O Sul Em Cima 28

O Programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de HILTON BARCELOS.

Hilton nasceu em Porto Alegre/RS e iniciou sua carreira artística participando de festivais de música em 1972. Em 1976, classificou-se em primeiro lugar no I Festival de Santa Mônica (PR). Realizou vários shows solo e com seus parceiros nos anos seguintes.
Gravou, em 1982, seu primeiro disco, o compacto simples “Confissões de um retrato falado”, contendo parcerias com Fernando Montalvão.
Em 1990, lançou o LP “Arquétipos”, reunindo instrumentistas e compositores, com regência e arranjos próprios e de Roberto Bürgel. O disco contou com a participação da Orquestra de Harmônicas de Curitiba, os grupos Nymphas e Renascentista, solistas da Orquestra Sinfônica do Paraná, vocalistas e instrumentistas de diversas tendências.
Lançou, em 1998, o CD “Olhos de Luz” contendo 13 faixas com autorias próprias e parcerias. O disco contem três arranjos do maestro Waltel Branco para quarteto de sopros e a participação especial de Carlos Malta e Jorginho do Trompete. Participam também o grupo Na Tocaia e outros.

Hilton participou de vários outros projetos. Em 2007, fez a concepção, roteiro e direção do show “Música Feita no Paraná” com a participação de diversos músicos. Nesse mesmo ano, lançou o songbook “Além das Pérolas”, organizado por Alessandra Angelo, com partituras, letras de músicas, poemas e parte do seu material artístico.
Participou, em 2008, do documentário “Música Subterrânea”, do “Projeto Olho Vivo”. Nesse mesmo ano, permaneceu alguns meses na Europa (Espanha e Portugal”, divulgando seu trabalho.
De volta ao Brasil, lançou em 2009, o songbook “Nas trilhas do Tempo”, contendo partituras, poemas e letras próprias. Em seguida, voltou à Europa (Madri, Barcelona e Amsterdam) para divulgação artística e início de novos projetos.
Em 2010, lançou pelo selo alemão Bloodsugar Records, a coletânea “In the Paths of Time”, com 15 faixas de sua exclusiva autoria. Voltou à Europa para divulgar o trabalho.

HILTON BARCELOS, compositor, poeta, intérprete, se revela um músico e arranjador instigante e moderno. Enfoca as questões sociais, espirituais e das paixões humanas através de suas canções, poemas e da estética musical que utiliza. A intuição conduz sua obra.
Suas influências vão da Soul Music ao Rock Progressivo, passando pelos ritmos orientais, Bossa Nova, Jazz e a Música Popular Brasileira. Versátil, Hilton trabalha com a integração das artes, sem modismos. Apesar de não rotular sua música, ele transita pelas influências regionais, nacionais e universais. Sua ecleticidade no seu modo de compor e a fusão de várias tendências transforma sua obra em uma música sem fronteiras.

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, algumas músicas dos seus trabalhos “Arquétipos” e  “Olhos de Luz”. Vale conferir esse maravilhoso e interessante trabalho de HILTON BARCELOS!

Ouçam Aqui – Programa 28

Programa 28/2013 – Hilton Barcelos – Parte 1

Programa 28/2013 – Hilton Barcelos – Parte 2







Fontes:
http://www.hiltonbarcelos.com.br/
https://www.facebook.com/hilton.barcelos?fref=ts
http://www.dicionariompb.com.br/hilton-barcelos

O Sul Em Cima 27

O SUL EM CIMA dessa edição, apresenta o trabalho de BIDO PORFÍRIO.

O compositor, cantor e guitarrista curitibano BIDO, iniciou sua carreira solo em 2002, com o CD “Toda Canção”, isso após ter vindo de uma trajetória que começou em festivais e depois integrando a banda “Jeito Natural”, com a qual gravou 2 discos: EXPLOSÃO DO ROCK, pela gravadora CID (RJ) e NOSSO FILME; gravadora Copacabana (SP) – A música “Nosso Filme” (composição sua com Wilson Q), foi o grande sucesso do quinteto, e durante meses podia ser ouvida nas rádios de todo o Brasil. Em 94 formou a banda de rock “Novos Herdeiros”, e logo lançaram um disco independente que teve como destaque a regravação da música “Vou morar no ar”.
Em 2003, já em carreira solo, realizou o show “Bido e convidados”, no teatro do Sesc da esquina (Curitiba). De 2007 a 2008, produziu e apresentou o programa de tv MUSICALMENTE, transmitido pela TVA, onde, além do seu próprio trabalho, trazia como convidados, artistas locais e de outros estados.
Durante o ano de 2009, fez a produção musical e participação na apresentação do programa AQUI TEM NA TV, do apresentador BARICHELLO, (CWB TV-NET e TVA).

