O Sul Em Cima 3

Ana Prada Drexler
Daniel Drexler

O terceiro programa O Sul em Cima deste ano traz os uruguaios Ana Prada e Daniel Drexler, que trazem um trabalho marcado por uma concepção musical original, criativa e talentosa, mesclada por diferentes influências. Pelo jeito, o talento aqui é uma dádiva familiar: Ana Prada é prima de Daniel Drexler, irmão de Jorge Drexler, outro músico uruguaio já bastante conhecido. Ana é considerada um dos melhores expoentes da nova geração de “cantautores” (cantores/compositores) da região do Rio da Prata, além de ter recebido os títulos de artista revelação do folclore no prêmio Gardel da Argentina e em diversas categorias nos prêmios Graffiti do Uruguai. Sua carreira profissional na música começou com Daniel, em 1994, integrando o grupo “La Caldera” e desde então nunca mais saiu de cena, sendo corista de outros artistas importantes, participando de grupos vocais e começando sua carreira como solista em 2006. Nos últimos anos, tem se apresentado em diferentes países como Espanha, Dinamarca, Suécia, Argentina e Brasil, além de seu país natal.
Na segunda parte do programa, vamos curtir Daniel Drexler, considerado um dos melhores cancionistas uruguaios de sua geração. Seu trabalho traz a marca de uma música pop eletroacústica com influência de gêneros folclóricos do Rio da Prata como a milonga pampeana, o candombe, a chamarrita e a murga montevideana. Em 2005, cria o termo “templadismo”, para se referir a uma nova corrente estética integrada por músicos argentinos, uruguaios e do estado do Rio Grande do sul, no Brasil. Nessa corrente, os pontos mais destacados seriam a busca da presença de reflexos topográficos, climáticos e demográficos regionais sobre a criação e uma atitude criativa aberta, “antropofágica”, que assimila as influências de um mundo globalizado.

  Divirtam-se e comentem.
(Comentário de Silvana Campos)

Ouçam Aqui – Programa 3


Programa 3/2012 – Ana Prada e Daniel Drexler – Parte 1

Programa 3/2012 – Ana Prada e Daniel Drexler – Parte 2

                                    

O Sul Em Cima 2

O Programa O Sul em Cima de nº 2 é um especial com Pedro Veríssimo, que lança seu primeiro trabalho solo. Depois de dois CD’s como vocalista e letrista da banda Tom Bloch, o gaúcho (filho do escritor, cronista, cartunista e roteirista Luís Fernando Veríssimo) apresenta o projeto ESBOÇOS, que agrega artes visuais e tecnologia à música, em uma junção bem interessante.
As 10 músicas desse trabalho foram concebidas a partir do edital da Petrobrás Cultural e podem ser baixadas gratuitamente através do site do artista.
Para cada faixa lançada, o músico propõe que seja feita uma interpretação artística visual. Com a ajuda do artista plástico Guilherme Dable, foram criados “resumos emocionais” de cada uma delas. A partir daí artistas convidados e público participam enviando suas interpretações gráficas, fotos e vídeos através do site www.pedroverissimo.com.br, que se torna assim uma galeria de artes virtual, que vai “crescendo” com o tempo.

Vamos então ouvir e nos deixar levar pela imaginação através da criatividade, das palavras e sons de Pedro Veríssimo!

(Comentário de Mariusa Kineuchi)



Ouçam Aqui – Programa 2


Programa 2/2012 – Pedro Veríssimo – Parte 1

Programa 2/2012 – Pedro Veríssimo – Parte 2


O Sul Em Cima 1 de 2012

É com grande alegria que recomeçamos O SUL EM CIMA desse ano de 2012, trazendo o jovem intérprete e compositor gaúcho chamado FILIPE CATTO. Artista talentoso, carismático e com um timbre raro de voz (contratenor), envolve no palco com sua performance quase teatral, dramática.

Filipe já chegou fazendo barulho lançando em 2009 um EP para download gratuito com 7 músicas chamado SAGA, e é a música que dá nome ao EP que fez parte da trilha sonora da novela Cordel Encantado da Globo. Nesse EP já vemos a presença de sonoridades como samba, bolero, tango, presentes também em seu primeiro CD lançado em 2011 chamado FÔLEGO, lançada pela Universal Music e com produção de Paul Raphes & Dadi .

Então vamos nos envolver nesse clima, apreciando com ouvidos e coração aberto, a sensibilidade e a voz de Filipe Catto.
(Comentário de Mariusa Kineuchi)



Ouçam Aqui – Programa 1


Programa 1/2012 – Filipe Catto – Parte 1

Programa 1/2012 – Filipe Catto – Parte 2