O SUL EM CIMA 02 / 2024

O SUL EM CIMA 02 2024


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de MARCELO COSTA e JACQUE FALCHETI
 
 
MARCELO COSTA 
O percussionista e baterista Marcelo Costa completará em 2024 meio século de carreira.  Marcelo começou a ganhar visibilidade aos 14 anos, como integrante do grupo A Barca do Sol, com o qual gravou 3 discos. Com apenas 16 fez a sua primeira gravação profissional no álbum “Limites das Águas” , de ninguém menos do que Edu Lobo.  Com o final da Barca do Sol, passou a tocar com grandes nomes da nossa música.
Em 2019, lançou o álbum Vol. 1, com participações de Caetano Veloso, Gal Costa, Adriana Calcanhotto, Lulu Santos, entre outros. Marcelo Costa lançou o CD “Vol. 2” no final de 2023. Assim como no volume anterior, de 2019, o músico apresenta gravações reunidas especialmente para este projeto, com participações de grandes intérpretes, incluindo Ney Matogrosso, Mariana de Moraes, Maria Bethânia, Marisa Monte, Teresa Cristina, entre outros nomes.
“O disco é baseado no meu convívio musical com estes artistas. Com alguns já fiz turnês longas, gravei discos, e com outros colaborei de forma mais pontual. É um encontro de artistas que estiveram e estão na minha vida, cantando, tocando e celebrando a música do Brasil”, conta Marcelo Costa.
Marcelo Costa também assume a direção artística do álbum Vol. 2, afirmando: “Estamos fazendo música, então, mesmo que meu papel seja diferente, é a música que nos une”. 
Músicas Vol 2: 01 – Meu Bom – Marcelo Costa Santos – intérprete: Maria Bethânia // 02 – Odette – Vinícius Eliud e Herivelto Martins – intérpretes: Marcelo Costa e Muri Costa // 03 – Tão Só – Carlos Guinle e Dorival Caymmi – intérpretes: Marisa Monte e Dadi Carvalho // 04 – Deixei Recado – Gilberto Gil e João Donato – Intérprete: Roberta Sá // 05 – Mulher Sem Razão – Cazuza, Bebel Gilberto e Dé Palmeira – com Ney Matogrosso // 06 – Se Você disser que sim – Moacir Santos e Vinícius de Moraes – com Mariana de Moraes // 07 – Psiquiatra – Elton Medeiros e Zé Keti – com Mart’nália e Dirceu Leite // 08 – Número Um – Benedito Lacerda e Mário Lago – com Maria Bethânia, Jorge Helder e Pedro Mibielli // 09 – Nervos de Aço – Lupicínio Rodrigues – com Jussara Silveira e Sacha Amback // 10 – Você me Abandonou – Alberto Lonato – com Teresa Cristina e Mauro Diniz // 11 – Esse Cara – Caetano Veloso – com Paula Morelenbaum, Guto Wirtti e Chico Adnet
 
JACQUE FALCHETI
Inacabada, imatura e visceral. Por que esperar o tempo perfeito para fazer algo se ele não existe e o processo se faz tão bonito com suas imperfeições? É a reflexão que permeia o novo álbum de Jacque Falcheti intitulado: CRUA. Entre acordes delicadamente escolhidos a dedo, voz ao pé do ouvido e silêncios nas texturas dos arranjos, o show do CD é um convite para uma pausa no dia e uma reflexão ao íntimo. Depois de 05 álbuns lançados e premiados, turnês por 15 países em 03 continentes: Europa, África e América Latina, uma expressividade nas plataformas digitais com mais de 250.000 plays, Jacque Falcheti lança seu projeto solo e autoral, num formato minimalista de voz e violão. O álbum ‘Crua’ foi premiado pelo Programa de Ação do Estado de São Paulo (ProAc) e teve shows de lançamento em São Paulo e cidades do interior do Brasil e nas principais capitais no mundo como Lisboa em Portugal, Berlim na Alemanha, Tallinn na Estônia, Bruxelas na Bélgica e Londres na Inglaterra.
Músicas: 01 – Crua – Jacque Falcheti // 02 – Grande Angular – Jacque Falcheti, Nina Neder e Ana Gal // 03 – Pra Não Dizer – Jacque Falcheti e Iara Ferreira // 04 – Estrela do Sul – Jacque Falcheti // 05 – Mãe da Lua – Jacque Falcheti e Renato Frazão // 06 – Revoada – Jacque Falcheti, Jô Anjo e André Fernandes 
 
