O SUL EM CIMA 03 / 2023
No programa O SUL EM CIMA dessa semana, vamos mostrar os trabalhos de DUCA LEINDECKER e JORGE HELDER
Duca Leindecker começou sua carreira aos treze anos de idade. De lá para cá construiu uma sólida trajetória como instrumentista, compositor, produtor artístico e escritor. Foi um dos fundadores da banda de rock Bandaliera, com a qual lançou em 1987 o CD “Nosso lado animal” e “Ao Vivo”, em 1991. No ano de 1988 lançou o disco solo “Duca Leindecker”.
No início da década de 1990, a convite de Bob Dylan, fez abertura dos shows do cantor por várias cidades brasileiras. Por essa época, em Porto Alegre, foi um dos fundadores da banda de rock Cidadão Quem com a qual lançou sete CDs. Depois criou o Pouca Vogal (2008 a 2012), ao lado de Humberto Gessinger da banda Engenheiros do Hawaii. Com o projeto, os dois cruzaram o país na tour do CD e DVD gravado ao vivo em Porto Alegre.
Na literatura, em 1999 publicou o livro “A casa da esquina”, no ano de 2002 lançou “A Favor do Vento” e em 2013, lançou seu terceiro livro, O Menino que Pintava Sonhos.
Após as bandas Cidadão Quem, Pouca Vogal e os discos solo “Voz, Violão e Batucada” (2013) e “Plano Aberto” (2015), Duca Leindecker lançou em 2018 o álbum Baixar Armas. O disco é um convite à reflexão sobre a epidemia de ódio e intolerância que assolou o Brasil nos últimos anos. Duca aborda temas difíceis sem deixar de lado seu otimismo e leveza. Em 2020, Duca lançou o EP “Próximo Céu” e também a canção Triângulo que foi gravada com o filho Guilherme Leindecker no baixo. A canção faz parte do projeto Triângulo que também conta com Duca na guitarra e voz e Cláudio Mattos na bateria.
Músicas: 01 – Rosa dos Ventos – Duca Leindecker, Kleiton Ramil e Kledir Ramil – feat de Kleiton & Kledir (single lançado em dez 2022) // 02 – Iceberg – Duca Leindecker – do CD Voz, Violão e Batucada de 2013 // 03 – Triângulo – Duca Leindecker // 04 – Menina – Duca Leindecker – do álbum Baixar Armas de 2018 // 04 – 0X0 Ñ – Duca Leindecker e Humberto Gessinger – feat Humberto Gessinger – do álbum Baixar Armas // 06 – O Amanhã Colorido (Ao Vivo) – do CD Plano Aberto de 2015
.
Jorge Helder – Músico requisitado por grandes nomes da MPB, o artista lançou Caroá, álbum autoral e instrumental.
Na definição do dicionário, o Caroá é um tipo de bromélia de flores vermelhas e rosadas, típica de áreas de Caatinga, cujas folhas fornecem fibra para confecção de barbantes, redes, tecidos e esteiras, entre outras peças. Caroá também é o nome do segundo álbum do músico e compositor Jorge Helder, lançado em novembro de 2022 via Biscoito Fino. Cearense de Fortaleza (radicado no Rio de Janeiro desde 1986), Jorge Helder buscou inspiração em suas origens para batizar o tema que dá nome ao álbum: “Fiz uma grande pesquisa voltada para temáticas especificamente nordestinas, por se tratar de um baião influenciado pelo grande Luiz Gonzaga. A fotógrafa Géssica Amorim, que fez a foto que está na capa do álbum, é pernambucana e me contou que muitas famílias nordestinas, inclusive a de Gonzaga, tiram o seu sustento do Caroá”, pontua Helder. O próprio Luiz Gonzaga compôs “Arrancando Caroá” tema gravado em 1941.
Aos 60 anos, 40 deles dedicados à música, Jorge Helder é presença constante nos projetos – álbuns e turnês- dos maiores nomes da música brasileira. Dentre os convidados álbum estão Sérgio Santos, Mônica Salmaso, Zé Nogueira e Zé Renato.
‘Quando entrei no estúdio para gravar, ao lado desses músicos incríveis – Chico Pinheiro na guitarra, Hélio Alves no piano, Tutty Moreno na bateria e Marcelo Costa na percussão – aos poucos fui percebendo a necessidade da participação vocal em algumas músicas. Para minha sorte, pude contar com esses grandes cantores e músicos, comemora o baixista. Co mais de 350 gravações no currículo, em álbuns de outros compositores e intérpretes, Jorge Helder revela em “Caroá” a sua novíssima safra como compositor.
Músicas: 01 – Caroá // 02 – Santos de Casa – feat Sérgio Santos // 03 – Tutty // 04 – Lugar sem tempo – feat Mônica Salmaso // 05 – Impressão Perfume – feat Zé Nogueira // 06 – Miguilim – feat Zé Renato
.
Contatos: