O Sul em Cima – Arthur de Faria & Orkestra do Kaos
O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de ARTHUR DE FARIA, em especial as músicas da banda “Arthur de Faria & Orkestra do Kaos”
Parte 1
Parte 2
Arthur de Faria
Arthur de Faria é músico, arranjador, compositor, produtor de discos, pesquisador, jornalista, radialista e mestre em literatura brasileira pela UFRGS.
De 1995 a 2015 liderou o Arthur de Faria & Seu Conjunto, com cinco discos lançados (um deles também no Uruguay e Argentina) e centenas de shows em seis países. Fizeram parte da banda os músicos Sérgio Karam (Sax Alto), Adolfo Almeida Jr (Fagote, Acordeom e Flauta), Júlio Rizzo (Trombone), Marcão Acosta (Guitarras), Arthur de Faria (Voz, Piano e Acordeom), Clóvis Boca Freire (Baixos e Contrabaixo) e Diego Silveira (Bateria e Percussão).
Arthur de Faria escreveu mais de 25 trilhas para teatro, cinema e televisão e produziu cerca de 25 discos, além de escrever arranjos para mais de duas dezenas de artistas do Brasil e Argentina.
Arthur de Faria & Orkestra do Kaos
Durante 20 anos Arthur de Faria & Seu Conjunto foi o grupo ao qual o músico gaúcho chamou de “minha banda”. Foram 5 discos lançados e um sexto, gravado há alguns anos, que está finalmente sendo concluído.
A formação erudita de Arthur faz com que boa parte da sua produção e tempo sejam destinados para a produção de trilhas para cinema e teatro. Mas sua inclinação para o popular faz com que ele busque habitar aquele que é o ambiente mais comum para os que fazem parte desse território. Arthur precisa estar em uma banda.
Encerrado o ciclo do Arthur de Faria & Seu Conjunto, é hora de começar tudo de novo. Hora de começar uma banda nova. “Quando montei a Orkestra do Kaos, eu quis ser o mais velho e renovar mesmo. Então procurei alguns dos músicos mais legais dessa cena nova de Porto Alegre e chamei-os para tocar comigo. Erick Endres, Lorenzo Flach, Bruno Vargas e Lucas Kinoshita. Todos são músicos acima da média” comenta Arthur.
Quatro grandes instrumentistas, mas não só. Todos donos de estilos bastante pessoais, e com seus próprios projetos musicais. Numa das guitarras, o prodigioso ERICK ENDRES – que, do alto dos seus 20 anos, prepara seu segundo disco, além de ser um dos cabeças do Endres Experience, banda-tributo a Jimi Hendrix. Na outra guitarra, LORENZO FLACH, que também tem seu trabalho solo – além de tocar na banda de Ian Ramil e na OCLA – e é um grande buscador de texturas e sonoridades diferentes no seu instrumento.
No baixo, BRUNO VARGAS, da Quarto Sensorial, uma das bandas mais interessantes da fervilhante jovem cena da música instrumental da cidade. Bruno também toca com um bocado de gente, de Carmen Corrêa a Marcelo Delacroix.
Na bateria, LUCAS KINOSHITA, da Trem Imperial e com vastos serviços prestados a dezenas de artistas. Além disso, na sua geração, é talvez o cara que melhor conheça os ritmos do cone sul, como o candombe uruguaio.
Uma formação de banda de rock – voz, duas guitarras, baixo e bateria – para tocar milongas, candombes, xotes…o repertório composto por Arthur nos últimos 25 anos, escolhido entre o material de seus oito discos e infinitos projetos paralelos.
MARIA ANTONIA , filha do bandleader, é o mais novo destaque da Orkestra do Kaos, em dois sentidos: tem apenas 18 anos e está há menos tempo no grupo.
As primeiras gravações aconteceram nos estúdios da Loop Discos, onde a banda estava registrando algumas de suas músicas para o projeto Loop Sessions. Após o registro despretensioso, o acaso se apresentou para Arthur: “gravamos tudo ao vivo, todo mundo vazando no microfone de todo mundo. Algumas semanas depois da gravação quando sentei para escutar as faixas eu fiquei surpreso. Tínhamos feito muito mais do que um registro. Tínhamos feito um disco.” Os únicos a serem adicionados em pós gravações foram Adolfo Almeida Jr. (fagote), Giovanni Berti (percussão) e Maria Antonia de Faria (vocal).
O primeiro EP da Orkestra do Kaos “Ao Vivo No Estúdio” também é uma novidade para Arthur no que diz respeito a construção dos arranjos. “No Arthur de Faria & Seu Conjunto era tudo arranjado, tudo escrito. Agora com a Orkestra eu não estou escrevendo nenhuma partitura. A gente vai ensaiando e montando as músicas”, comenta. E assim a banda foi experimentando e construindo um EP que tem na ampla mistura de ritmos e influências sua maior unidade, transitando no mais organizado caos entre milonga misturada com Black Sabbath cantada em espanhol, candombe (ritmo uruguaio), pop, rock e funk setentista.
O primeiro single desse trabalho entrou no ar dia 14 de julho. É a faixa “Saudade da Maloca”, que é uma composição de Arthur de Faria e John Ulhoa (Pato Fu). A música foi feita há 8 anos quando Arthur mandou uma “letra gigante” para John, que então editou, cortou e colocou música. Arthur diz que “Saudade da Maloca já havia sido interpretada por outros artistas e tem algumas versões não oficiais pela internet. Mas sempre achei que ela deveria ter vocal feminino e com a Maria Antonia cantando, a música recebeu o seu primeiro registro oficial.”
As outras músicas do EP, trazem a sempre incrível habilidade de Arthur para contar histórias. Sempre cheias de ironia e humor, elas são causos e pensamentos de um artista com uma visão aguçada e peculiar da vida. Arthur de Faria é um artista que vive entre o caos, o acaso e muitos causos. Formação erudita, inclinação pelo popular. Compõe músicas para se ver. Grava discos para se escutar, Seu trabalho é um sistema sem estabilidade, dinâmico, que se altera no tempo a cada pequena alteração das suas condições iniciais. Ou seja, ele é o caos.
Vamos ouvir no programa O Sul em Cima as músicas: Milonga da Moça Gorda e Um Tango do álbum “Música pra bater pezinho” de 2005, Solostrágicos, Ciranda da Ajuda, Valsa para Karina, Tango Brasileiro e A Última Estrada da Praia do álbum “Música para ouvir sentado” de 2010 da banda Arthur de Faria & Seu Conjunto e as músicas Saudades da Maloca, El Fakir, Você tá bem?, Os Deuses, BR-0 e Ascese do EP Arthur de Faria & Orkestra do Kaos – Ao Vivo no Estúdio, lançado em 2017.
Contatos:
https://www.facebook.com/orkestradokaos/
https://www.facebook.com/ArthurdeFaria