Contatos:
 

 

O SUL EM CIMA 01 / 2024

2 - Copia

Nessa edição de O SUL EM CIMA vamos mostrar o trabalho CASA RAMIL (com Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Gutcha, Thiago e João Ramil)

CASA RAMIL – A Família Ramil, uma linhagem musical oriunda do Rio Grande do Sul, segue fazendo história nos palcos brasileiros. Com raízes firmadas desde a virada da década de 1970 para a de 1980, graças à discografia da dupla Kleiton & Kledir Ramil, integrantes do grupo pioneiro Almôndegas, e ao trabalho solo de Vitor Ramil, a família agora celebra sua união artística no espetáculo “Casa Ramil”. No palco estão Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Gutcha, Thiago e João Ramil. 
Registro do show coletivo do clã de Pelotas (RS), em encontro cênico idealizado pela produtora Branca Ramil – irmã de Kleiton, Kledir e Vitor – e captado em março de 2018 na apresentação feita pela família no Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS), o álbum Casa Ramil ao vivo, irmana o trio de cantores com a segunda geração musical dos Ramil. O show Casa Ramil leva para o palco, o espírito da casa dos Ramil, onde os encontros familiares são descontraídos, com muita música e alegria.
Nas 12 músicas alocadas nas 15 faixas do disco Casa Ramil ao Vivo (o repertório é entrecortado por benzedura da avó Branca Pons Ramil e por falas de Kleber Pons Ramil e Dalva Alves Ramil, representantes mais antigos da família), há amostras das obras de todos, mas sem individualismos. 
Com o trio famoso (Kleiton, Kledir e Vitor Ramil), entram em cena Gutcha Ramil (voz, percussão, rabeca e harmonium), Ian Ramil (voz, violão de aço, percussão, monotrom, saz – instrumento turco de cordas – e harmonium), João Ramil (voz, percussão e baixo) e Thiago Ramil (voz, baixo, violão de aço, guitarra, controladora midi e efeitos eletrônicos), cantores e compositores da segunda geração da família, que transitam por universos musicais mais contemporâneos. Já receberam vários prêmios importantes, com destaque para o Grammy Latino: Thiago foi indicado na categoria “Melhor álbum Pop Contemporâneo” e Ian saiu vencedor na categoria “Melhor Álbum de Rock”. 
Casa Ramil tem lotado teatros e espalhando emoções por onde passa. O espetáculo reúne, pela primeira vez em público, músicos da Família Ramil cantando inéditas e sucessos, como “Deu Pra Ti”, “Vira Virou” e “Estrela Estrela”. Vale registrar que o álbum “Casa Ramil – ao vivo” é um marco histórico. Pela primeira vez, a Família Ramil se reuniu no palco, compartilhando suas composições e habilidades instrumentais. Mas a magia de “Casa Ramil” vai além da música. Karina Ramil assume a direção de cena, enquanto Isabel Ramil, responsável pelos vídeos e pela iluminação, colabora com o tio Marcelo Linhares. A produção fica a cargo de Kaio Ramil com a coordenação geral de Branca Ramil. 
 .

Músicas: 01 – Casa Ramil – Vitor Ramil // 02 – Vira Virou – Kleiton Ramil // 03 – Autorretrato – Kleiton Ramil e Kledir Ramil // 04 – Benzedura da Vó Branca Pons Ramil // 05 – Estrela Estrela – Vitor Ramil // 06 – Tartaruga – Gutcha Ramil e Dessa Ferreira // 07 – Canto – Thiago Ramil e Bruno Volkmer // 08 – Fala de Kleber Pons Ramil // 09 – Ramilonga – Vitor Ramil // 10 – O Bichinho – Ian Ramil // 11- Noite de São João – Pery Souza e Kledir Ramil // 12 – Fala de Dalva Alves Ramil // 13 – Deixando o Pago – Vitor Ramil e João da Cunha Vargas

Contatos:
https://www.instagram.com/casaramil/