatizando-o de “Redescobrir” e saiu em turnê pelo Brasil. Além disso, o espetáculo foi gravado e lançado em CD, DVD e Blue-Ray pela gravadora Universal no final de 2012.
“O que mais chamou a minha atenção foi que o meu objetivo principal se concretizou. Redescobri-la. Reapresentá-la. Relembrá-la. Sim, os “re-” são necessários porque Elis é in(consciente) coletivo. Eu via crianças nos colos de avós, adolescentes nos ombros dos namorados, casais dançando, cirandas se formando, braços pro ar, olhos brilhando com saudades, com amor, com compreensão. E cantoria. Muita cantoria. Aquela voz da massa me atingia, me arrebatava, me orgulhava. Orgulho que só posso (tentar) traduzir com minhas lágrimas, diversas vezes esparramadas em cena. Devido ao tamanho dessa emoção e gratidão aos fãs, decidi seguir um pouco mais com a turnê, para que mais pessoas possam participar dessa homenagem à Elis” – comentou Maria Rita.
E é esse trabalho maravilhoso que vamos mostrar na íntegra no programa O SUL EM CIMA e que será dividido em duas partes. Vamos apreciar as lindas canções que foram eternizadas por Elis, agora na voz da talentosa Maria Rita.

Ouça aqui – Programa 4  (Redescobrir 1 – Maria Rita)

Programa 04/2013 – Redescobrir 1   – Parte 1

Programa 04/2013 – Redescobrir 1   – Parte 2

Ouça aqui – Programa 4  (Redescobrir 2 – Maria Rita)

Programa 04/2013 – Redescobrir 2 –  Parte 1

Programa 04/2013 – Redescobrir 2 –  Parte 2


Divirtam-se e comentem!!
(comentários: Mari Kineuchi)
fonte: http://www.maria-rita.com

O Sul Em Cima 3

A edição do O SUL EM CIMA dessa semana está especial e é dedicado a Intérpretes Femininas que cantam O Sul.


Nesse mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, vamos mostrar algumas representantes que são ou tenham relação com essa região tão particular e cheia de encantos e que engloba não só o Rio Grande do Sul, mas também regiões próximas a esse estado e que conjugam o mesmo dialeto cultural, os mesmos costumes e cultivam atitudes sócio culturais semelhantes ou complementares. Podemos citar os estados de Santa Catarina, Paraná e os países vizinhos Argentina e Uruguai. 
A maioria das canções são de compositores do Sul, outras não, mas todas  contam com as maravilhosas interpretações dessas mulheres com estilos e vozes tão diferentes, mas que encantam a todos pelo charme e talento. Cada uma a seu modo ajudando a levar um pouco dessa cultura a  todos os lugares….
Vamos ouvir as seguintes músicas e suas intérpretes acompanhadas de excelentes músicos: 

HEI DE VOLTAR PRO SUL (José Fogaça e Kledir Ramil) – intérprete: NARA LEÃO
RELÓGIOS DE SOL  (Nei Lisboa)  –  intérprete: LOMA  – Essa gravação faz parte do CD Ziguezagueando gravado em Porto Alegre em 2005 
PAMPA DE LUZ ( Pery Souza / Luiz de Miranda) –  ínterprete: GLÓRIA OLIVEIRA  – Essa gravação está no disco MIX de 1986.
PORTO ALEGRE É DEMAIS – (José Fogaça) – Intérprete: ISABELA FOGAÇA
REDESCOBRIR (Luiz Gonzaga Jr)  – intérprete; MARIA RITA  – Essa gravação está no CD Redescobrir de 2012
LUZ DA NOBREZA (Pedro Luis e Zé Renato) – intérprete: VANESSA LONGONI  – essa gravação está no CD Realidade Paralela da banda Realidade Paralela fomada pela Vanessa Longoni, Angelo Primon, Luke Faro e Marcelo Corsetti)
MENTIRAS – intérprete: Adriana Calcanhotto
JUVENILES BRIOS –  intérprete: ANA PRADA com participação de Paula Toller  –  essa gravação está no CD Soy Pecadora
FREE AS A BIRD (John Lennon 1977) – intérprete: LINDSAY KORTH do duo Lindsay & Isaac
Gravado e mixado no período de 17 a 31 de outubro de 2012, no Home Studio do duo L&I
Lindsay – vocais
Isaac – Violão, Piano, Mellotron, ‘Background Noises’ & Arranjos
OUTRAS DIREÇÕES (Carlos Badia/ Roberto Callage) – Essa gravação está no CD Goodnight Kiss do grupo Delicatessen (formado por Ana Krüger, Carlos Badia, Nico Bueno e Mano Gomes) – Intérprete: ANA KRÜGER
VALSA DOS VAGALUMES  (Letra: Nilton Jr da Silveira – Música: Nilton Jr, Cristian e Adriano Sperandir)
A gravação está no CD Outono dos Sentidos – Sperandires (formado por Adriana, Adriano e Cristian Sperandir)
Intérprete: ADRIANA SPERANDIR
E EU – Intérprete: GISELE DE SANTI
PORTAL  (Jerônimo Jardim) – Intérprete: ANGELA JOBIM
TILL THERE WAS YOU (Beatles)  – Intérprete: ANANDA APPLE – Gravação com Beto Oliveira em 1978


Ouçam aqui – Programa 3 

O Sul Em Cima 2

SOMATO

O Programa dessa semana é dedicado a duas bandas de Florianópolis/SC, que são  SOMATO e  LES SAVONS SUPERFINS.

A Somato foi formada em meados de 2009, propondo uma formação inovadora e com boa mobilidade, que tornasse viáveis apresentações em qualquer lugar, inclusive na rua.
O grupo trabalha tanto com composições próprias como com versões peculiares de artistas de diversas origens e gêneros. As influências tem sua raiz no Rock, mas passam pelo folclore latino-americano, chanson française, música erudita e música popular brasileira.
De março a junho de 2010, a banda viajou para fazer shows na Europa, após um convite para tocar no evento Jeudis Rouges (Lille/FR) e continuou a viagem tocando pela Bélgica, Holanda, Áustria e França, onde realizou suas duas últimas apresentações na Fête de la Musique, em Paris. Nesse mesmo ano, de volta a Ilha, a banda foi selecionada para tocar no I Festival de Música da Universidade Federal de Santa Catarina.
No final de 2011, juntamente com outras bandas da cena independente de Florianópolis, formaram o coletivo “O Clube”, no intuito de promover as bandas independentes de música autoral de SC de forma colaborativa.
Dois integrantes que faziam parte da formação inicial da banda, a Glória Goulart (vocalista e tecladista) e Cláudio Garcia (violonista), se afastaram em outubro de 2012 por terem sido aceitos em um programa de doutorado em Berlim. Atualmente a formação da banda é Lindsay Korth (voz, escaleta e percussão), Isaac Silva (violão, guitarra, contrabaixo elétrico e voz), Guilherme Pelizza (acordeão, violão, contrabaixo elétrico e voz), Mariel Maciel (bateria, cajón, percussão e voz), Bruno Andrade (guitarra, violão e voz) e Thiago Gasparino (violoncelo e voz).
A banda Somato tem dois EPs lançados: ESQUINA-METADE (2010) E SEM MEDO DE DESAFINAR (2012).
A outra banda que apresentamos nessa edição de O Sul Em Cima é  LES SAVONS SUPERFINS.
A “Les Savons Superfins” foi formada em 2012 e tem fortes influências da música folk. Seu repertório é basicamente de músicas próprias com levadas de violão e letras em português. Fazem parte da banda: Henrique Silvério (violão, guitarra e gaita de boca), Fernanda França (vocal), Thiago Fukahori (guitarra), Isaac Silva (baixo e guitarra) e Martin Gonçalves (bateria).
A primeiro EP da banda chamado PARA QUEM QUISER OUVIR, foi gravado entre 2011 e 2012 em Florianópolis. 
Músicas e arranjos: Les Savons Superfins (exceto Nouvelle e Souffle, parceria com Indy Muller)
Produção: Les Savons Superfins e Isaac Silva
Estúdio: Lindsay & Isaac
Arte da capa do EP: Fábio Dudas.
Divirtam-se e comentem!!

Ouçam aqui: Programa 2

Programa 02/2013  – Somato e Les Savons Superfins – Parte 1

Programa 02/2013  – Somato e Les Savons Superfins – Parte 2

(Comentários: Mari Kineuchi)


Fonte:
http://www.somato.art.br/

O Sul Em Cima 1

É com grande prazer que recomeçamos O SUL EM CIMA de 2013 com uma das maiores vozes surgidas no Sul do Brasil que é  VICTOR HUGO.
O cantor nasceu em Taquara/RS e reside em Porto Alegre desde 1982. Revelado no ciclo dos festivais do Rio Grande do Sul onde, por diversas vezes, foi premiado como melhor intérprete, é dono de uma voz privilegiada e sua atividade artística transita pelos gêneros MPB e nativismo, com destaque para canções de natureza romântica.
No circuito internacional, representou o Brasil por três vezes no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, respectivamente em Moscou, na Coréia do Norte e em Cuba. A convite da Unesco, cantou em Paris durante as comemorações alusivas aos 40 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
CADA VEZ MAIS, seu disco de estréia, recebeu o Prêmio Sharp de revelação na categoria Música Popular Brasileira. Além deste álbum, lançou pela USA Discos os álbuns TCHÊ e  COISARADA e, ainda, a produção independente, VIVÊNCIAS, trabalho conjunto com Geraldo Flach e Fernando do Ó, interpretando canções de Sérgio Napp e Mário Barbará.
Victor Hugo está atualmente envolvido com um projeto chamado VICTOR HUGO – CIBERNAUTA. Pela primeira vez ele busca viabilizar a gravação e o lançamento do CD de forma independente das gravadoras e o mercado tradicional do mundo do disco, através do lançamento da campanha de financiamento coletivo (crowdfunding). Todas as canções desse CD serão de autoria do compositor Jerônimo Jardim.  Fernando do Ó Neto e Cristian Sperandir atuarão na concepção artística e na direção musical do CD que terá, ainda, outras participações de instrumentistas convidados. 
Ou seja. será um CD de altíssima qualidade e bom gosto, mas precisa de contribuições para poder se concretizar.
Para saber mais e contribuir para a realização desse projeto, visitem o site:
Nesse vídeo, Victor Hugo explica como funciona o crowdfunding:
Vamos ouvir no programa O Sul Em Cima, algumas das canções de Victor Hugo que estão nos CDs Tchê, Coisarada e Vivências e também a música Bonita do CD Fogaça – Amigos e Canções.
Divirtam-se  e comentem!!
Ouçam aqui – Programa 01 


Programa 01/2013  –  Victor Hugo   – Parte 1

Programa 02/2013  –  Victor Hugo   – Parte 2

(Comentários de Mari Kineuchi)