Em 21 de setembro de 2012, lançou seu segundo CD autoral- Bido, Alguém olhando o Mar, com show no auditório do canal da música, RTV-E- Paraná.
Todas as músicas do CD foram compostas por Bido, sendo que a música Vento Viajante, em parceria com Bido Natural.
Os músicos que participam do CD são: BIDO (voz, violões, guitarras e programações de bateria), VALDIR CARDOSO (teclados), BIRA NATURAL (Contra-baixo), HERIVELTO OLIVEIRA (contra baixo em “Alguém olhando o mar”), EDEMILSON TORRES (gaita de boca em Vento Viajante) e VANESSA KANKE (backing vocal em “Faça chuva ou faça sol”).
A produção, arranjos, gravação e mixagem foram feitos pelo próprio Bido no estúdio Veleiro.

Vale conferir esse lindo trabalho de Bido Porfírio!! Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 27


Programa 27/2013 – Bido Porfírio – Parte 1

Programa 27/2013 – Bido Porfírio – Parte 2

O Sul Em Cima 26

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de LUCIANO ALBO.

Músico, compositor e produtor musical, Luciano atua há mais de 20 anos no mercado gaúcho.
Dossiê Camaleão de 2002 é a sua estréia na carreira solo e em 2012 foi lançado o 2º CD chamado A Ordem Natural das Coisas.
Entre outros, já tocou e gravou com Cascavelletes, Papas da Língua, Nico Nicolaiewsky, Fernando Noronha & Black Soul.
Já produziu CDs de Acústicos & Valvulados, Locomotores, Maria do Relento, Armazen e Alter Ego.

Seu CD atual, A Ordem Natural das Coisas, ganhou o Prêmio Açorianos de Música 2012 como Melhor Compositor  (Luciano Albo) e Instrumentista (Luciano Leães) no gênero POP. A produção desse trabalho é de Luciano Albo e a mixagem e masterização foram feitas nos EUA.
São doze faixas ótimas e divertidas que exalam otimismo, além de mostrar uma grande qualidade artística.

Vídeo da música “Bem Melhor do que Tudo” de Luciano Albo do CD “A Ordem Natural das Coisas”

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, as músicas desse excelente trabalho. Vale conferir!!
Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 26


Programa 26/2013 – Luciano Albo – Parte 1

Programa 26/2013 – Luciano Albo – Parte 2




O Sul Em Cima 25

Da esquerda para a direita: Álvaro RosaCosta, Simone Rasslan e Beto Chedid – Crédito da Imagem: Tiago Coelho

Em O SUL EM CIMA dessa edição vamos mostrar o trabalho XAXADOS E PERDIDOS, que é formado por Simone Rasslan (voz, piano e percussão), Álvaro RosaCosta (vocal, viola caipira e percussão) e Beto Chedid (vocal, violão, guitarra e percussão).

Simone Rasslan é cantora, instrumentista, compositora e educadora musical com uma carreira artística reconhecida em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Veio de Dourados – MS para cursar Regência Coral pela UFRGS escolhendo Porto Alegre como a cidade ideal para sua atuação artística desde 1988.
Álvaro RosaCosta nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É formado em Artes Plásticas pela UFRGS, bacharel em gravura. Cursou a faculdade de Artes Cênicas de 1994 a 1998, tendo participado de diversas oficinas de interpretação teatral e técnica vocal. Atua profissionalmente como ator e músico desde 1990.

Esse trabalho musical reúne um repertório de canções brasileiras valorizando, sobretudo, o trabalho criativo dos grandes compositores da nossa cultura que mantiveram a linhagem da canção, da modinha (originária de Portugal), do maxixe. Origem da nossa Música Popular e da nossa identidade musical. No repertório encontramos compositores das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil, fazendo um apanhado da produção nacional.
O nome escolhido “Xaxados e Perdidos” é um trocadilho com o ritmo da dança xaxado e o lugar pra onde vai aquilo que se perdeu, ou que não serve mais. As canções são verdadeiros achados na imensidão de perdidos da nossa Mpb e foram selecionadas por sua excelência na construção formal. A ênfase do trabalho está nos arranjos, tanto vocais como instrumentais.

O CD Xaxados e Perdidos recebeu o Prêmio Açorianos de Música 2012 na categoria Disco do Ano, Álvaro RosaCosta, Simone Rasslan e Beto Chedid na categoria  Arranjador, Simone Rasslan como melhor intérprete MPB, e Xaxados e Perdidos como melhor Disco MPB.

“Portal” de Jerônimo Jardim – CD Xaxados e Perdidos de Simone Rasslan

Vale conferir esse lindo e interessante trabalho!! Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 25


Programa 25/2013 – Xaxados e Perdidos – Parte 1

Programa 25/2013 – Xaxados e Perdidos – Parte 2