O SUL EM CIMA 08 / 2019
O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho Violas ao Sul (Valdir Verona, Mário Tressoldi, Angelo Primon e Oly Jr), Juliana Cortes e Vedovelli.
01 – VIOLAS AO SUL – CD / Show-espetáculo com quatro músicos sulinos, Valdir Verona, Mário Tressoldi, Angelo Primon e Oly Jr., que tem a viola de 10 cordas permeando seus trabalhos ao longo dos anos, e que juntos formam a linha evolutiva do instrumento, com canções autorais e clássicos do cancioneiro gaúcho e brasileiro, e da música contemporânea. O “Violas ao Sul” ora pode ser considerado um trabalho de música instrumental e em outra, um grupo vocal acompanhando a sonoridade das violas, este é formado por quatro músicos, quatro estilos e um só objetivo: mostrar a viola brasileira como protagonista da diversidade musical do nosso estado: o cancioneiro gaúcho, o blues, a música moura, a música de origem açoriana, a milonga, para citar apenas alguns gêneros musicais que vibram nas cordas destas violas. Os componentes do grupo são:
VALDIR VERONA | natural de Caxias do Sul, RS, é músico com mais de 30 anos de carreira profissional, tendo trabalhado ao longo desse tempo com apresentações musicais em diversos formatos: Solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, aulas de música, produções e direções musicais. Um dos maiores e mais atuantes representantes da viola no sul.
MÁRIO TRESSOLDI | arranjador, compositor, produtor musical, pesquisador da cultura do litoral norte do RS, integrante do grupo Chão de Areia, Bacharel em Música (Cordas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de violão, técnica vocal, teoria e harmonia funcional. É atualmente um dos compositores e músicos mais premiados nos festivais do Brasil.
ANGELO PRIMON | músico, compositor, produtor, bacharel em Música Popular pela UFRGS, destacado como um dos mais importantes instrumentistas de sua geração, com 30 anos de carreira , atuou ao lado de inúmeros artistas do Brasil, Argentina e do Uruguai, tendo recebido o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista em 2006, 2008 e 2018, pesquisa já há alguns anos as sonoridades orientais e populares, de instrumentos como a viola de dez cordas, viola de cocho, o oud árabe e o sitar indiano.
OLY JR. | cantautor, atuante na cena musical desde 1998, tem 11 discos lançados, quatro Prêmios Açorianos de Música (2010 e 2012), participou de festivais nacionais e internacionais de blues, em coletâneas musicais do gênero, funde milonga com blues, explorador da técnica do slide, reconhecido como um dos mais atuantes e originais da cena blues do Brasil.
Músicas: 01 – Violas do Sul do Brasil (Mário Tressoldi / Chico Saga) // 02 – Milonga Blues (Oly Jr) // 03 – 10 de Fole (Angelo Primon) // 04 – Cantiga de Eira (Barbosa Lessa) // 05 – Chacarera entre Amigos (Valdir Verona) // 06 – Gaudêncio Sete Luas (Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcelos) // 07 – Canção da Meia Noite (Zé Flávio)
02 – JULIANA CORTES – Curitibana, aos 4 anos de idade entrou para um grupo coral de onde veio sua formação musical. Lançou em 2013 o álbum INVENTO produzido por Fred Teixeira , pré selecionado ao Prêmio da Música Brasileira e eleito o 32º Melhor Álbum da MPB pela publicação Embrulhador.com. Já tocou ao lado de Daniel Drexler, Arthur de Faria, Marcelo Delacroix, Antonio Saraiva e Arrigo Barnabé. Em 2016 lançou o álbum GRIS, produzido pelo paulistano DANTE OZZETTI que conta com 10 temas, a maior parte de obras inéditas. A intérprete é formada em Música Popular e faz pós graduação em Canção Popular na Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, onde reside atualmente. Músicas: 01 – Que horas não são (Vitor Ramil) // 02 – Filosofando (Alexandre Nero) // 03 – Germinal (Dany López / Juliana Cortes) // 04 – Outras Milongas (Dante Ozzetti / Luiz Tatit)
03 – VEDOVELLI – Nascido em Farroupilha, em 1989 e hoje morando no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Evandro Vedovelli chama atenção por onde canta suas músicas. Harmonias caprichadas e belas melodias acompanham letras que traduzem o ser humano, o cotidiano, e o amor, sem criar nem repetir clichês. Vedovelli lançou em 2017 o CD “Camaleão” que é distribuído pela gravadora Biscoito Fino e está disponível em plataformas de streaming. Esse álbum tem produção musical do cantor e compositor Kleiton Ramil e arranjos do maestro Dudu Trentin. Esse é mais um trabalho musical de Vedovelli, que já cantou ao lado de vários nomes conhecidos, como o cantor americano Jack Johnson e a banda gaúcha Cachorro Grande, além de ter em seu passado o posto de vocalista na banda Jacarandá, com a qual produziu um disco. As interpretações de Vedovelli são calmas e energéticas, soltas e minimalistas, e o tornam um artista icônico e com capacidade de agradar diferentes públicos. MÚSICAS : 01 – RETRATO // 02 – NO FUNDO DO PEITO // 03 – SOU (todas de Vedovelli)
Contatos:
https://www.facebook.com/violasaosul/