O SUL EM CIMA 03 / 2022
Nessa edição de O SUL EM CIMA vamos mostrar os trabalhos de AIRTO MOREIRA E BANDA EYEDENTITY.
AIRTO MOREIRA – Reconhecido por produtores e maestros assim como pela imprensa internacional especializada como o percussionista mais popular do mundo, é inegável a sua contribuição para o desenvolvimento e manutenção do alto nível da chamada worldmusic, como também o Jazz Brasileiro e a música criativa experimental.
Airto recebeu dois discos de ouro pela sua composição “Samba de Janeiro”, que entrou em primeiro lugar nas paradas em 27 países. A Down Beat magazine (maior e mais importante revista de Jazz) criou a categoria Percussão, baseado no trabalho de Airto Moreira, ele já ficou com o primeiro lugar por mais de 20 anos.
No ano de 2002, Airto representou o Brasil no concerto de reinauguração da Biblioteca de Alexandria no Egito, num evento que reuniu representantes do mundo inteiro. Airto foi até lá a convite do governo do Egito e das Nações Unidas. Neste mesmo ano Airto Moreira e Flora Purim recebem, no Consulado Brasileiro em Los Angeles a Comenda do Rio Branco – como reconhecimento da sua importância para a comunidade musical em todo o mundo e pela maneira como vêm divulgando o Brasil internacionalmente desde 1967. Flora Purim, esposa de Airto, é referência vocal em jazz e música latina há cinco décadas e já dividiu palcos e estúdios com grandes nomes do jazz. Sua voz lhe rendeu duas indicações ao Grammy por Melhor Performance Feminina de Jazz, em quatro ocasiões o prêmio da Revista DownBeat por melhor cantora, além de participações em trabalhos ganhadores de Grammys.
Aos 80 anos, completados em 5 de agosto de 2021, Airto Moreira volta ao disco e ao começo. Com o lançamento do álbum Eu canto assim em outubro de 2021, o artista catarinense – músico brasileiro que obteve visibilidade planetária ao cair no suingue do jazz latino – se conecta afetivamente com o início da trajetória profissional, iniciada na década de 1950 nas boates das cidades paranaenses de Ponta Grossa e Curitiba.
Com arranjos criados pelo pianista David Sartori e pelo contrabaixista Thiago Duarte, sob a direção musical de Flora Purim, Airto dá voz no disco a nove músicas, quase todas lançadas nas décadas de 1950 e 1960, sem deixar de tocar a bateria e a percussão que lhe consagraram em âmbito mundial.
O álbum Eu canto assim é o primeiro disco de Airto Moreira desde Aluê (2017), primeiro álbum solo gravado pelo artista no Brasil.
Músicas: 01 – ALUÊ – AIRTO GUIMORVAN MOREIRA / FLORA PURIM / JOSÉ PIRES DE ALMEIDA NETO // 02 – CANÇÃO DOS OLHOS TRISTES – TITO MADI // 03- AS PRAIAS DESERTAS – TOM JOBIM // 04 – A NOITE DO MEU BEM – DOLORES DURAN
BANDA EYEDENTITY – Krishna Booker e Diana Purim começaram sua jornada juntos muito antes do início da Eyedentity em 1997. Eles nasceram em Nova York, com dois anos de diferença no mesmo hospital em uma família de gigantes musicais.
Diana cresceu na estrada viajando pelo mundo com seus pais, os pioneiros do jazz brasileiro Flora Purim e Airto Moreira. Krishna é filho do renomado baixista de Jazz, Walter Booker, sobrinho de Wayne Shorter e afilhado de Herbie Hancock.
Os dois amigos de infância logo descobriram na adolescência que compartilhavam um profundo amor pela música em todas as suas formas e uma formação em Jazz, Funk, Brazilian and Latin Fusion. Juntos, eles estenderam os limites do Hip Hop, injetando-o com elementos de suas influências musicais multiculturais. O casal já percorreu o mundo tocando em vários clubes e festivais como Ronnie Scott’s Jazz Club em Londres, SESC Pinheiros em São Paulo e o SFJazz Festival em São Francisco, e colaborando com muitas lendas musicais. Eles também tiveram o privilégio de trabalhar ao vivo e em estúdio com Sergio Mendes, Flora Purim, Wah Wah Watson, entre muitos outros grandes artistas.
Em novembro de 2021, eles lançaram o álbum “País da Maravilha (Wonderland). O álbum intitulado, tem uma sonoridade única com uso pesado de ritmo combinado com conteúdo lírico forte e catártico e uma mistura bilíngue perfeita das duas principais culturas com as quais eles cresceram. Ele fala com franqueza e autenticidade dos desafios da condição humana interna à medida que forjamos um novo mundo diante de uma pandemia global. Eles lutam pela brasilidade da música americana e pela americanização da música brasileira, explorando elementos modernos, urbanos, tradicionais e culturais. Essa integração calculada de dualidades é um movimento deliberado em direção a uma compreensão mais unificada um do outro, da natureza, da humanidade e de um esquema universal maior.
Músicas do álbum País da Maravilha (Wonderland): 05 – PAÍS DA MARAVILHA (WONDERLAND) – GRECCO BURATTO / KRISHNA BOOKER / DIANA PURIM // 06 – THE HAPPY PEOPLE (O ANATÉLIO) – AIRTO MOREIRA // 07 – YES I WILL – CHRISTIAN GAMEZ / DIANA PURIN / KRISHNA BOOKER // 08 – RECONNECT – GRECCO BURATTO / LYNNE EARLS / DIANA PURIM / KRISHNA BOOKER // 09 – LUA CHEIA – LYNNE EARLS / DIANA PURIM – participação especial: FLORA PURIM
.
CONTATOS: