O SUL EM CIMA 03 / 2025
Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Helena Bel e Consuelo de Paula & Regina Machado
HELENA BEL – Cantora e violinista, Helena Bel é formada em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná e especialista em Educação Musical/Coral pela Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná. Como cantora já participou de vários grupos vocais e cênicos como “O Abominável Sebastião das Neves”, “Com Nome e Sobrenome”, “Allegro ma non Presto” e “O Tao do Trio”. Atualmente, canta no grupo “Nymphas”. Em 1993 ganhou o primeiro lugar no Concurso para Intérpretes da MPB do SESC da Esquina. Tem participação em gravações de áudios e vídeos, em CD´s e DVD´s, de vários artistas Paranaenses e Curitibanos.
Como violinista, foi spalla, de 1992 até 2001, da “Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba”, fundada por Roberto Gnatalli. Foi regente assistente da “Orquestra À Base de Corda” na sua primeira formação, com cordas de arco e é violinista da atual “Orquestra À Base de Corda”. É diretora e professora de violino na Escola de Música Suzuki, onde também dirige a parte vocal e cênica dos musicais realizados anualmente pela escola. Organizadora dos livros e CD “A Obra de Ítalo Todeschini” (2020). Dirige o Coral Brasileirinho e o Grupo Brasileiro do Conservatório de MPB de Curitiba – corpos Artísticos do ICAC e FCC
Músicas: 01 – Acontece – (Cartola) // 02 – Desfigurado – (Cartola) // 03 – Dom de Iludir – (Caetano Veloso) – Músicas 01 à 03 – Voz Solo: Helena Bel – Vocais: O Tao do Trio – Arranjos: Vicente Ribeiro // 04 – E daí? – (Gerson Bientinez/ Etel Frota) – Voz Solo: Helena Bel – Arranjo: Vicente Ribeiro // 05 – És Minha, Óh Lua Branca – (Ítalo Todeschini/Amadeu Assad) – Voz Solo: Helena Bel – Piano: Sérgio Justen // 06 – Novos Ares – (Sérgio Justen) – Voz Solo: Helena Bel – Arranjo: Sérgio Justen
CONSUELO DE PAULA e REGINA MACHADO – Duas artistas, Consuelo de Paula e Regina Machado – cantoras, compositoras e instrumentistas -, uniram-se pela canção para lançar um trabalho autoral primoroso. Trata-se de Pássaro Futuro, que chegou às plataformas no dia 14 de fevereiro de 2025 pelo selo Belic Music: um álbum de 11 faixas, construído em sintonia plena entre a poesia de Consuelo, a música de Regina e o canto de ambas. Partindo do violão e da voz das artistas, os arranjos são criações coletivas dirigidas por elas com a colaboração dos músicos convidados: Mário Manga (violoncelo), Guilherme Ribeiro (piano e acordeom), André Rass (percussões) e Nicolas Farias (percussões). “Os arranjos conversam com o silêncio, com as pausas, com as danças e oferecem ao ouvinte a possibilidade de ouvir o vento, de ouvir as fugas e o bater das asas desse Pássaro Futuro”, poetiza Consuelo. E Regina completa: “Esse trabalho traduz nossa espiritualidade por meio da arte e elucida um pouco da nossa devoção à música…”
Com 10 discos gravados, Consuelo de Paula é cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical. Sua discografia teve início com a trilogia Samba, Seresta e Baião (1988), Tambor e Flor (2002) e Dança das Rosas (2004), da qual foi lançada a coletânea Patchworck, no Japão. Em 2011, lançou o DVD Negra, seguido pelos CDs: Casa (2012), O Tempo e O Branco (2015), Maryákoré ( 2019). O disco Beira de Folha (2020), gravado em parceria com o violeiro João Arruda, teve as letras das canções editadas em livro, junto a outros poemas da artista. Atualmente, trabalha no lançamento do álbum Pássaro Futuro.
Regina Machado é cantora, compositora, violonista e professora de canto popular. Possui seis álbuns lançados: Sobre a Paixão (2000), Pulsar (2004), Agora o Céu Vai Ficando Claro (2010), Multiplicar-se Única – Canções de Tom Zé (2015), Enquanto o Tempo Para (2022) e Canções Guardadas nas Dobras do Tempo (2023), além de participações como convidada em diversos outros trabalhos. Regina é professora da graduação em Música Popular na UNICAMP, bem como do Programa de Pós-graduação em Música. Coordena o grupo de pesquisa Vox Mundi – grupo de estudos da voz cantada (CNPQ) e o CEMUPOP – Centro de Memória da Música Popular.
Para Regina Machado, “o disco Pássaro Futuro representa a materialização do poder de criar, de fazer canções, insistindo em um voo que parece não ser mais percebido, que parece não mais habitar nas pessoas. Pássaro Futuro voa contra a ventania, contra o tempo do consumo, e arrisca uma musicalidade que envolve quem se deixa abraçar por ela”; E Consuelo de Paula completa: “Pássaro Futuro é um presente, um sopro de inspiração entre a brisa e a ventania, é cheio de luminosidades, frestas e brechas”.
Músicas (todas de autoria de Regina Machado e Consuelo de Paula): 01 – Ayrá // 02 – Plumagem // 03 – Canto de Chegança // 04 – Mainu // 05 – Ave Grande // 06 – Ave Passageira // 07 – Passarim Roseira // 08 – Atiaru
Contatos: